A Favorita – Lara reencontra Donatela: Parte 1

“Você quer se encontrar com ela?”

Com a morte de Gonzalo, Halley está preocupado que Flora possa também fazer algum mal a Lara – afinal de contas, é evidente que ela está envolvida nessa morte. Exasperado, então, Halley aparece no rancho para falar com Lara, para dizer que ele foi ASSASSINADO por Flora, mas é claro que Lara reage como o Gonzalo reagiu quando as coisas começaram a ser contadas para ele: em negação. Lara acusa Halley de “estar fazendo uma piada de mau-gosto”, mas tudo o que Halley quer é que ela entenda que ela e a avó estão correndo risco de vida deixando aquela mulher morando ali com elas: Flora é uma psicopata, uma assassina, mas Lara se volta contra ele e diz que “ele não tem o mínimo de sensibilidade”. Halley é bem-sucedido em colocar uma dúvida na cabeça dela quando pergunta por que ela acha que Gonzalo mandou ela e Dona Irene para Brasília.

Lara fica sem entender como Halley sabia disso, e ele só diz que “ele e Gonzalo estavam muito mais próximos ultimamente”, e explica que Gonzalo fez isso de mandá-las para outro lugar para protegê-las porque tinha descoberto todos os crimes da Flora: amo ver o Halley falando para Lara que Flora matou não apenas o seu pai e o seu avô, mas também o Dr. Salvattore. Lara não quer acreditar, mas a dúvida fica plantada em sua cabeça, e então as coisas caminham para mais alguém descobrindo a verdade: Zé Bob conversa com Lara e conta que A DONATELA ESTÁ VIVA. Lara também quer negar essa informação, diz que o que o Zé Bob está dizendo não faz sentido, porque se Donatela estivesse viva ela a teria procurado, mas Zé diz que Donatela realmente quis fazer isso, mas não podia, porque Lara estava do lado de Irene e de Flora, e Donatela não podia correr o risco de ser entregue à polícia.

Zé Bob explica que Donatela fugiu da cadeia para poder provar a sua inocência, e ele repete o mesmo que Halley já tinha lhe dito: que foi Flora que matou o Dr. Salvattore, seu pai e seu avô. Chorando, sem querer acreditar em nada do que Zé Bob está dizendo, Lara diz que Donatela “não pode ter feito isso com ela”, e insiste que “Donatela teria se preocupado com ela se estivesse viva”, e tampouco entende o que mudou agora – se for verdade que ela está viva, por que não a procurou até esse momento? Zé explica que ela precisava fazer isso porque, assim como Halley disse, Lara e Irene estão correndo perigo ao lado de Flora e Donatela precisava fazer alguma coisa… Lara diz que Flora é sua mãe, que a protegeu e a salvou na história do sequestro, e Zé Bob diz que foi Flora quem armou todo o sequestro – Lara não quer acreditar, mas faz sentido.

E ela sabe disso.

Zé Bob, então, leva Lara para casa, para que ela possa ver a Donatela, possa conversar com ela, e toda aquela cena é repleta de emoção, de nervosismo, de tensão e de suspense. As duas se olham prolongadamente, com lágrimas nos olhos, e Lara não sabe bem o que sentir. Zé Bob sai, para deixar que elas conversem a sós, e sabemos que Lara vai começar todo o seu espetáculo sobre como “Donatela não podia ter feito isso com ela”. Donatela fala sobre o enterro e como estava presente, e sobre como por um triz não correu para os seus braços, e Lara pergunta por que ela não fez isso, se a viu sofrendo, mas Donatela fala aquilo que já sabemos e que a própria Lara já sabe, só precisa processar: ela não podia. Ela não podia porque a Flora é uma assassina e Donatela precisava manter-se escondida para provar isso… mas Lara não quer ouvir mais sobre como “Flora é uma assassina”.

Ela está cansada dessa história, dos dois lados.

Donatela diz que a diferença é que ela está dizendo a verdade, e ela diz que, no fundo, a Lara sabe disso. O que acaba ficando um pouquinho cansativo na cena é que Lara faz a Donatela as mesmas perguntas que fez a todo mundo, o que até faz sentido (!), mas ela reage toda vez como se fosse a primeira vez que ouve aquilo – ela pergunta a Donatela por que ela apareceu só agora, por exemplo, e Donatela diz que foi Flora quem matou o Gonzalo, e agora ela e Irene estão correndo perigo, e Lara age como se ninguém tivesse lhe dito isso antes, mas é exatamente a mesma coisa que Halley e Zé Bob falaram! “Por que a Flora mataria o meu avô?” Não sei por que a Lara faz essas perguntas se ela nem escuta direito e já começa a atacar, negando qualquer coisa que a Donatela diga, porque Donatela explica que Gonzalo estava ao seu lado, que descobriu tudo…

…mas Lara nega tudo.

Lara sabe ser bem chata quando quer. Mas tudo bem, é muito para ela processar… e, na verdade, ainda tem muito mais que ela precisa ouvir.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários