Lost 4x10 – Something Nice Back Home

A doença de Jack.

Eu acho que, nesse ponto da série, já não sobrou mais ninguém que ainda gosta de Jack… o personagem está muito chato há muito tempo, os episódios centrados nele não entregam mais quase nada importante, e “Something Nice Back Home”, exibido em 01 de maio de 2008, não é um grande episódio – ainda que os flash forwards tenham sido melhor do que imaginamos. A quarta temporada, com episódios reduzidos por causa da greve dos roteiristas, também reduziu o protagonismo de Jack (felizmente!), e isso lhe deu apenas um episódio centrado “inteiramente” nele (apesar de outros personagens como a Kate e o Hurley aparecerem nas cenas do futuro). O plot da praia é quase irrelevante e o plot do futuro serve apenas para vermos um pouco da transição do Jack que conhecemos nos flash forwards de Hurley e Kate para o que vimos no dele, ainda na terceira temporada.

Há algum tempo, Jack está sentindo uma dor na ilha, enquanto tenta lidar com o fato de que, aparentemente, ninguém vai vir resgatá-los – e é Juliet quem percebe que ele está mentindo quando fala sobre “intoxicação alimentar” e que, na verdade, ele tem uma apendicite… e se o seu apêndice não for retirado o mais rápido possível, ele pode morrer. Talvez essa trama abra espaço para discussões maiores, como a questão levantada por Rose (por que Jack ficou doente se as pessoas não ficam doentes naquela ilha?!), ou talvez esteja ali para estabelecer uma “relação” entre Jack e Kate, já que Jack quer que ela esteja presente durante a sua cirurgia, e Kate passa o tempo todo bastante preocupada com ele… por fim, Juliet lhe conta sobre o beijo, mas diz que acredita que Jack apenas a beijou para tentar provar para si mesmo que não ama outra pessoa.

A relação de Jack e Kate é, possivelmente, uma das partes mais chatas de “Lost” – e toma uma boa parte desse episódio. No futuro, Kate e Jack estão juntos, mas é um relacionamento com prazo de validade, até porque, como a sequência da ilha reforçou, Jack não gosta de “não estar no controle” das coisas. A princípio ele está bem feliz… até que não esteja mais. Jack está ajudando Kate a cuidar do Aaron (incerto se ele sabe que é seu sobrinho ou não), a pediu em casamento, está feliz, mas então ele volta a um comportamento abusivo que já tínhamos visto em flashbacks do personagem… ele tem uma série de desculpas para “justificar” a maneira como age, mas é bastante assustador vê-lo bêbado e enciumado, gritando com a Kate… não é à toa que o noivado não sobreviveu. E ele não gosta de saber que Kate está fazendo algo que Sawyer lhe pediu.

Jack também está atormentado com dúvidas que Hurley colocou em sua cabeça… quando ele o visita, e tentar convencê-lo a voltar a tomar seus remédios, Hurley lhe diz que acredita que “os Oceanic Six estão mortos”, que essa “felicidade” que ele está vivendo é como se estivesse no Paraíso, e conta sobre as visitas de Charlie – no plural, então aquela que vimos no primeiro episódio não foi a única. Charlie, inclusive, contou a Hurley que Jack viria visitá-lo e lhe conta mais: que Jack também receberá uma visita em breve. Jack já tinha visto o pai andando pelos corredores do hospital, e então vê Christian sentado em um sofá quando o alarme de incêndio começa a disparar, mas ele não tem a chance de conversar com ele… pelo menos não ainda. Em paralelo, também vemos “Christian” aparecer na ilha e levar Claire consigo. Sabe-se lá para onde…

Mas Aaron fica para trás.

Em toda a trama da “cirurgia de Jack”, também acompanhamos uma missão rumo à estação médica da Dharma na qual Juliet e Sun estiveram há algum tempo – o grupo é formado por Sun, que sabe a localização da estação, Jin, que vai aonde quer que Sun vá, Daniel, que conhece os instrumentos de que Juliet precisa para a cirurgia, e Charlotte, que acompanha o amigo… e temos um momento quando Charlotte reage às conversas em coreano de Jin e Sun, e a importância disso se mostra quando Jin conversa com ela, dizendo que sabe que ela entende coreano, a ameaçando para garantir que, independente do que aconteça, Charlotte vai levar Sun com ela no helicóptero que vier buscá-la na ilha… parece que entendemos como Sun sairá da ilha, se tornando uma dos Oceanic Six, mas Jin não. Não estou preparado para rever essa separação.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários