Riverdale 3x10 – Chapter Forty-Five: The Stranger



“At 8:47 on a Wednesday morning, Archie Andrews died. At least, the Archie we knew. What returned to Riverdale was something far different from the red-headed boy-next-door. He was now a stranger, with dark hair and scars... both inside and out”

TÁ DIFÍCIL DE ASSISTIR. Eu não gostei do episódio, mas, conforme me aproximava do fim, eu comecei a me perguntar uma coisa diferente: “O que esse episódio representa para a trama?” E foi difícil encontrar respostas, embora algumas pessoas tentam catar migalhas para dizer que o episódio é importante de algum modo. Não é. Archie retorna a Riverdale, FP Jones vira o novo Xerife e Hiram Lodge é baleado. Fim. Não precisava de 40 minutos para isso. Sem se prolongar muito no drama da “morte” de Archie (porque todos sabíamos que ele não ia morrer), o episódio começa mostrando o seu retorno à cidade de Riverdale, porque agora resolveu que não vai mais viver com medo de Hiram… e Archie retorna na semana dos SATs, e parece que não tem como ele se sair bem nas provas – o que quer dizer que ele talvez tenha que repetir esse ano.
Para mim, o problema é que Archie retorna quando as coisas podiam dar certo para Veronica e Reggie – eles tinham se beijado pela primeira vez no episódio anterior, mas assim que vê Archie, é como se tudo o resto não existisse mais… eu confesso que fiquei com dó do Reggie, com a Veronica se entregando toda a um flashback que é um tanto quanto desrespeitoso para Reggie. E o Reggie está um pouco irritadiço, embora esteja bancando o compreensivo – ele e Archie até se estranham um pouco no vestiário, mas a cena, por fim, não acaba em briga. Tudo meio que desanda quando Archie fala com Reggie sobre “cheating”, se referindo à prova no sábado, e Reggie acha que Veronica lhe contou sobre eles. Sem paciência para o drama de Veronica chorando quando Archie chega, ou para o Archie dizendo que “ela não fez nada de errado”.
Uhm.
Quem passa dos limites e NOS IRRITA nesse episódio é Alice, que simplesmente pega todo o dinheiro que Betty já guardou para a faculdade e “doa” para a Fazenda, com essa simplicidade, enquanto tenta forçá-la a se juntar à seita – “Mom stole my college funds”. Para provar que Alice forjou a assinatura do pai, Betty não vê outra alternativa a não ser ir atrás de Hal na cadeia, para que possa reaver seus direitos, e agora temos a possibilidade de uma “reaproximação” dos dois – gostei de como Hal assumiu a culpa pelo assassinato do Diretor Hawthorne no passado, como se ele fosse o Rei Gárgula que convidou todos para a Noite da Ascensão e envenenou os cálices, com a intenção de matar o maior número de pecadores no Midnight Club. Teria sido uma informação importante, que marcaria o episódio… mas era só uma mentira.
Betty não consegue seu dinheiro de volta, que já foi usado pela “Fazenda” para comprar o lugar onde as Irmãs do Silêncio moravam, para onde pretendem transferir a Fazenda, bem para o meio de Riverdale. A pequena revelação do episódio é a identidade do Rei Gárgula do presente, Tall Boy, mas é difícil demais chegar a Hiram Lodge, o Homem de Preto por trás disso tudo… agora, alguém ATIROU nele, mas infelizmente não foi o suficiente para matá-lo, o que quer dizer que ele ainda retornará para atormentar a vida da cidade toda… Veronica e Archie, por sua vez, terminam para valer, porque Hiram foi baleado logo depois que o Archie saiu da sala durante os seus SATs, e Veronica chega a pensar que Archie seria capaz de fazer isso… e pelo fato de ela estar duvidando dele em uma coisa tão séria faz com que ele perceba que acabou.
“It’s over, isn’t it?”
Quisera eu que a temporada também acabasse…

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários