Chilling Adventures of Sabrina 1x08 – Chapter Eight: The Burial



“Murder and resurrection, Sabrina? You’ve gone dark!”
A Sra. Wardwell sabe muito bem o que está fazendo, e está manipulando Sabrina Spellman para que ela faça exatamente o que ela quer, fazendo-a trilhar o “caminho da perdição”, como ela fala. Foi calculado quando, no episódio passado, ela pediu que os alunos fizessem uma pesquisa sobre o passado de sua família, porque isso trouxe à tona o fato de Harvey ser uma família de CAÇADORES DE BRUXAS, e não podemos esquecer que foi ela quem levou as meninas para o meio da floresta justamente no momento em que a família de Harvey estava caçando e matou um familiar. Dali em diante, ela não precisou fazer mais nada. As Weird Sisters, sem Prudence, planejaram um ritual de vudu para matar Harvey e Tommy soterrados nas minas, e a Sra. Wardwell sabia que Sabrina faria de tudo para proteger o Harvey… inclusive necromancia.
O episódio começa falando, então, sobre o ACIDENTE NAS MINAS, ao qual Harvey sobrevive, graças ao feitiço de proteção que Sabrina sussurrou em seu peito no episódio passado, com medo, justamente, de as Weird Sisters tentarem fazer algo contra ele por descobrirem qual era sua família. Harvey sobreviveu, mas outras pessoas, dentre eles o seu irmão, Tommy, ainda estão soterrados, e quando Susie passa pelo buraco nas pedras que é pequeno demais para qualquer outra pessoa, ela não encontra ninguém, apenas o capacete ensanguentado de Tommy – quando Sabrina retorna para casa, ela descobre que Ambrose fez projeção astral sob os cuidados de Zelda, e não encontrou nenhum sobrevivente nas minas… então, Tommy realmente morreu, e Sabrina sabe que Harvey vai ficar devastado com essa notícia.
“He meant everything to Harvey”
Para completar o sofrimento de Harvey, o pai dele é um BABACA COMPLETO, e organiza o velório de Tommy para o dia seguinte, porque quer colocar a mão no cheque da seguradora, mesmo que, supostamente, ainda exista a chance de Tommy estar vivo – o velório é profundamente angustiante. O discurso de Harvey é lindíssimo e me fez chorar, e o discurso do pai é babaca e egocêntrico – tanto que Harvey não consegue ouvi-lo em silêncio, e acaba se levantando e dizendo que Tommy não amava trabalhar nas minas, ele só fazia isso por imposição do pai e esse “legado” idiota. A cena é forte, se torna um pandemônio, e piora quando Harvey se culpa pela morte do irmão (ele ficou em Greendale para protegê-lo) e o pai vem lhe dizer que ele devia ter morrido no lugar de Tommy. A melhor parte foi a tia Zelda usando magia para impedir que ele batesse no Harvey e pedindo para ele se retirar!
Orgulho da Zelda naquele momento.
Sabrina, então, começa a ter ideias, e eu ADORO como a série está desenvolvendo os personagens além de Sabrina – ela é uma bruxa quase completa, mas todos seus amigos também têm algum tipo de envolvimento com esse outro mundo. Harvey descende de caçadores de bruxas, Susie tem uma tia que possivelmente era uma bruxa ela mesma, Dorothea, que agora está aparecendo para ela e lhe pedindo para fazer coisas, e Roz teve a família amaldiçoada por uma bruxa com a cegueira, mas a maldição também inclui o que sua avó chama de “tino”, que são visões bastante interessantes e que se provam úteis quando Sabrina pensa em coisas como trazer o Tommy de volta. Sabrina pede a ajuda da Sra. Wardwell, e explica que, como o corpo não foi encontrado, a quantidade de perguntas se ele “voltasse” seria menor, mas Wardwell explica que é uma magia sombria e perigosa…
“Someone has to die for Tommy to live again”
Como Sabrina teria que sacrificar alguém para Tommy voltar (podia ser o pai dele, né, ninguém ia sentir falta!), ela quase deixou o plano de lado… mas então Roz conta sobre a visão que teve ao pegar o capacete que caiu do caixão no velório de Tommy: ela se viu nas minas, onde duas meninas “brincavam” com bonecos, e Sabrina imediatamente reconhece a descrição de Roz, e vai falar com Prudence: afinal de contas, Prudence meio que tem uma dívida com ela depois de ter sido salva da armadilha de Constance no episódio passado. Assim, Sabrina se une a Prudence e exige uma das duas irmãs do vudu como sacrifício para “equilibrar a balança” e trazer o Tommy de volta… Prudence ajuda porque “está brava que agiram sem ela saber”, e Nick acaba participando porque ele ouve demais e, afinal de contas, ele é o único ali que é aluno de necromancia.
Assim, o episódio traz um EXCELENTE RITUAL com Sabrina, as três irmãs (Agatha como sacrifício) e Nicholas, e é bem interessante… tem a invocação dos cães do inferno, a abertura do portão entre os mundos e então o sacrifício de Agatha – morta pelas mãos da própria Sabrina. Agora, eles precisam esperar 13 horas para ver se o plano funcionou. O principal problema é que necromancia já é arriscada e perigosa, e Sabrina ainda tentou enganar o universo matando Agatha, mas a trazendo de volta ao enterrá-la no jardim de casa, com suposta terra do Jardim de Caim, onde Zelda enterra Hilda todas as vezes que a mata… Ambrose diz que, dessa vez, Sabrina passou dos limites, e que ela está mexendo com coisas grandes demais, e a verdade é que o equilíbrio não foi estabelecido. Tommy até chegou a “voltar” mesmo, mas a que custo? Com certeza não é ele mesmo…
E com certeza vai dar problema…

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.


Comentários