Último Capítulo de “¿Quién es Quién?” (08 de Abril de 2016)

“Pero ¿quién es quién?”

AH, EU JÁ ESTOU MORRENDO DE SAUDADE! Saudade de todas as confusões e o carisma do Perico, a determinação e a inteligência do Leonardo, e todos os outros personagens pelos quais nos apaixonamos… Paloma, Fernanda, Inês, Cocó… “¿Quién es Quién?” certamente é um NOVELAÇO que vai deixar saudade! Nesse emocionante (e divertido, como não podia deixar de ser, eventualmente) último capítulo, acompanhamos algumas últimas resoluções, como o fim de Ignácio e Chamoy, que finalmente precisam pagar por todo o mal que fizeram contra as pessoas, e então todos podem começar a ser feliz. Adorei que pelo menos metade do capítulo foi dedicada à celebração da FELICIDADE, que não foi reduzida a uma última cena de poucos minutos, mas uma sequência toda do casamento duplo de Perico com Fernanda e Leonardo com Paloma.

<3

O penúltimo capítulo nos deixou na tensão de saber o que Ignácio faria depois de invadir a casa de Paloma e tomá-la como refém. Ela manda que Fernanda ligue para Leonardo e o mande vir e, para piorar toda a situação, Leo e Basílio sofrem com um pneu furado há vários quilômetros do bairro. Ao receber a ligação de Fernanda, dizendo que Ignácio está lá e está com Paloma, Leonardo sai correndo sem hesitar, mas ele está longe demais para chegar a tempo – e Ignácio está descontrolado demais, o que o deixa mais perigoso do que nunca. Ele está tremendo, suando, e o que o controla por alguns minutos é o fato de PERICO TER SIDO SOLTO DA CADEIA. Ele chega na casa de sua mãe, e está curtindo sua liberdade quando Termi aparece desesperado, dizendo que viu Ignácio entrar na casa de Paloma, e então Perico sai correndo sem pensar.

Quando ele bate na porta e diz que “é ele”, Ignácio acredita que é o Leonardo, e Perico deixa que ele acredite nisso, enquanto é chamado de “Leonardito”. Violento e perigoso, Ignácio nem questiona quem está à sua frente, até que o verdadeiro Leonardo, igualmente desesperado, bata à porta. “¿Qué está pasando aquí?”, Ignácio pergunta em surto, e manda Perico abrir a porta. Então, TEMOS OS DOIS IRMÃOS LADO A LADO para enfrentar Ignácio, e é tão bom vê-los juntos, ainda dizendo que “não vão dizer quem é quem”, o que me faz lembrar de uma das minhas cenas favoritas em “Cúmplices de um Resgate”, quando Mariana e Silvana enganam Regina, ambas se passando por Silvana, a enlouquecendo quando ela acha que “resolveu o problema” e as manda cantar, mas Mariana também desafina para não entregar a irmã.

Aqui, no entanto, não é tão bem-sucedido. Ignácio diz que tem como descobrir quem é Leonardo e quem é Perico, e então atira na direção de Fernanda, e Perico sai desesperado em seu socorro. Com a identidade revelada, a situação se intensifica dentro de casa, enquanto Yesenia, preocupada, recorre à única pessoa em quem consegue pensar: Chamoy. Mesmo depois de tudo o que ele fez, talvez ele possa ajudar, e é a sua chance de se redimir, embora a história da “redenção” não seja particularmente das minhas favoritas. Chamoy entra na casa pela porta dos fundos, sorrateiramente, mas não é rápido o suficiente. Tudo o que ele consegue é distrair Ignácio, que solta Paloma, mas ele leva um tiro antes de conseguir atirar em Ignácio, e tudo parece, na verdade, bem inútil… e, com a suposta morte de Chamoy, TUDO FICA AINDA MAIS TENSO.

Mas Chamoy não morre rapidamente… achando que já tirou Chamoy do caminho e sem raciocinar direito, Ignácio se volta a Leonardo, falando de tudo o que fez, da inveja que sempre sentiu, e enquanto ele está lá, falando asneiras, Chamoy pega a arma que trouxera consigo e atira em Ignácio. Em uma cena emotiva, enquanto Ignácio morre, os gêmeos correm até o “pai”, enquanto Paloma e Fernanda se abraçam e se protegem, e acompanhamos os últimos momentos de Chamoy, em que ele pode confessar coisas, como o assassinato de Jonathan, e pode pedir perdão a todos – ainda que ele diga que sabe que não o merece. Antes de morrer, Chamoy pede a Perico e a Leonardo que eles cuidem de Yesenia, “que foi a única coisa boa que ele fez na vida”. Sempre odiei Chamoy, mas a presença de todos faz com que esse seja um momento verdadeiramente emotivo.

Também temos uma cena importante a ser comentada, de Inês na casa dos Fuentemayor, dando um tapa em Fabíola e gritando com ela depois de ela ter tentado matar a sua filha, e posso dizer? AI QUE DELÍCIA DE CENA! Amei a Inês dizendo que ela devia estar presa, mas num “manicômio”, e a casa termina de “cair” quando Connie chega e a acusa de tentar envenenar Humberto, além de se aproveitar de e perseguir jovens… ela chama a mãe de “lixo” (!), e também fala sobre a morte do pai, que ela fez a polícia investigar… ela tem certeza de que foi ela e Ignácio. Então, A POLÍCIA APARECE PARA LEVAR FABÍOLA PRESA, DE ALGEMA E TUDO! E eu adorando cada um daqueles momentos… presa pela tentativa de assassinato de Humberto e como suspeita de ter matado Matías. O tal parceiro de Ignácio também é preso com a mala de dinheiro enquanto isso.

O que quer dizer que todos os conflitos principais se resolveram…

E, assim…

 

OITO MESES DEPOIS

 

Daqui em diante, temos aquele clima leve, divertido e gostoso de “¿Quién es Quién?”, aquele CARISMA que fez com que nos apaixonássemos pela novela desde o começo. Uma FESTANÇA está sendo organizada, Inês está toda bonitona como “dona” da casa agora, amiga de Nora (!) e mãe orgulhosa, e eu gostei muito da breve cena das duas em que Inês agradece a Nora por amar tanto seus filhos. Enquanto isso, Paloma se arruma para o casamento com a ajuda das meninas (Yesenia, Cocó e Lupita), enquanto Fernanda conversa com Dani, em uma cena na qual descobrimos que Perico ganhou uma chance como cantor, e agora ele vai poder realizar o seu sonho… e é sempre bom ver Fer tão feliz, sorridente e apaixonada daquela maneira. Basílio também está bem e feliz, casado com Ivone que, por sinal, ESTÁ GRÁVIDA DE GÊMEOS. “Perico” e “Leonardo”.

Em homenagem…

Ah, e ele é um sub-diretor dos Corporativos Fuentemayor agora! *-*

Depois, finalmente reencontramos os gêmeos, em uma cena divertida de ambos se arrumando juntos para o casamento – aqui, quando Inês chega, eles tentam confundi-la sobre quem é quem… será que todo gêmeo já fez isso? Tipo o Fred e o Jorge, em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. E embora normalmente não dê certo, e Inês diz que não adianta eles tentarem trocar de nomes porque “não vão enganá-la”, daquela vez eles foram mais espertos que ela e realmente conseguiram confundi-la… adoro a relação fofa que os irmãos agora compartilham, depois de oito meses convivendo, inclusive apostando na confusão da mãe. Não é a cara do Perico fazer isso? ADOREI a cena dele pedindo para Leonardo pagar porque ele apostou que, dessa vez, eles conseguiam sim confundir a mãe. E a mãe toda confusa olhando pros dois… muito fofo.

Outros casais têm a chance de se acertarem – ou nascerem – durante o casamento. Connie chega para o casamento depois de passar meses viajando para “espairecer” e aprender a perdoar a família, e tem uma linda cena com Humberto, na qual ele diz que a ama como uma filha, e ela diz que o ama como um pai… então, ele diz que “alguém estava procurando por ela”: SANTIAGO. Depois de toda a confusão resolvida, não há nada mais que impeça esses dois de estarem juntos, e o pedido de namoro foi uma graça… o amor também chega para Dani, finalmente, com uma pequena ajuda de Cachito que, depois de aceitar o casamento da mãe com Leonardo, está buscando uma namorada para seu pai. Achei uma fofura ele apresentando os dois, e realmente eles fazem um belo casal. Também descobrimos que Tanya conseguiu um emprego como cantora e ela e Eugenio estão indo embora.

E Yesenia está estudando para ser bailarina.

O casamento duplo é A COISA MAIS LINDA DO MUNDO. A começar pelo fato de Perico e Leonardo estarem tão diferentes. Leonardo está elegante e formal, enquanto Perico está com roupa de mariachi, e não poderia estar mais feliz e sorridente. Amei o cenário, amei a presença de todo o elenco, amei as cores vibrantes que mostram toda a alegria dessa novela que AMAMOS. Humberto é quem entra com as duas noivas, entregando-as a seus filhos, e tudo é absolutamente fofo. Gostei muito da emoção da Inês, e do Humberto dizendo que “os filhos dela estão lindos”, e então ela o corrige e os chama de “nossos filhos”. OWN! E os casais no altar ESTAVAM TÃO LINDOS, e nesse momento eu estava feliz e sorrindo, mas ao mesmo tempo tão triste de ter que me despedir deles. Os votos de casamento foram INCRIVELMENTE EMOCIONANTES!

<3

Por fim, Perico CANTA EM SEU CASAMENTO. E é a cara dele. Afinal de contas, ele ganhou uma grande oportunidade e está contente com ela, ainda que Humberto reforce que “ele sempre terá um lugar garantido na empresa”. Mas os negócios não são para ele – ele deixa isso para o Leonardo. Sua missão na vida é fazer as outras pessoas felizes. Quando ele canta para Fernanda, uma música exclusiva para ela, vemos toda aquela sua devoção e seu amor puro e sincero, aquilo que fez com que nos apaixonássemos pelo personagem, e aquilo que fez com que Fernanda ficasse tão confusa por amar tanto esse homem que outrora acreditara não prestar. Depois, Paloma também sobe ao palco para cantar sua versão da música, dedicada a Leonardo, e é tão fofo que nem sei explicar. “Mi galán de ojitos verdes / Mi príncipe querido, amor de mi vida / Es mi sueño feliz”.

Enquanto eles cantam no palco (e é bonito que temos Eugenio Siller, Danna Paola e Kimberly dos Ramos no palco, os três protagonistas, mesmo que Leonardo não esteja lá), temos um momento legal de Humberto e Inês em que eles oficializam o romance que vinha sendo sugerido há algum tempo… de joelho e tudo, Humberto a pede em namoro, e ela aceita; o beijo é lindo e o roteiro tem o cuidado de colocar Nora assistindo e sorrindo, para mostrar que ela está feliz por eles. O capítulo termina com música e os casais todos se beijando, até uma última surpresa que é a cara descontraída de “¿Quién es Quién?”: UM TERREMOTO LEVE. Enquanto a terra treme e todo mundo começa a correr em puro desespero, os casais formados por Leonardo e Paloma / Perico e Fernanda continuam na pista de dança, beijando-se apaixonadamente… e a mensagem é clara…

O mundo pode estar acabando, mas eles se amam e estão juntos.

E é isso o que importa.

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários