O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu 1x01 – Você sabe o que é ter um amor?

“Nervos de aço”

EU ESPEREI TANTO POR ISSO E EU ESTOU TÃO FELIZ COM A ESTREIA! “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” é uma produção brasileira para a Disney+, com texto e direção de Miguel Falabella – e o ambiente do teatro musical. Embora um pouco corrido para tentar apresentar todos os seus milhares de protagonistas, “Você sabe o que é ter um amor?” foi uma estreia que me agradou muito, porque quero ouvir mais dessas vozes, quero explorar mais de suas histórias e de seus problemas pessoais, e quero me encantar por números musicais impactantes como o número que encerrou esse primeiro episódio… e eu acho que a proposta de uma série como essa é justamente apresentar, durante a temporada, uma evolução dos personagens e dos números musicais, porque eles não podiam entregar tudo de uma vez… foi assim com “Glee” aperfeiçoando suas apresentações.

Citei “Glee” no primeiro parágrafo? Sim, mas não acho que seja a melhor comparação possível, e já vi gente na internet criticando “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” justamente em comparação a “Glee”, talvez porque essa seja a única referência de série musical que algumas pessoas têm, mas claramente não é a proposta… talvez um pouco mais próximo da proposta de “Smash”, o primeiro episódio de “O Coro” me fez pensar mesmo em duas produções do teatro musical (na verdade, desde o anúncio e dos primeiros vídeos que eu já penso nelas): “A Chorus Line” e “Fame”. É a ideia de jovens tentando conseguir realizar seus sonhos na arte, é a ideia de audições e ensaios nos quais conhecemos as diferentes pessoas alinhadas no palco, é a ideia da celebração do teatro musical e da música brasileira… e, particularmente, isso é algo que me agrada muito.

O episódio começa durante o Prêmio Bibi Ferreira (em uma versão reimaginada de como ele acontece de fato, porque parece um Tony Awards, o que seria um sonho, mas, infelizmente, não há todo esse reconhecimento no Brasil para o teatro musical), e temos alguns números musicais, como “Beatriz”, de Milton Nascimento, e outros clássicos da MPB que foram interpretados pelos diferentes jovens que estão se inscrevendo em “audições para o teatro musical” que são anunciadas por uma grande companhia de teatro. Não sei qual é, de fato, a proposta musical da série eventualmente, e se exploraremos diferentes épocas/estilos da música brasileira (espero que sim), mas tivemos clássicos como “Nervos de Aço” e “Carinhoso” que ficaram incríveis, e sabemos, pelo trailer, que futuramente teremos Legião Urbana e eu sempre vou amar Legião Urbana.

Esperem surtos meus no episódio em que “Tempo Perdido” vier.

A grande dificuldade, por ora, de “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” se refere à conexão com os personagens – são muitos personagens importantes que são brevemente apresentados nesses 40 minutos de episódio, então ainda é impossível gerar conexão real com qualquer um deles (ok, talvez com a Marion sim, mas é porque a Karin Hills é perfeita e eu a amo de todo o coração!), mas acredito que a série vai permitir que cada um brilhe em seu devido momento, como acontece em “A Chorus Line” – e eu estou curioso por várias histórias. Inclusive, estou bem curioso para ver como o personagem de Alessandro vai ser desenvolvido, porque eu fiquei tão orgulhoso dele quando a imprensa no Prêmio Bibi Ferreira fez uma pergunta desnecessária e ele respondeu lindamente, muito melhor do que eu jamais seria capaz de responder… mas isso não quer dizer que ele não sofra.

São várias histórias e vários temas. Quando as audições são abertas e os jovens sonhadores começam a enviar vídeos seus cantando clássicos da MPB, conhecemos uma garota que veio de Buenos para tentar fazer sucesso em São Paulo, mas está cantando em um bar; uma garota sonhadora que passa a noite fritando bolinhos; um garoto cuja mãe está doente e está fazendo isso por ela; outro que está “vivendo o sonho da mãe”; um motoboy que sempre sentiu o teatro musical chamá-lo, mas nunca teve uma chance; uma cantora em um relacionamento abusivo que quer a oportunidade de “fazer outra coisa”; um garçom ambicioso que parece disposto a fazer qualquer coisa para conseguir o que quer; e certamente mais pessoas/histórias que eu esqueci agora, mas que virão à tona mais tarde… e, juntos, eles protagonizam um número musical final IMPACTANTE.

Eu estou muito feliz com a estreia! De verdade!

 

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.

 

Comentários