A reta final do “Sítio do Picapau Amarelo (2005)”

O fim do Arraial?

João da Luz voltou para a instituição depois de ser denunciado por Marcela, mas, se tudo der certo, ele ficará lá por pouco tempo, porque agora ele já não é mais lobisomem e Dona Benta está prestes a conseguir a sua guarda. A visita de Marcela ao Sítio do Picapau Amarelo, no entanto, não acaba apenas com ela conseguindo mandar o João de volta para a instituição. Quando ela está saindo do laboratório do Visconde, depois de levar um choque da máquina do tempo e desmaiar, ela vai atrás da Cléo e ROUBA A JOIA DELA – infelizmente, devo dizer que achei essa parte um tanto quanto forçada, porque, para começar, a Cléo não tinha nada que estar usando a joia no pescoço, ainda mais sabendo que a Marcela estava ali, mas o pior de tudo foi que a Cléo estava no meio de um grupo cheio de pessoas e todo mundo simplesmente assiste enquanto Marcela rouba a joia do pescoço dela.

Ok, né?

Enquanto Dona Benta passa mal novamente, o Dr. Saraiva liga para o Coronel Teodorico o ameaçando e o fazendo colocar a polícia atrás de Marcela, e eu acho que é a primeira vez que o delegado faz algo de útil, realmente parando a Marcela antes que ela consiga fugir e levando a joia de volta para a Cléo. Revoltada, Marcela invade a prefeitura durante a noite para roubar dinheiro, mas ela erra grandemente ao decidir ir à caverna da Cuca e pedir que a jacaroa tire o seu rabo de ratazana – Cuca não é lá de “ajudar as pessoas”, então Marcela encontra seu destino ali: Cuca a transforma em uma ratazana completa e o Pesadelo, que estava transformado em gato naquele momento, a devora. É um tanto macabro, talvez, mas é o fim merecidíssimo da Marcela: transformada em rata e devorada pelo Pesadelo – e realmente não voltamos mais a vê-la.

Preferi mil vezes assistir a esse destino para a Marcela do que ver alguma barra forçada no estilo “Malhação” em que sempre rola umas “regenerações” no fim de tudo. E o Saci, que assiste à cena, vai até o Sítio para contar para o pessoal, e a Cléo fica toda triste, dizendo que “nem a Marcela merecia isso”, mas, para mim, a Cléo dizendo que “sente pena da Marcela” não me mostra que ela é “boa”, como o roteiro queria sugerir, mas sim que ela é tapada, porque não é possível… sou mais o João, rindo e se divertindo com a notícia quando ele liga para o Sítio e a Cléo conta o que aconteceu! Falando em João, Teteia fica muito mal quando descobre que ele foi levado de volta à instituição, e mais transtornada ainda quando pergunta a Cléo se ele perguntou dela no telefonema e ela diz que não, e ainda conta que eles voltaram a namorar e agora é para valer.

Teteia precisava ouvir isso, sim, mas eu acho que parte de Cléo estava se sentindo vitoriosa e queria esfregar aquilo na cara da Teteia e nada me tira isso da cabeça… de qualquer modo, Teteia sai atordoada para o capoeirão e acaba sendo capturada pelo Pesadelo e levada para a caverna da Cuca! César e Cecéu partem para o capoeirão atrás da Teteia, e o César pede que Cecéu fique e vai na frente, como o Máscara Verde, mas ele não pode salvar a Teteia, porque a Cuca e o Pesadelo ainda têm aquela buzina que emite um som que só ele ouve e que sempre o debilita. Felizmente, Cecéu continuou seu caminho até a caverna, e é ela quem salva todo mundo, dando uma pancada na cabeça da Cuca e outra na do Pesadelo, e depois desamarrando a Teteia e verificando algo que desconfiou agora há pouco: que César Britto, seu namorado, é o Máscara Verde.

A conversa dos dois quando ele acorda É MUITO FOFA, porque esperamos pelo momento em que a Cecéu descobriria que o César é o Máscara Verde, e ele aproveita para contar como ele se transformou no herói verde – ele estava em uma reserva florestal, tirando fotos para uma matéria que estava escrevendo, quando viu um contrabandista de madeira tentando cortar uma árvore e então, corajosamente, ele o enfrentou para salvar a floresta… ele teve um pouquinho de sorte, é verdade, mas foi essa sua alma de herói e sua vontade de proteger a natureza que lhe deram os poderes de Máscara Verde afinal. Tudo fica escuro, a floresta é tomada de vento e de raios, e então o espírito da árvore salva pelo Máscara Verde aparece para agradecê-lo e para dar-lhe os poderes e é assim que nasce o Máscara Verde… é uma sequência bem boa que nem sabíamos que precisávamos.

Só faltou a Emília descobrindo que ele era o Máscara Verde, depois de ter implicado tanto com ele na sua chegada!

Como a Marcela roubando todo o dinheiro do cofre da prefeitura, o Coronel Teodorico anuncia que tudo vai ter que parar no Arraial porque “eles não têm mais dinheiro para seguir em frente”. A verdade é que o Teodorico é que tinha que dar um jeito, mas ele está apenas desistindo mesmo, mostrando, outra vez, que ele é totalmente INEPTO ao cargo que ocupa – ele anuncia que vai acabar a energia e a água no arraial, que vai acabar a segurança porque ele não pode pagar o delegado e os policiais e que a escola vai fechar, e ninguém parece cobrar nada dele, o que me parece absurdo e irreal… afinal de contas, A RESPONSABILIDADE É DELE (talvez até um pouco mais do que o normal tendo em vista que quem roubou o dinheiro foi sua ex-esposa). Só a Emília fala algo sobre isso, dizendo que ele que se vire, porque foi sua “ex-ratazana” que roubou o dinheiro.

E ELA ESTÁ CERTÍSSIMA.

Se o Arraial está virando uma cidade fantasma e se as crianças não terão onde estudar no ano seguinte, Antonica decide ir embora para a cidade o mais rápido possível, e já começa a arrumar as malas – o que eu achei um pouco apressado, tendo em vista que tinha acabado de ser natal, o que quer dizer que era, sei lá, 27 de dezembro, e eu não sei como ela ia “encontrar vagas em novas escolas” para as crianças naquele dia, mas ainda assim… todo mundo está triste, inconformado e sofrendo: especialmente Emília e Patty Pop, que vão ficar para trás porque elas não vão à escola. Então, aparece a Cléo salvadora, que só faltou gritar “Eu sou ricaaaaaaa!” para solucionar o problema: ela vai até o Arraial para doar à prefeitura uma pedra da sua joia (?) e salvar a cidade. Bem, claramente essa tal joia é supervalorizada, né, mas não vamos entrar em detalhes

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários