Turma da Mônica Jovem (2ª Fase, Edição Nº 37) – Peso Perigoso

Uma edição para o Quinzinho!

Eu sempre fico bem dividido em edições como essa… “Peso Perigoso” traz à tona um assunto importante e bastante pertinente para o público-alvo da “Turma da Mônica Jovem”, então, eu acho que é uma edição muito válida, fazendo uma conscientização detalhada a respeito da autoestima e de “amar-se como é”, através da incrível personagem da Isa, ao mesmo tempo em que pede responsabilidade e fala sobre saúde e reeducação alimentar, tanto através de Marcão, um personagem que aparece apenas para essa edição, e que está acima do peso de uma forma que coloca em risco a sua saúde, quanto através do Quinzinho, cujos quilos a mais não são um risco para a sua saúde, mas ele precisa se cuidar, precisa saber se alimentar, e precisa entender que, se ele decidir perder peso, ele não pode fazer isso de uma hora para outra e de qualquer jeito.

É preciso responsabilidade.

Por isso tudo, a edição é interessante. Ao mesmo tempo, no entanto, eu sinto que ela é excessivamente didática, de uma forma tão explícita que, às vezes, eu acho que pode parecer pouco interessante para quem realmente precisa estar lendo a respeito disso… ou talvez não, porque a edição, afinal de contas, também me deixou bastante pensativo. Difícil saber. De qualquer modo, foi legal vermos uma edição focada no Quinzinho, porque ele é um personagem de quem gostamos bastante, e o seu namoro com a Magali sempre foi uma das melhores coisas da “Turma da Mônica”. No início da edição, vemos o Quinzinho fazendo entregas de manhã bem cedo, mas chegando na padaria de volta e compensando todo o esforço com uns sanduíches bem grandões, e então o seu pai começa a pressioná-lo, dizendo que “ele está engordando” e isso tudo.

A revista tem três partes, três focos diferentes. Um deles está centrado em Marcão, o rapaz que aparece na padaria do Quinzinho e come sem parar. Eventualmente, descobrimos que ele é um amigo de Isa e que ele fugiu de um spa porque sentia que lá dentro era uma prisão e que ele não podia comer nada. Ele não entende a ideia de fazer exercícios e comer apenas o que é necessário, e então ele acaba se mostrando irresponsável ao contrabandear comida (vencida, ainda por cima!) para dentro do spa e comer às escondidas. Com mais de 200 quilos, sua obesidade é mórbida, e uma cirurgia poderia ser fatal, porque significa toda uma mudança de estilo de vida com a qual ele não está se comprometendo, pelo menos por enquanto. Quando ele come um monte de doces e salgados, escondido, ele acaba passando mal e tendo que ir para o hospital.

De outro lado, temos o Quinzinho, que vai voluntariamente para o spa e que, diferente do Marcão, não acha que seja tão ruim assim. Na verdade, até que ele está gostando, porque dá conta dos exercícios, percebe que a “fome” diminui com o passar dos dias, conforme ele se acostuma a comer o que é necessário, e está se sentindo bem. Isso, no entanto, acaba se convertendo em um problema quando o Quinzinho acha que “pode fazer mais”, e então ele começa a se esforçar demais nos exercícios, a comer menos do que deveria nas refeições, a pular refeições, tudo para acelerar a sua perda de peso… e, assim, ele se torna um pouco paranoico, o que é extremamente perigoso para ele, e ele perde, em 3 dias, o que deveria perder ao longo de duas semanas… com isso, ele fica fraco e, assim, como Marcão, ele também acaba passando mal.

Assim, a edição traz dois contrapontos interessantes e fala sobre equilíbrio, sobre responsabilidade, sobre a importância de entender o quanto é necessário comer – comer demais ou de menos não é o ideal e traz riscos à saúde. Reeducação alimentar é importantíssima. E, por fim, temos uma parte da edição dedicada a Isa, uma garota que está satisfeita com o seu peso, com a sua aparência, mostrando que, se o seu peso não interfere na sua saúde, você precisa amar-se do jeito que é. Isa sempre trouxe esse assunto para a “Turma da Mônica Jovem” e, nessa edição, nós a vemos posar para uma revista de modelos plus size, e ela está radiante, satisfeita, feliz… ela até organiza um desfile, que acaba virando o tema mais comentado de toda a turminha ao longo da edição. Ah, e também conhecemos o “misterioso” namorado da Isa, depois de tanto tempo!

 

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários