De Que Te Quiero, Te Quiero – Um novo Vicente Cáceres

Depois de todas as terríveis maldades de Vicente Cáceres ao longo de “De Que Te Quiero, Te Quiero”, e aquele comportamento desprezível, eu não esperava sentir outra coisa por ele que não fosse raiva e desprezo. Mas a verdade é que a novela faz um belo caminho em sua reta final, e nos surpreendemos com o “novo” Vicente Cáceres que vemos na nossa frente. E é melhor que seja assim, porque isso muda a vida de todos ao seu redor. Claro que tudo envolve muito sofrimento antes, e Rodrigo Cáceres tenta matar o avô enquanto ele está doente, mas Natalia acaba salvando a vida dele, mesmo sem querer… não que ela não fosse fazer isso intencionalmente, também. Rodrigo está chegando aos seus momentos finais, perdendo a cabeça, e ainda antes de ele tentar matar o avô e depois envenená-lo, ele mata Alberto e é terrível.

Alberto era um bom moço, e definitivamente não merecia morrer. Mas ele estava mesmo envolto em sofrimento… Brigitte descobrira que estava grávida, e o bebê não era dele, mas de Rodrigo. Brigitte entra em estado de choque quando descobre que Alberto foi assassinado, e se culpa por isso – Rodrigo, por sua vez, é atormentado pelo “fantasma” de Alberto, mas não é o suficiente para que ele “tome jeito” nem nada. Se Rodrigo foi bem sucedido em matar Alberto, ele também tem uma culpa na quase morte de Vicente, que tem um infarto de decepção ao descobrir o que o neto vinha fazendo na empresa da família, desviando dinheiro e tudo o mais… e ali, enquanto está na cama à beira da morte, todas as maldades de Vicente o atormentam, e é um momento bem forte. Ele chega a chorar, estático, mas me parecia tarde demais.

Mas não, não foi.

Gosto de como o roteiro se preocupa com o Vicente, muito mais do que eu me preocupava, na verdade. Mas acontece que os vilões que morrem abruptamente são comuns, e aqueles que se “arrependem de tudo” no último instante também, mas me parece bem vazio esse arrependimento. Quando eles se “arrependem” e morrem, minha impressão é de que eles só temem o que virá depois da vida. Do contrário, como foi o caso de Vicente, ele tem a oportunidade de mostrar que realmente mudou, e então o arrependimento se torna verdadeiro, quando ele transforma a vida de todos aqueles que atormentou ao longo dos muitos últimos anos. Aí é sincero. Mas Rodrigo tenta matar o avô mais de uma vez antes que ele possa mostrar que mudou. Primeiro desligando os aparelhos no hospital, e é Natalia quem chega, vê e chama os médicos a tempo de salvá-lo.

Depois, Rodrigo se “voluntaria para cuidar do avô em casa”, e nós sabemos como ele “cuidou” de Diego. Então ele envenena Vicente, deixa o velho caduco, esquecendo-se de tudo, chorando. Vicente está enfraquecido e é desesperador. Rodrigo, por sua vez, adora isso tudo! Enquanto Vicente não está em condições de lutar contra o neto, Diego se une a Eleazar na caça a Rodrigo, com Tibúrcio como testemunha de que ele matou Alberto, e então Vicente é a chave que torna a caçada, enfim, POSSÍVEL. Quando ele é salvo das mãos de Rodrigo e volta à lucidez, ele reconhece que estava enganado em relação a Rodrigo, e pergunta a Tibúrcio se foi ele mesmo quem matou Rodrigo, porque esse é o crime mais grave. Quando Tibúrcio confirma, pela primeira vez em tive pena de Vicente, porque a dor da decepção em seu olhar foi muito verdadeira.

Então, ele precisa ficar contra o neto.

Surge UM NOVO VICENTE, um Vicente que está ao lado de Diego, que o apoia na caçada contra Rodrigo, e é uma reconstrução do personagem. Até a voz é nova, e ele parece, agora, capaz de sentir algo. Achei lindo o momento quando ele quer ir imediatamente ver Irene quando descobre da morte de Tadeo, e pede um perdão sincero à filha e a Natalia. Elas, boas, dizem que não há rancor. Ele ainda pede que ambas retornem à Caprico, e aceita as condições que forem. Com a denúncia de Vicente, com os arquivos do computador de Rodrigo que Diego entrega a Eleazar e o testemunho de Tibúrcio, eles conseguem encontrar Rodrigo. A cena no aeroporto é de ação bem intensa, e gosto muito daquele embate de Eleazar versus Rodrigo, quando Eleazar atira em seu braço e consegue capturá-lo… então, aquilo que TANTO queríamos ver desde sempre: RODRIGO PRESO.

Vicente visita o neto na cadeia, e lamenta o extremo a que chegaram, e é uma cena forte. Também diz a Rodrigo que convenceu o advogado a julgá-lo como “doente mental”, mas Rodrigo não quer ir a um hospital psiquiátrico, e diz que prefere morrer… ele ainda entrega Brigitte como sua “cúmplice”, e é Eleazar quem vai à casa buscá-la, calmo e educado, mas com a firmeza de que dispõe para lidar com a situação… é uma ordem do juiz. Brigitte passa apenas uma noite na cadeia, mas agora ela pode ter perdido o carinho e a confiança de sua mãe, e ela terá que lutar muito para provar que é outra mulher agora para que possa reconquistá-lo. E essa é outra transformação que ainda estamos por ver, mas ainda a acho mais possível que a de Vicente. A de Vicente foi de arrependimento. A de Brigitte foi de amadurecimento. Duas boas transformações.

 

Para mais postagens de De Que Te Quiero, Te Quiero, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários