LIKE, La Leyenda (2018) – Emília leva Martina para a escola!



A briga pela guarda de Martina…
Uma das coisas mais importantes que Emília teve que aprender foi que ELA NÃO ESTÁ SOZINHA – todos os seus amigos já sabem que ela é mãe, e são eles quem a apoiam quando ela está desesperada porque pensa que pode perder a guarda de Martina. Toda a situação é deveras complicada, mas eu estou o tempo todo ao lado de Emília e contra a sua mãe problemática. Eu entendo a ausência de Emília, mas também entendo que esse foi um “acordo” delas: ela ajudaria a cuidar de Martina, tomando conta dela durante a semana, para que Emília PUDESSE ESTUDAR. Toda vez que as coisas se complicam, no entanto, a mãe de Emília dá algum tipo de chilique, como quando, lá no início da novela, levou a Martina e a deixou com Emília, na escola, porque “não queria mais cuidar dela”. Ela parece não ter muito claro o que ela quer da vida, no fim das contas.
Sim, Emília errou, mas ela é uma ADOLESCENTE que está aprendendo – e ela faz de tudo pela Martina, essa é a verdade, e toda essa sequência só reforça essa ideia. Depois de todos terem descoberto sobre Emília ser mãe, e ela e a mãe já terem tido uma briga, Emília chega em casa e elas voltam a brigar. Dessa vez, a mãe de Emília diz que “ela prefere as festas e os namorados”, e quando Emília diz que isso é injusto e que ela vem “quase sempre”, então as coisas desandam de vez – “Esse é o problema: você é quase mãe, e eu estou cansada!” Então, enfurecida, a mãe de Emília diz que “só vê uma menina brincando de ser mãe, e uma bebê que não pode depender dela”, então diz que vai à justiça para conseguir a guarda de Martina, e eu acho que, ali, ELA PASSOU DOS LIMITES… ela simplesmente não tem esse direito – sem contar que ela SEQUESTROU a Martina.
Emília diz que “vai levar sua filha com ela”, e a mãe a avisa que “já a levou”, e não existe outra palavra para isso que não seja SEQUESTRO. Emília grita com a mãe, dizendo que ela não tem o direito de fazer isso, que Martina é sua filha, e a cena é fortíssima, com uma brilhante atuação de Ale Müller, colocando toda a emoção em suas palavras e nas lágrimas que escorrem. Quando retorna à escola, Emília está destruída e preocupada, e quem está ao seu lado nesse momento mais difícil é Cláudio, que muito a ama, e Soledad. Sem saber bem o que fazer, Emília então planeja roubar a filha de volta, e Cláudio está ao seu lado, distraindo a mãe de Emília na feira, distribuindo máscaras e permitindo que Emília se aproxime de Martina e a leve com ela – é um ato de desespero, talvez não esteja certo, mas eu entendo a Emília: ela precisava fazer algo.
Ela não podia ficar sentada esperando a mãe roubar sua filha!
No meio de toda essa sequência, no calor do nervosismo e da adrenalina, Emília até GANHA UM BEIJO APAIXONADO DE CLÁUDIO, um beijo pelo qual esperamos há muito tempo, e que é lindo de se assistir! Depois de se beijarem no carro depois de “roubar” Martina, eles a levam escondido para a escola… e o mais lindo, como eu disse, é que “Emília não está sozinha”. Então, quando ela chega, todos já estão a par do seu segredo e de que ela está trazendo Martina, e eles têm um plano para que as autoridades da escola não descubram – Soledad vai ajudar a encobrir a mentira por enquanto, e todos os amigos de Emília vão ajudar a cuidar de Martina conforme podem, para que Emília possa continuar estudando sem que levante suspeita dos professores e de Victoria… é um plano que não pode durar para sempre, mas é um começo importante.
Cláudio está cada vez mais apaixonado – ele se aproxima de Emília, a ajuda a estudar, tentando fazer com que ela se concentre, porque se reprovar ela perde a bolsa e, então, tudo terá sido em vão, e ele é UM FOFO. O cúmulo da fofura, no entanto, está nos momentos em que Cláudio está ajudando a Emília a cuidar de Martina, e então os dois ficam perfeitos. Por vezes, eles quase são descobertos por Victoria, mas a ajuda constante de Soledad, que é a única adulta que sabe de tudo, é essencial para que eles possam continuar se escondendo… existe uma força-tarefa formada pelos jovens para que isso dê certo, e o mais forte de tudo ali é a AMIZADE que faz com que eles se arrisquem todos para proteger Emília, e isso é o mais significativo… o que mais nos emociona. E essa amizade se prova ainda mais quando Emília, eventualmente, é descoberta.


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários