Lost 4x08 – Meet Kevin Johnson

O espião de Ben.

MICHAEL DAWSON ESTÁ DE VOLTA – dessa vez, no entanto, com o nome de “Kevin Johnson”. Desde o início da temporada, ouvimos muito falar sobre como Benjamin Linus “tem um espião no cargueiro de Charles Widmore”, e no fim do episódio passado descobrimos quem ele era, quando Desmond e Sayid reencontram Michael, com um nome falso, trabalhando como um marujo no navio. “Meet Kevin Johnson”, exibido em 20 de março de 2008, é um episódio bastante explicativo – mesmo que, como comumente acontece em “Lost”, também levante algumas dúvidas, porque descobrimos, por exemplo, que “a ilha não permite” que o Michael se mate, porque “ele ainda tem coisas a fazer”. Ben conta para John Locke e os demais quem é seu espião, enquanto Sayid dá um jeito de encurralar Michael e fazê-lo contar o que está fazendo ali.

Assim, a estrutura de “Meet Kevin Johnson” é um pouco diferente do que estamos habituados em “Lost”. Embora use de flashback para contar a história de Michael, temos um único flashback longo que dura praticamente todo o episódio, enquanto Michael está compartilhando com Desmond e Sayid tudo o que lhe aconteceu desde que ele deixara a ilha… e as coisas não estão lá muito boas para ele. Ele está com um nome falso, não pode contar para ninguém que é, na verdade, um sobrevivente do Oceanic 815, e Walt não está falando com ele – eventualmente, descobrimos que Walt o vê como um monstro porque ele acabou lhe contando sobre a morte de Ana Lucia e Libby… coisas que ainda o atormentam, como podemos ver em uma das primeiras cenas do flashback, quando Michael acorda no hospital depois de um “acidente” e vê Libby como enfermeira.

Atormentado, sofrendo e sozinho, Michael tenta se matar, sem sucesso – e acaba sendo “recrutado”. Mesmo que tenha deixado a ilha, ele não estava realmente “livre”, como ele esperava, quando fez o acordo com os Outros no fim da segunda temporada. E o mais perversamente irônico de tudo é que, quando acha que sua vida não faz mais sentido, Michael é procurado justamente por Tom Friendly, o homem que sequestrara Walt, o “Outro” que Michael mais detestou, desde sempre… e é ele quem pede que ele o procure caso queira ouvir o que ele tem a lhe dizer sobre “trabalho a fazer”, e embora inicialmente Michael não queira lhe dar ouvidos, as coisas mudam um pouco quando ele assiste na televisão aquela matéria do início da temporada, que mostra o suposto Oceanic 815 sendo encontrado no fundo do oceano… a mesma matéria que vimos Daniel assistir.

Então, Michael procura Tom, que lhe conta que isso tudo é uma armação de Charles Widmore, que não quer que ninguém descubra o paradeiro do verdadeiro Oceanic 815 – e que está tentando ir para a ilha ele mesmo em um cargueiro que vai partir de Fiji. Então, Michael é colocado a bordo, sob o nome de Kevin Johnson, com uma missão: matar todo mundo a bordo e impedir que eles cheguem à ilha, supostamente salvando a vida de seus amigos que ficaram para trás: Jack, Kate, Sawyer… e, então, vemos trechos rápidos de Michael interagindo com outros rostos que conhecemos recentemente, como Minkowski, que se apresenta para ele do lado de fora, Naomi, que o coloca a bordo, Miles, que sabe imediatamente que ele está mentindo sobre quem é, e Frank, que fala sobre a certeza de que o Oceanic 815 do fundo do mar é falso.

Michael só vai entender o que de fato está fazendo no cargueiro mais tarde, quando o chamam por causa de um telefonema, dizendo que é um tal de Walt do outro lado da ilha, mas quando ele corre para atender, ele descobre que não é Walt que quer falar com ele: é o Ben. Michael não tem noção, de fato, do que está fazendo… está apenas seguindo ordens, um peão num tabuleiro sobre o qual ele não tem controle… mas, ao que tudo indica, ele também não tem muitas opções. A bomba para “matar todo mundo a bordo” se mostra falsa, eventualmente, e Ben diz que fez isso para mostrar para o Michael que “ele não é como o Widmore” e que “eles são os mocinhos” – algo que Ben já dissera para o Michael em outra ocasião, antes de Michael sair da ilha, quando a última coisa que ele perguntou para Ben era “quem eles eram”. Adoro esses paralelos.

Agora, o destino de Michael no cargueiro é incerto, porque Sayid não hesita em entregá-lo para o capitão, contando exatamente quem ele é, o que está fazendo ali e para quem está trabalhando… o mais irônico dessa sequência toda é que Sayid está enojado com o fato de Michael estar trabalhando para Ben, e nos lembramos de como ele falara sobre “o dia em que confiar em Ben ser o dia em que vendeu sua alma”, mas também nos lembramos do flash forward desconcertante de Sayid que nos mostra que ele está justamente trabalhando para Ben, também, depois de ter deixado a ilha como um dos Oceanic 6. Falando em Ben, ele manda Alex para “um lugar seguro”, o templo, acompanhada de Karl e Rousseau, que acabam assassinados no meio do caminho… é um pouco chocante e totalmente desconcertante ver a Rousseau morrendo daquela maneira.

Não estávamos preparados.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários