Chilling Adventures of Sabrina 1x06 – Chapter Six: An Exorcism in Greendale



“You’re a rebel, Spellman. That’s how I like my witches”
Eu gosto MUITO de como a personagem de Sabrina está sendo pouco a pouco desenvolvido, enquanto ainda não entendemos o motivo real pelo qual o Senhor das Trevas está tão interessado nela – no episódio passado, quando a Sra. Wardwell salvou os Spellman de Batibat, Sabrina se deu conta de que ela não era quem dizia ser, e agora ela vai em busca da Sra. Wardwell para confrontá-la… e Madam Satan inventa toda uma história sobre o pai de Sabrina e um pedido que ele supostamente fez a ela para que “protegesse a sua filha”. Sabrina pede que ela se afaste da família, “liberando-a da incumbência”, mas a Sra. Wardwell não vai se afastar… por isso, ela precisa conquistar a confiança de Sabrina Spellman. É desse modo que Jessie, o tio de Susie que fora possuído nas minas, entra de novo na trama, como um peão para manipular Sabrina mais um pouquinho.
Os humanos amigos de Sabrina, Harvey, Roz e Susie, estão agora sendo atormentados pelo demônio no corpo de Jesse, porque ficaram vulneráveis quando tocaram nele para amarrá-lo à cama, há dois episódios – a sequência é inteligente, com cada um sendo individualmente atormentado. Quando eles chegam na escola no dia seguinte, atordoados, eles conversam sobre como se sentem, sobre o que viram na noite anterior, e como parece que “o Tio Jesse está possuído”, mas Sabrina age com ceticismo, talvez porque realmente não acredite na possessão, inicialmente, ou apenas porque quer manter o “sobrenatural” afastado da mente dos amigos, para que eles não descubram a respeito de sua dupla natureza… de todo modo, quando percebe que os amigos estão falando a verdade, Sabrina pensa em um EXORCISMO, e convoca a ajuda das tias.
Que se recusam em participar.
Como Hilda e Zelda não se dispõem a ajudar Sabrina, ela recorre a quem sempre acaba a ajudando, de um modo ou de outro: AMBROSE. Mas, diferente do usual, nem mesmo Ambrose quer ajudá-la, porque a projeção astral é perigosa demais… ele sabe disso. Assim, Sabrina faz o ritual sozinha, porque precisa ver Jesse com os próprios olhos e determinar se ele está mesmo possuído ou não. A cena é ESPETACULAR, porque a caracterização e a voz do demônio em Jesse é apavorante, e tem até uma “brincadeirinha” com o seu nome, supostamente Etevros (ou “Maerceci”, em inglês), mas que é apenas S-O-R-V-E-T-E de trás para frente. Sabendo que os amigos disseram a verdade e que existe um demônio os atormentando, Sabrina decide que precisa fazer alguma coisa… e se ninguém pretende ajudá-la, então ela fará o que for preciso sozinha mesmo.
Assim, Sabrina decide descer às minas, mas Harvey não permite que ela vá sozinha – O QUE É EXTREMAMENTE FOFO. Ele fica um pouco brava com o ceticismo inicial de Sabrina, mas embora ele tenha pavor das minas, ele não permite que Sabrina vá sozinha… é a coisa mais corajosa e mais apaixonada que ele faz, certamente. A cena é boa, tem mais uma participação da Sra. Wardwell, que aparece subitamente no subterrâneo, para ser afastada novamente por Sabrina, mas Sabrina consegue, sozinha, descobrir alguma coisa sobre o demônio possuindo Jesse: seu nome verdadeiro, Apophis. E essa visita com Sabrina às minas pode ter ajudado o Harvey em seu próprio trauma, porque quando ele se encolhe num canto, com medo, Sabrina mostra que o seu medo pode ter sido apenas de uma estátua… afinal, ele só tinha 8 anos quando viu o “Senhor das Trevas”.
Mas o demônio de verdade está, sim, à espreita.
Com o nome do demônio em mãos, Sabrina planeja um “exorcismo”, perguntando sobre isso em suas aulas na Academia, e então ela entende, enfim, o porquê de bruxas não fazerem exorcismos, e o que é a ideia de “exorcismo”, de um modo geral, que não faz sentido para a Igreja da Noite. Ou seja, a Academia tampouco a ajudará, mas ela precisa fazer ALGO, porque, como o Padre Blackwood lhe informa, Apophis é um parasita, e vai devorar Jesse por dentro até que ele morra, e então passará para um novo hospedeiro, qualquer um com quem já tenha entrado em contato: OS AMIGOS DE SABRINA. [Destaque aqui para a breve cena do nosso crush, Nicholas, na Academia, todo ousado e sedutor para cima da Sabrina, dizendo que ela leva uma vida dupla frequentando duas escolas, por exemplo, então porque “não sair com dois caras”? Afinal de contas, “ele não se importa em dividir”. SASSY. Eu gosto]
Então, ganhando de vez a confiança de Sabrina, a Sra. Wardwell tem em mãos (?) um rito supostamente criado por Edward Spellman, e Sabrina resolve tentar, com a ajuda de Wardwell e Hilda e, no último momento, de Zelda, que faz toda a diferença quando Sabrina começa a questionar seus próprios poderes. A sequência de exorcismo é MARAVILHOSA! Bastante macabra, parecendo um exorcismo de filme de terror, com muita força das mulheres no comando, e efeitos incríveis… realmente, é um momento ÉPICO da série. E é o PRIMEIRO EXORCISMO FEITO POR BRUXAS na história. Mas não sei qual era o jogo da Madam Satan, afinal. Ela e o Dark Lord queriam que Sabrina fizesse esse exorcismo, por algum motivo… depois de concluído, Madam Satan/Wardwell vai lá e mata Jesse. Tudo isso é para que Sabrina “confie” em Wardwell, ou existe algum outro plano escondido do qual não sabemos?
ADOREI a participação da Zelda, e como ela “se livra” do Blackwood no pé delas! \o/

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.


Comentários