Chilling Adventures of Sabrina 1x09 – Chapter Nine: The Returned Man



“No, Sabrina. You’ve done enough”
SABRINA COMEÇA A APRENDER QUE EXISTEM CONSEQUÊNCIAS PARA SEUS ATOS. Esse é, para mim, um dos episódios mais importantes de “Chilling Adventures of Sabrina”. Sabrina Spellman é uma garota poderosa, corajosa e que não gosta muito de regras – e embora eu goste muito de vê-la desafiar as tias e a Igreja da Noite, como quando ela se recusou a ser batizada no início da série, por exemplo, ela também precisa aprender que não é invencível… até então, Sabrina acreditava que “podia consertar tudo”, e ela cometeu o pior dos seus erros quando tentou ressuscitar Tommy Kinkle, o irmão de Harvey, e, pior, tentou enganar a morte no processo. Agora, tudo está explodindo para ela e para a família, e a Sra. Wardwell está aproveitando a situação para forçar Sabrina a cortar os laços que a prendem à sua vida mortal, mesmo que ela não perceba.
Tommy está de volta, mas não é o Tommy-Tommy, embora Sabrina tente convencer-se de que tudo vai ficar bem. Tudo ao seu redor, no entanto, está tentando alertá-la para o fato de ela ter cometido um erro grave – o Ambrose, que diz que eles não podem confiar em um médico mortal que não sabe de toda a história, ou o próprio Nicholas, que com Projeção Astral visita Sabrina para dizer-lhe que Agatha está passando mal na Academia, depois que Sabrina a matou e a trouxe de volta no Poço de Caim. Por fim, quando Harvey lhe diz que Tommy não fala e não come, apenas reage da forma mais robótica possível, e Roz tem um sonho sobre o Tommy sendo dilacerado por cães, Sabrina se dá conta de que ele não está bem mesmo. Para piorar, Tommy não tem comido porque, aparentemente, comeu carne humana nas minas e, por isso, “ainda não está com fome”.
Wow.
O caso se espalha, naturalmente. Ambrose está em uma pegação gostosa com o Luke (!) na Academia quando as Weird Sisters e Nick aparecem para falar sobre Agatha, e Ambrose pede a ajuda de Hilda, que é a especialista no Poço de Caim da casa dos Spellman. Hilda tenta acalmar as Weird Sisters, mas confessa a Ambrose que não sabe o que fazer… uma alma foi prometida à terra e não foi entregue, o que quer dizer que o equilíbrio ainda precisa ser restabelecido. Assim, Agatha se converteu em um cadáver ambulante, enquanto Tommy é uma casca vazia. Com a ajuda de Roz, que tem as suas “visões” cada vez mais desenvolvidas, Sabrina descobre que a alma de Tommy está perdida no LIMBO, e ela acha que pode ir até lá e resgatá-la, ainda acreditando que pode resolver tudo sozinha… por isso, ela precisa aprender da pior maneira possível.
“The Returned Man” ainda apresenta desenvolvimento nas amigas de Sabrina, que também têm suas próprias histórias envolvendo bruxas, e que começam a perceber que Sabrina esconde um segredo. Quando vê Tommy no Limbo, Roz também vê uma espécie assustadora de Sabrina lá embaixo… Susie, por sua vez, tem uma experiência interessante com Hilda na livraria, quando ela a defende dos bullies da melhor maneira possível, mas isso deixa Susie confusa, porque Hilda sabia de coisas que não devia saber – para completar suas suspeitas, sua tia, aparecendo em forma de fantasma para ela há algum tempo, comenta: “Tell me: are they still witches? The Spellmans?” Juntando as informações que têm, Susie e Roz se perguntam se Sabrina pode ser uma bruxa, e elas também se perguntam o que isso significa: será que Sabrina é má?
Os laços estão se partindo.
Quando toda a confusão chega aos ouvidos de Zelda, ela fica furiosa e, de forma humilhante, implora a Blackwood que ele lhe dê uma última chance de lidar com a sobrinha, e aquela briga de Zelda e Sabrina foi INTENSA. No fim, surpreendentemente, eu fiquei com dó de Zelda, e o que tornou a cena mais impactante foi ver que nem Hilda nem Ambrose estavam do lado de Sabrina dessa vez… por isso, enquanto planeja ir para o Limbo resgatar a alma de Tommy, Sabrina só pode pedir a ajuda da Sra. Wardwell, que lhe avisa sobre os perigos do seu plano, uma vez que o Limbo é um mundo próximo demais da morte, mas Sabrina não muda de ideia. A Sra. Wardwell ajuda prazerosamente, porque sabe que isso não vai funcionar, e é a oportunidade perfeita de forçar Sabrina a romper os últimos laços que a prendem ao mundo mortal: HARVEY KINKLE.
Adorei como Nicholas impediu Dorcas e Prudence de “resolverem o problema elas mesmas”, dizendo que “os Spellman estavam fazendo isso e eles esperariam”, e Sabrina desce ao Limbo – uma sequência interessante, cheia de neblina, em que Sabrina encontra a mãe, os Devoradores de Almas e, por fim, Tommy. Naturalmente, ela não consegue passar com ele de volta ao mundo dos vivos, e ele é atacado por um Devorador de Alma: Tommy se foi para sempre. Então, Sabrina faz a única coisa que ainda pode fazer: CONVERSA COM HARVEY E LHE CONTA TODA A VERDADE. Ela conta sobre o ritual que fez para trazer Tommy de volta, conta que é uma bruxa (e ele percebe que ela já tinha lhe contado isso antes), e a cena é forte, com lágrimas nos olhos de ambos e bastante melancolia. Harvey diz que “ela não devia ter feito nada”, e então pede que ela vá embora, porque precisa ficar sem vê-la por um tempo. Enquanto isso, ele mesmo se encarrega de matar a coisa no quarto que não é o Tommy, como ele agora entende.
“Is it done then?”
Sabrina está DESTRUÍDA quando chega em casa e chora no colo de Zelda.
Uma linda cena, por sinal.


Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.


Comentários