Supernatural 14x10 – Nihilism



“This is my life. This is the dream”
Comecei meu último texto perguntando: “SERÁ QUE AGORA VAI?!” Respondo: não foi. Eu acho que eles podiam fazer melhor, mas “Supernatural” tem uma PREGUIÇA TERRÍVEL de se arriscar – toda vez que um roteiro bom se anuncia, eles vão lá e desistem dele logo em seguida, para ficar entregando mais do mesmo semana após semana. As coisas “grandiosas” só acontecem em fim de temporada ou episódio antes de hiatus, e tudo “volta ao normal” no episódio seguinte. Foi assim quando, no fim da temporada passada, Michael assumiu o corpo de Dean Winchester, e quando achamos que teríamos uma temporada sobre isso, em DOIS (!) episódios, o Dean estava de volta. Agora, no nono episódio, Michael mostra que tinha um plano mais elaborado, e volta a assumir o corpo de Dean, e isso NÃO DURA NEM UM EPISÓDIO INTEIRO. Agora Dean deve “ser a jaula de Michael” por episódios a fio até realizar o que quer que esteja no livro que Billie lhe deu.
E fim.
Talvez eu nem precise assistir.
Nem a parte da ILUSÃO foi tão bem desenvolvida. Inicialmente, sim – eu adoro esse tipo de história. Dean Winchester estava com Pamela Barnes, em um bar praticamente vazio que ele comandava, mas que se recusava a vender… aparentemente, esse é o seu “maior sonho”: poder viver tranquilamente, matar uns monstros de vez em quando, porque eles vêm atrás dele, e comandar um bar. Mas nós sabemos que a ilusão não pode se sustentar por muito tempo, porque ele está preso em um loop e é só uma questão de tempo até que ele perceba isso. Do lado “de fora”, Jensen Ackles tem a oportunidade de interpretar Michael, e ele melhorou bastante como ator, e consegue dar um outro tom de voz ao personagem, e nós queríamos muito passar um tempo com o Michael no corpo de Dean, mas Castiel o algema e uma Ceifadora os ajuda a retornar ao bunker.
Por isso, sabemos que isso não pode durar muito tempo. Michael atormenta cada um dos moradores do bunker da melhor maneira possível, dizendo coisas específicas a cada um, coisas que os deixam pensativos. A Jack, ele diz que ele é “um novo fardo” que os Winchester precisam carregar; que ele pensa que eles o amam e se importam com ele, mas é apenas mais um trabalho, “um trabalho que eles não queriam”. Logo em seguida, ele fala com Castiel, e fala sobre Deus/Chuck e como ele é um escritor… e, como cada escritor, ele faz uma série de rascunhos e então os joga fora; cada um daqueles mundos é um rascunho ignorado por Chuck. O plano de Michael, agora, é destruir cada um dos “rascunhos” de Deus e, então, matá-lo… Michael parece um demônio atormentando as pessoas ao seu redor, e elas são realmente atormentadas.
Sam, no entanto, não desiste do irmão. Ele entra NA MENTE DE DEAN, com Castiel, para tentar chegar até ele e liberá-lo de Michael. A introdução da cena foi incrível, com Castiel varrendo a mente de Dean em busca de um lugar onde ele poderia estar – “So much trauma in Dean’s mind. So many scars”. Sam é mais inteligente que Castiel nesse momento, e diz que, se Michael quer distraí-lo, ele o teria dado algo que ele nunca teve… então, Castiel busca pelas memórias felizes de Dean, até que Sam reconhece algumas das falas do loop em que ele está preso, sabendo que aquilo nunca aconteceu de verdade. Portanto, é lá que ele deve estar. “Supernatural” poderia ter escrito um roteiro inteligente e elaborado, mas então Sam e Castiel estragam tudo na próxima sequência, quando encontram Dean com Pamela no bar em que está “preso”.
Eles simplesmente dizem que “aquilo não é real”.
Ao menos Dean não acredita em tudo tão facilmente, mas ainda assim… Sam tenta falar do mundo real, tenta falar sobre como Dean está possuído, enquanto Dean vive seu loop, momentos aleatórios um atrás do outro. Sam consegue colocar dúvida na mente do irmão quando fala de Pamela e o faz lembrar de como ela ficou cega e, depois, morreu para salvá-los. Depois, com “Poughkeepsie”, Sam faz Dean lembrar-se de tudo – então Michael aparece para impedi-los de sair. Agora, é a vez de Michael atormentar o Dean, dizendo que “eles não são sua família”, dizendo que “ele nem gosta deles, e por isso disse ‘sim’, para tentar se livrar”, mas ele está apenas enrolando até que seus monstros cheguem ao bunker e o salvem – o que nunca vai acontecer, porque Jack usa seu poder de Nephilim para detê-los, ainda que isso queime mais um pouco de sua alma…
No fim, o roteiro se esquiva de ser diferente com uma solução boba e que deve perdurar por vários e vários episódios. Sam, Dean e Castiel percebem que Michael está enrolando, e que a melhor resposta não é tirá-lo de lá, mas prendê-lo na mente de Dean. Então, eles o prendem em uma sala com uma chave de fenda segurando a porta, mas deve sustentar, por ora: “It’ll hold. My mind, my rules. I got him. I’m the cage”. Agora, Michael está preso dentro da mente de Dean, o que quer dizer que ele não pode dar seguimento aos seus planos, e só deve sair no fim da temporada, para a grande batalha final ou qualquer coisa assim… Billie, a atual Morte, aparece para Dean para dizer que todos os seus livros agora acabam com Michael fugindo de sua mente e destruindo o mundo. Todos EXCETO UM – e o que quer que esteja escrito lá, é o que vai acontecer.
Ninguém acha que os outros milhares se realizarão.
Roteirinho preguiçoso e previsível, huh?

Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.


Comentários

  1. Oiiieee!!!!
    Olha quemmm voltouuu \o/

    Meuu! Também achei que essa idéia do Michael fosse durar um pouco mais, não pensei na temporada toda, mas 2 episódioS? Até que quando o Sam fica perguntando se o Dean está realmente bem, eu desconfiei também... tipo "aí tem coisa, não é possível" hahahahahahaha
    e desculpa, mas "trancar" Michael numa sala com uma chave de fenda? DEAN, por favor hahahahahahaha vocês podem fazer mais né?!

    não vi o próximo, assim que assistir volto aqui pra ler e comentar!!!

    beijãozão :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU DEUS, QUE SAUDADE DOS SEUS COMENTÁRIOS! \o/
      Peguei pesado nesse texto, né? Mas é que eu realmente me desapontei com o medo que Supernatural tem de inovar, de fazer qualquer coisa que seja diferente do que eles sempre fazem, sabe? O próximo texto está mais ameno, as expectativas caíram por terra, então a revolta é menor haha

      Welcome back! <3

      Excluir
  2. hahahahaha saí do facebook e perdi o hábito de entrar no blog :( Mas tô de vooorta! Obrigadôncio!

    Não pegou pesado não, mas realmente, eles tentam coisas novas e voltam 3 passos. Seria beeeem legal ver mais episódios de Dean como Michael, como iria desenrolar a história toda. Mas eles fazem acontecer tudo muito rápidooo!!!!!

    Ainda não assisti o novo, depois volto pra comentar!!!!
    beijãozão*

    ResponderExcluir

Postar um comentário