Desventuras em Série 3x02 – O Escorregador de Gelo: Volume 2



“Not a baby!”
Encerrando a primeira história da última temporada de “Desventuras em Série”, e mais uma vez percebendo como a escolha foi acertada em separar desse modo os livros – acho que de “O Escorregador de Gelo” até “O Penúltimo Perigo”, as tramas nunca estiveram tão conectadas, e tudo é maior, envolve C.S.C., e as crianças começam a ter que tomar decisões que outrora não tomariam. Infelizmente, não existe aquela cena ÉPICA em que Violet, Klaus e Quigley passam a noite toda escavando uma armadilha para Esmé Squalor, mas Daniel Handler adaptou a sequência para amenizar um pouco as dúvidas dos Baudelaire a respeito deles mesmos… sinceramente, espero que isso não se prolongue significativamente para os próximos episódios, porque esse “questionamento” a respeito dos Baudelaire serem “nobres” ou “pérfidos” é uma grande narrativa dos livros finais!
O encontro com Quigley Quagmire, onde o episódio passado nos deixou, é um momento importante e cheio de informações interessantes – ele conta como sobreviveu, com a ajuda da mãe, e como acabou nos túneis subterrâneos da Mansão Quagmire, onde seguiu até a casa Montgomery. A Sala dos Répteis, nessa época, já estava destruída depois da passagem dos Baudelaire por lá, mas ele ficou um tempo em segurança, aprendendo sobre C.S.C., até que saiu em busca de Duncan e Isadora. Adorei a sequência do Quigley no bonde de “Mau Começo”, passando em frente à Escola Preparatória Prufrock e à Avenida Sombria 667 – ali, nas Montanhas, ele tinha a última esperança de encontrar os irmãos, mas Klaus e Violet contam que eles estão vivos e voando por algum lugar, com Hector, em uma casa móvel autossustentável a ar aquente.
Agora, o foco é salvar Sunny.
Enquanto isso, no topo da montanha, a mulher com cabelo mas se barba e o homem com barba mas sem cabelo falam sobre “aquela garota Snicket” (destaque para a reação do Conde Olaf ao ouvir falar de Kit!), e o Conde Olaf entrega a Sunny uma maneira de sinalizar para os irmãos – sem querer, naturalmente. Ele acende o que acredita ser um cigarro verde, mas quando percebe que não é, ele entrega para Sunny, dizendo que “fumar faz mal à saúde”, pedindo que ela use isso apenas para cozinhar. Enquanto Sunny usa o fogo para fazer salmão defumado, então, ela também libera uma fina fumaça verde que pode ser vista lá de baixo por Klaus e Violet, que sabem que é um voluntário de C.S.C. no topo da montanha… ou até mesmo Sunny! Por isso, eles precisam subir para resgatá-la, especialmente agora que ela está presa em uma gaiola.
Novamente.
Para que possa subir e resgatar a irmã, Violet precisa de uma invenção, e eu adoro como a série deixa claro como as crianças não sabiam sobre C.S.C., mas como seus pais os treinaram para a organização secreta durante suas vidas inteiras, sem que eles percebessem – entregaram livros escritos por voluntários como L. Snicket, por exemplo, e enquanto Violet inventava, ela quase podia ouvir seus “mentores” falando com ela… E ISSO É MUITO BOM! Quando a invenção de Violet está completa, Klaus decide ficar para trás, para estudar um livro de CÓDIGOS recém-descoberto por eles, enquanto Violet e Quigley sobem a cachoeira congelada para resgatarem a irmã mais nova… no meio da subida, exatamente como no livro, Violet e Quigley param para descansar, e Lemony Snicket lhes consegue um pequeno momento de privacidade. “It’s a lovely view” “Very lovely indeed”.
Ao que tudo indica, Violet e Quigley se beijaram naquela cachoeira congelada.
Infelizmente, tudo é muito rápido, e acho que é a primeira vez na adaptação da Netflix que eu realmente sinto isso – com pouco tempo de desenvolvimento, não conseguimos perceber o quanto a subida é exaustiva, mas a cena com Sunny no topo do Monte Fraught foi EMOCIONANTE como o momento exigia! Sunny está crescendo, cada vez mais esperta e corajosa, e não apenas consegue se livrar do homem de mãos de gancho para falar com a irmã, como pede que ela se esconda quando ouve Conde Olaf e os demais vilões se aproximarem – então, eles escutam parte do plano perverso do homem com barba mas sem cabelo e da mulher com cabelo mas sem barba, onde eles falam sobre sequestrar um bando de crianças, “torná-las órfãs”, e então roubar a sua fortuna… então, Sunny percebe que ficar na montanha pode lhe trazer mais benefícios do que descer com a irmã.
“Not going”
