93rd Academy Awards – Oscar 2021

Noite de “Nomadland”.

Durante a cerimônia do Oscar desse ano, eu me senti só o meme da Glória Pires (desculpa, Glorinha, acho você incrível!) na vez em que ela foi chamada para comentar o Oscar: Não sou capaz de opinar. Acho que, dos últimos muitos anos, esse foi o que eu menos tinha assistido aos filmes que estavam concorrendo, com exceção à categoria de “Melhor Animação”, em que eu conhecia todos os indicados. Não sei se foi por causa da pandemia ou o que aconteceu, mas o resultado foi estranho para mim. Era uma cerimônia diferente de tudo o que vimos nos últimos anos, foi elogiada por ser mais leve e descontraída (destaque para o “In Memoriam”, que foi bastante diferente do convencional, e uma mudança bem-vinda com uma música menos melancólica), falou-se muito sobre diversidade, e no fim eu não pude aproveitar direito porque me senti alheio a tudo.

É muito ruim gostar tanto de cinema, acompanhar fielmente à premiação do Oscar ano após ano, e me deparar com um ano em que os títulos indicados não passam disso para mim: títulos. Eu não conhecia os filmes, não os assisti, por isso eu não consegui me envolver. O grande vencedor da noite, levando três estatuetas, dentre elas a de Melhor Filme (que NÃO foi a última premiação da noite, o que eu achei extremamente esquisito), foi “Nomadland”, mas foi uma entrega de prêmios equilibrada, com vários outros títulos ficando com duas estatuetas cada um, inclusive “Soul”, a adorável animação do ano da Pixar, que levou os prêmios de “Melhor Animação” e “Melhor Trilha Sonora”, o que, é claro, eu achei bastante justo. Não tem como, ano após ano a Pixar nos encanta com as suas animações, embora “Soul” ainda não seja, para mim, um “Viva: A Vida é uma Festa”.

Foi um ano atípico, em praticamente todos os sentidos. Comentei um pouco sobre isso na minha Retrospectiva 2020, mas vale ressaltar que a indústria do cinema foi bastante afetada e alterada pela pandemia de Covid-19. Filmes foram adiados e, até agora, ainda não chegaram ao cinema. Outros foram lançados em serviços de streaming, como foi o caso de “Mulan”, que teve seu lançamento no cinema substituído por um lançamento na Disney+. Assim, filmes de streaming também concorreram ao prêmio. Como não permiti-lo nesse ano? E, por tudo isso, nos perguntávamos justamente como seria a cerimônia do Oscar e que filmes estariam concorrendo. Pareceu uma cerimônia menor, com menos indicações, talvez, e que aconteceu “fora de época”, com dois meses de atraso do que estamos habituados a ver. É estranho estarmos terminando Abril e falando sobre Oscar, quando já seria quase a época dos Tony Awards…

Mas não vamos nem falar nos Tonys que eu fico triste.

A cerimônia foi presencial, mas não na sua “casinha de sempre”, o majestoso teatro. Dessa vez, a cerimônia do Oscar foi na Union Station, em Los Angeles – em uma estação de trem, veja só! O resultado é bonito, mas a cerimônia marcou um índice baixíssimo de audiência, o menor de toda a história dos Academy Awards. E como eu comentei sobre o Tony Awards, vamos falar de MUSICAL, que é algo que eu adoro: durante a cerimônia do Oscar, tivemos o lançamento do trailer do novo “West Side Story” e, controvérsias à parte, eu estou muito ansioso por essa estreia, embora a estreia do já aclamado (!) “In the Heights” chegue antes, e eu também estou ansiosíssimo. O trailer de “West Side Story” é belíssimo… explora cenários, tem um visual incrível e que nos remete imediatamente ao original de 1961, mostra os personagens e alguns números de dança.

Vai ser incrível!

E se você está se perguntando: mas por que “West Side Story”? A cerimônia do Oscar não tem o costume de divulgar trailers de filmes que estão por vir, mas “West Side Story” é um clássico do cinema e que foi lançado em 1961, há exatos 50 anos. Além de o filme estar atingindo essa marca incrível, ele também foi premiadíssimo no Oscar de 1962, levando 10 ESTATUETAS (ele tinha sido indicado a 11), dentre elas as de “Melhor Fotografia”, “Melhor Trilha Sonora”, “Melhor Atriz Coadjuvante”, “Melhor Ator Coadjuvante” e os dois prêmios mais importantes da cerimônia: “Melhor Diretor” e “Melhor Filme”. “West Side Story” é um marco do cinema e do Oscar celebrando 50 anos em 2021, então nada mais justo do que o lançamento desse emocionante trailer para o remake de 2021, dirigido por Steven Spielberg. Que prêmios será que essa nova versão leva?

Mas vamos, agora, aos vencedores do Oscar 2021:

 

Lista completa de Ganhadores do Oscar 2020

 

Melhor Design de Produção

Donald Graham Burt (“Mank”)

Melhor Montagem

Mikkel E. G. Nielsen (“O Som do Silêncio”)

Melhor Fotografia

Erik Messerschmidt (“Mank”)

Melhores Efeitos Visuais

“Tenet”

Melhor Cabelo e Maquiagem

“A Voz Suprema do Blues”

Melhor Canção Original

“Fight for You” (“Judas e o Messias Negro”)

Melhor Som

“O Som do Silêncio”

Melhor Documentário Curta-Metragem

“Colette”

Melhor Documentário

“My Octopus Teacher”

Melhor Curta-Metragem em Live Action

“Two Distant Strangers”

Melhor Curta-Metragem de Animação

“If anything happens, I love you”

Melhor Animação

“Soul”

Melhor Trilha Sonora

Jon Batiste, Trent Reznor & Atticus Ross (“Soul”)

Melhor Figurino

Ann Roth (“A Voz do Silêncio”)

Melhor Roteiro Original

Emerald Fennell (“Bela Vingança”)

Melhor Roteiro Adaptado

Christopher Hampton e Florian Zeller (“Meu Pai”)

Melhor Filme Internacional

“Druk – Mais Uma Rodada” (Dinamarca)

Melhor Ator Coadjuvante

Daniel Kaluuya (“Judas e o Messias Negro”)

Melhor Atriz Coadjuvante

Youn Yuh-jung (“Minari”)

Melhor Direção

Chloé Zhao (“Nomadland”)

Melhor Ator

Anthony Hopkins (“Meu Pai”)

Melhor Atriz

Frances McDormand (“Nomadland”)

Melhor Filme

“Nomadland”

 

 

Para as demais premiações do Oscar, clique aqui.

 

Comentários