Sítio do Picapau Amarelo (2004) – Aladim: Parte 2

“Por Alá, diz que eu não fiz isso!”

Aladim fugiu das páginas das “Mil e Uma Noites” e chegou ao Arraial dos Tucanos – ele está em busca da entrada para a caverna dos incontáveis tesouros e da lâmpada maravilhosa, e acaba a encontrando dentro da gruta da Cuca, que está louca para colocar as mãos nos ditos tesouros. A caverna, no entanto, tem uma série de túneis e passagens, com uma das saídas indo dar lá no fundo do poço do Sítio da Dona Benta… e é por lá que o Rabicó, o Zé Carijó e o Pedrinho também chegam à caverna! Com medo do Rabicó, o Aladim acaba saindo correndo e se separando do grupo, e é aí que ele encontra a lâmpada maravilhosa e o Gênio que pode lhe conceder quaisquer três desejos. Mas o Aladim desperdiça o primeiro desejo ao ouvir o seu medo e pedir que “o Gênio desapareça”. Depois, ele decide guardar a lâmpada de qualquer maneira e levá-la com ele.

Andando, o Aladim acaba chegando ao poço do Sítio do Picapau Amarelo, onde é resgatado por Emília, Narizinho e o Tio Barnabé, mas eles estão preocupados, também, com o Pedrinho – eles sabem que a Dona Benta não pode saber que o Pedrinho caiu no poço! Não que eles possam esconder isso por muito tempo… a Tia Nastácia acaba encontrando um pedaço de corda ao lado do poço e, quando o leva para a Dona Benta, a vovó pergunta a Narizinho e Emília se isso tem alguma coisa a ver com o sumiço do Pedrinho… Emília até tenta enrolar o quanto pode, mas Narizinho acaba contando a verdade e a pobre vovó fica desesperada com o acidente que o neto sofreu… quando o Aladim chega para conversar com ela, então, as coisas não melhoram muito, porque ele fala sobre o Pesadelo, por exemplo, e a pobre Dona Benta fica ainda mais desesperada.

Enquanto isso, lá na caverna, o Pesadelo prende o Zé Carijó e o Pedrinho para “levá-los como um presente à Cuca Horrorosa”, mas os dois viram o jogo rapidinho e logo quem está preso é o Pesadelo, e o Zé até o “coloca para dormir” usando uma meia suja – se foi o chulé ou uma espécie de hipnose já não sabemos. Agora, eles planejam encontrar o Rabicó e ir embora daquele lugar… Aladim, por sua vez, é pressionado por Dona Benta para descer de volta à caverna e resgatar o Pedrinho, mas como ele está morrendo de medo de voltar para o fundo do poço, Aladim fica pedindo a Alá uma forma de tirá-lo de lá… e, quando ele repete várias vezes a frase “Eu quero o Pedrinho de volta”, o Gênio escuta e entende isso como o seu segundo pedido, então aparece para atende-lo pela segunda vez: se assim quer, assim será. Então, Pedrinho e o Zé são salvos!

O que quer dizer que o Aladim só tem mais um pedido, e toda a turma começa a pressioná-lo para fazer o último pedido naquele momento… sob pressão, Aladim não consegue pensar em nada, e então, no meio de uma quase briga com o Gênio, ele acaba desperdiçando o seu último desejo como fez com o primeiro, dizendo que “quer” que ele suma da sua frente… ele logo percebe a burrada que fez, mas daí já é tarde demais para desfazê-la. “Por Alá, diz que eu não fiz isso”, ele diz. “Fez! E depois ainda diz que é inteligente!”, provoca a Emília. Então, o Gênio volta para dentro da sua lâmpada onde Aladim a deixou: na casa do Tio Barnabé. E não demora muito para que o Tio Barnabé encontre o “bule”, o ache bonito e, ao limpá-lo, descubra o Gênio que “está ali para servi-lo”. Assustado, o Tio Barnabé diz que não é seu mestre coisa nenhuma e a confusão está armada!

Se não é o seu mestre, o Gênio pergunta se o Tio Barnabé é um gênio como ele, para sempre escravizado em uma lâmpada e obrigado a atender aos pedidos de seus mestres, mas o Tio Barnabé diz que a escravidão já acabou há muito tempo… então, o Gênio conclui que ele também está livre, e sai por aí para causar confusão pelo Capoeirão e o Arraial dos Tucanos. O Gênio sai saltitando e cantando, enquanto, ainda com medo, o Tio Barnabé enterra a lâmpada para escondê-la. A confusão só aumenta! Cuca vê, pela bola de cristal, o Tio Barnabé escondendo algo na horta, e então manda o Pesadelo ir ver o que é, e quando as crianças e o Aladim aparecem atrás da lâmpada, porque o Aladim quer dar um sumiço nela antes que caia em mãos perigosas, eles descobrem que a lâmpada já não está mais onde o Tio Barnabé a enterrara.