Sunny quer ficar e espionar e, inicialmente, Violet não quer permitir, mas então ela solta a frase que estávamos todos esperando para ouvir, o marco de “O Escorregador de Gelo”: “Not a baby”. É UMA CENA TÃO IMPORTANTE, e a série ainda a incrementa com um toque extra de emoção quando Violet pergunta “como ela vai sair”, e Sunny amarra o cabelo exatamente como a irmã, dizendo: “I’ll invent something”. Definitivamente, O MOMENTO MAIS EMOCIONANTE DO EPISÓDIO! Violet ainda está um pouco relutante, mas precisa confiar na irmã, então desce de volta ao lado de Quigley – Klaus tampouco gosta da ideia de ter deixado Sunny para trás, mas então Violet explica que ela insistiu… mais do que insistir, ela “se voluntariou”. As crianças estão cada vez mais próximas de se tornarem, elas mesmas, VOLUNTÁRIAS de uma organização que acabaram de conhecer.
Klaus, então, explica suas descobertas na ausência de Violet e Quigley: um código conhecido como Colóquio Secreto Criostático deixou uma mensagem na geladeira da sede de C.S.C., direcionada a um “J.S.”, que eles presumem ser Jacques Snicket, falando de uma reunião com os voluntários de C.S.C. na quinta-feira, no “Último Lugar Seguro”. As crianças são interrompidas, no entanto, pela chegada de Esmé Squalor, que desce a cachoeira esquiando (!) em busca do açucareiro. A sequência toda é CHEIA DE TENSÃO, enquanto as três crianças fogem e se escondem, e Esmé cai em uma banheira surpreendentemente funda, se tornando prisioneira dos Baudelaire e Quagmire. Mas isso não foi planejado por eles, e, portanto, eles não vão seguir com o plano sugerido por Quigley, que fala sobre “uma troca de reféns”: Esmé Squalor por Sunny.
Essa foi a única parte que questionei de fato na adaptação de “O Escorregador de Gelo”. Julgo importante que as crianças tenham cogitado a hipótese de fazer Esmé prisioneira, tanto que CAVARAM uma armadilha para ela, mas na série elas não fizeram nada disso – a “armadilha” já estava ali esperando por ela… isso diminui a dramaticidade e a construção dos personagens de Klaus e Violet, nesse caso, porque cada vez mais eles têm que fazer coisas que antes não fariam, e isso os faz questionar quão nobres e “inocentes” eles ainda são. Aqui, Violet e Klaus ainda são muito nobres e convictos em refutar a ideia de Quigley, tirando Esmé do fundo da banheira assim que descobrem o plano dos vilões de sequestrar os Escoteiros da Neve e torná-los órfãos para roubar as suas fortunas… assim, eles escalam novamente o escorregador de gelo, para salvar Carmelita e os demais.
Carmelita!
A sequência final do episódio traz o homem com barba mas sem cabelo e a mulher com cabelo mas sem barba mandando o Conde Olaf jogar a gaiola com Sunny pelo penhasco e então, quando ele manda que seus comparsas façam isso, ELES COMEÇAM A SE SEPARAR. Assim como no livro, as mulheres de cara branca se separam do grupo porque já não têm certeza de que estão fazendo a coisa certa, e na série são acompanhadas por mais dois comparsas que, nos livros, morreram em “O Hospital Hostil” e “O Espetáculo Carnívoro”. Portanto, o episódio corrige os erros dos últimos 4 episódios, diminuindo quatro pessoas da trupe do Conde Olaf de uma só vez. Quando os Baudelaire chegam no topo da montanha, carregando Esmé com eles, eles são informados de que sua irmãzinha morreu, e embora seja BEM RÁPIDO, podemos sentir a dor de ambos.
Klaus batendo no homem de mãos de gancho…
Por Silvio Gomes, no Banco de Séries.
Mas Sunny está bem, escondida por tempo suficiente para salvá-los. Os Escoteiros da Neve chegam, Carmelita exige ser coroada Rainha da Falsa Primavera, e as demais crianças são carregadas pelas águias, enquanto Carmelita é acolhida por Esmé Squalor, e o homem com barba mas sem cabelo e a mulher com cabelo mas sem barba roubam o carro do Conde Olaf… então, quando parece que eles estão nas garras do Conde Olaf, Sunny vem correndo e empurrando um trenó, salvando a vida de Klaus, Violet e Quigley, com todos eles escorregando em uma cena fofa e cheia de ADRENALINA. Os últimos momentos não contam com a cachoeira descongelando nem as crianças ficando encharcadas, mas o resultado é o mesmo: Quigley se separa deles, grita que os encontrará no Último Lugar Seguro, e os Baudelaire seguem sua jornada até um misterioso submarino…
Com o símbolo de C.S.C. nele.

Para mais postagens de Desventuras em Série, clique aqui.


Comentários