Manifest 1x13 – Cleared for Approach



“He’s one of us”
CAMINHANDO PARA A RETA FINAL DA TEMPORADA – eu gosto das dimensões que os mistérios de “Manifest” estão tomando, e como agora não se trata apenas do Voo 828 mais, mas também temos Zeke, um cara que saiu para uma caminhada há mais de um ano e, de algum modo, apareceu nos dias atuais, sem saber dessa passagem de tempo. O episódio desenvolve um pouco da história de Zeke (é bom conhecê-lo melhor e descobrir que, pelo jeito, podemos confiar nele!), e eu gostei bastante da interação dele com Michaela, porque ele pode ser a salvação para o plot dela, especialmente depois de ter tomado um rumo estranho há alguns episódios. Ben entrega a Saanvi uma amostra de sangue de Zeke para saberem se ele carrega as mesmas características que os passageiros, enquanto grupos de ódio começam a se voltar contra o pessoal do 828.
Vemos Zeke em Dezembro de 2017, quando ele estava saindo para a caminhada nas montanhas – e devo dizer que ELE ESTAVA MUITO LINDO. No presente, Zeke se recusa a “voltar para a civilização” com Ben, e então Michaela diz que vai ficar com ele. Ben teme que não possam confiar nele, mas eu gosto de como funciona a mente de Michaela: ela e Cal tiveram chamados em relação a Zeke, então é provável que possam confiar nele. Quando Michaela toca o seu braço casualmente, ELES COMPARTILHAM UM CHAMADO, que os leva até um lugar diferente, cheio de estrelas, onde eles escutam a voz de Zeke dizendo: “Go back”. Mas Michaela explica que “normalmente” não é assim que funciona, normalmente uma pessoa não escuta a voz da outra quando eles têm um “chamado”. Zeke fica alarmado em pensar que existe um “normalmente”.
Quando Michaela vai comprar mantimentos para a cabana, ela descobre um cartaz de “DESAPARECIDO” para Zeke, e o cara da loja fala sobre a irmã dele, Chloe, que morreu na mesma montanha em 2006. Então, Michaela convence Zeke a levá-la até a caverna onde ele esteve, mas essa não é a resposta… tampouco ela consegue alguma informação na caverna. Então, Michaela percebe que as “estrelas” do chamado têm um significado a mais para Zeke, e é atrás disso que devem ir: “The calling wasn’t about the cave, it was about your sister”. Então, Zeke finalmente se abre com Michaela sobre isso, falando sobre como “matou a irmã”, mas percebemos de imediato que é um incidente do qual ele se culpa, mas no qual não detém de fato a culpa… não de uma forma criminosa, ao menos. Ele tinha 15 anos, era tolo, e não cuidou da irmã, no dia em que ela foi morta.
É muito interessante como o roteiro coloca essa trama para o passado de Zeke, e como isso INTENSIFICA os momentos de Zeke e Michaela, porque eles criam uma conexão inegável. Já estava acontecendo, mas esse é um momento muito importante. Zeke fala sobre como “destruiu a sua família”, e quando Michaela tenta consolá-lo, nos lembramos que a história dela é muito parecida. A sua amiga também morreu, e ela também acredita que é sua “culpa”, de algum modo, então eles têm algo muito forte em comum, o que está fazendo com que eles se aproximem mais. Michaela o acompanha até o memorial de Chloe, onde ele fala sobre ela, e eles constroem juntos algo que o faz lembrar da irmã, em uma homenagem muito bonita! Quando eles voltam a se encostar, eles têm outro chamado, dessa vez com a voz de Mick os mandando “voltar”.
“Goodbye, Chloe. I love you”
Eles compartilham uma última cena legal e doida… porque o que quer que tenha acontecido com o Voo 828, também aconteceu com Zeke naquela caverna. Ben leva o sangue dele para Saanvi e, quando ela tem a oportunidade de analisá-lo, percebe que ele tem as mesmas características que os passageiros… “He’s one of us”. Não sabemos bem o que isso tudo quer dizer, mas entendemos que, na noite em que Zeke “desapareceu”, também houve uma TEMPESTADE, e o que quer que seja o DARK LIGHTNING aconteceu… agora resta saber se isso é algo natural ou se isso é algo provocado por seres humanos, ou se é alguma coisa entre essas duas. Acredito que a proximidade crescente de Michaela e Zeke deve fornecer essas respostas, talvez até naquela cena final em que raios começaram a acontecer ao redor deles… será que eles estão prestes a viajar no tempo?
No mais, um novo grupo aparece. Se tínhamos os “Believers”, que endeusavam os passageiros do 828, agora conhecemos um grupo intolerante que os chama de TERRORISTAS, e que os atacam com tijolos jogados na janela, gritos que os chamam de “freaks” e um X vermelho pichado na porta da casa da família do Ben e no consultório de Saanvi. É alarmante como existem pessoas INTOLERANTES no mundo (tão real!), e como isso está crescendo assombrosamente… já eram 900 pessoas no site quando o cara que pichou a casa de Ben foi preso, e depois que ele manipula Ben para que ele pareça o “vilão” (Ben foi lá dar um aviso para que ele “não se aproximasse de sua família”, mas quando ele ameaça o Cal, é ÓBVIO que ele viraria o bicho, como o bom pai que é!), as visitas dobram. Agora, o mundo está se voltando contra os passageiros do 828.
Ao menos Ben ganhou sua família de volta, e embora não goste de Grace, foi uma cena bonita…
<3

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.


Comentários