Aladim explica que o Gênio está preso à lâmpada para sempre

…quem quer que a tenha encontrado tem muito poder nesse momento!

Enquanto isso, acompanhamos um pouco das “aventuras” da Princesa Armina no Arraial dos Tucanos, e EU ADOREI QUE ELA DEU UM JEITO NO ANGICO E NO ZEQUINHA. Isso porque ela acaba indo morar na casa do Coronel Teodorico, e as pestes do Angico e do Zequinha já começam a atormentá-la da forma mais desrespeitosa possível, arrancando o seu véu, por exemplo. Eles são duas pestes aparentemente incorrigíveis, e a verdade é que são personagens que me incomodam em 2004 – porque eles agem sem consequências, o Coronel Teodorico acha tudo muito bonito… é irritante. Quando eles aprontam, a Princesa Armina se volta para o Coronel Teodorico pedindo uma atitude, e tudo o que ele faz é rir e dizer que “a juventude é a melhor parte da vida”, mas a Princesa Armina não vai aceitar essas atitudes de modo algum… E COLOCA ORDEM.

Ah, eu adorei!

Ela pode usar métodos arcaicos, mas contra Angico e Zequinha eu não me importei. Ela começa pegando uma vara de amansar camelo, dizendo que “também é bom para amansar outros bichos”, e isso já assusta os meninos, que devolvem o véu roubado… da próxima vez que os vemos, Angico e Zequinha estão ajoelhados no milho (!), enquanto Armina dá uma bronca neles e a educação que Teodorico nunca soube dar. Teodorico acha um absurdo e, em outras circunstâncias, eu também acharia, mas quer saber? Armina foi um máximo e conseguiu resultados das duas pestes! Angico e Zequinha só respondem ao avô quando Armina lhes dá autorização para falar, e transforma os dois garotos em moços educados e obedientes, pela primeira vez na vida deles… fico tranquilo ao saber que 2005 vai levar os personagens mais a sério.

Vou continuar odiando o Angico, mas…

O Gênio, por sua vez, causa suas confusões pelo Capoeirão. Primeiro, ele encontra o Saci; depois, ele seca uma parte do riacho para poder atravessar e, quando o Saci diz que isso vai deixar a Iara furiosa, ele desce até a sua toca para conversar com ela e pedir desculpas – e então se encanta pela Mãe d’Água. Iara, furiosa, até tenta transformá-lo em pedra, mas seus poderes não funcionam contra o Gênio da Lâmpada. Iara só se livra do Gênio, e temporariamente, quando ele tem que atender ao chamado do Pesadelo… como o Aladim dissera às crianças: o Gênio está para sempre ligado à lâmpada mágica e precisa atender aos desejos de quem quer que a encontre. Assim, quando o Pesadelo a desenterra da horta do Tio Barnabé e pensa em limpá-la um pouquinho antes de levá-la para a Cuca, ele acaba se tornando o mais novo mestre do Gênio. E tem direito a três pedidos.

O primeiro dos pedidos é um banquete! O segundo é transformar a Cuca em uma lagartixa. Logo depois, no entanto, ele muda de ideia e diz que queria “dar uns tabefes na Cuca”, como ela faz o tempo todo com ele, mas o Gênio protesta, dizendo que, assim, ele concederia quatro pedidos: o terceiro para destransformar a Cuca e o quarto para deixar ele dar uns tabefes na jacaroa. Mas, para que o Pesadelo pare de encher o saco, ele acaba atendendo a um quarto pedido… então, Pesadelo revida os anos de agressão da Cuca, e ela fica confusa, sem entender por que ela deixou que ele fizesse isso – e, quando ela descobre que era por causa do pedido que ela fez para o Gênio e o Gênio vai embora, a Cuca devolve tudo para o Pesadelo em dobro, coitado. É meio violento, se você me perguntar, e não acho que daria certo na TV hoje em dia, mas é a “relação” da Cuca com o Pesadelo!

Depois de atender aos pedidos do Pesadelo, o Gênio volta para a toca da Iara, atrás da Mãe d’Água, mas ela sabia que ele provavelmente voltaria atrás dela – por isso, o Gênio encontra a toca vazia quando chega lá. Iara, por sua vez, foi até o Sítio do Picapau Amarelo para buscar a ajuda da única pessoa que pode salvá-la de se casar com o Gênio maluco: Emília. Eu fiquei com dó da Iara, que estava desesperada pedindo a ajuda da bonequinha, e quando o espelho do fundo do riacho diz ao Gênio para onde a Iara foi, o Gênio parte imediatamente de volta para o Sítio de Dona Benta, em busca de Iara… então, Emília precisa pensar em uma forma de se livrar dele e salvar a Iara o mais rápido possível, e ela usa uma tática que já funcionou uma vez com o Minotauro: ela pede que a Tia Nastácia frite uns bolinhos-de-chuva para atrair o Gênio até a cozinha…

Agora, é só capturá-lo!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários