Último Capítulo do “Sítio: O Preço do Verdadeiro Amor” (29 de dezembro de 2005)

“Eu sei que é difícil a despedida do Sítio do Picapau Amarelo”

E A TEMPORADA CHEGOU AO FIM! “O Preço do Verdadeiro Amor”, a quinta temporada da nova versão do “Sítio do Picapau Amarelo”, chega ao fim depois de 194 excelentes capítulos que contaram uma história consistente, divertida e emocionante – essa continua sendo a minha temporada favorita do programa, graças à boa construção e desenvolvimento de seus personagens, bem como as tramas, que se sucederam de forma empolgante, sempre prendendo nossa atenção. Despedir-se da temporada 2005 novamente é despedir-se de todo esse grupo de personagens que acompanhei com carinho durante tanto tempo, e é uma experiência linda e emocionante, enquanto nos preparamos para outra temporada em formato “novela”, “Entre o Amor e a Promessa”, que estrearia em 2006, com um “Sítio do Picapau Amarelo” todo reformulado.

O último capítulo começa dando sequência aos resultados de uma briga que Narizinho e Emília tiveram recentemente… Patty Pop derrubou esmalte no vestido que Narizinho usaria na festa do Arraial dos Tucanos, mas como Emília queria um vestido igual para ela e não ia ganhar, Narizinho acusou a boneca de pano de ter deliberadamente sabotado o seu vestido, então, magoada, Emília resolve pegar o Pangaré e ir embora: “A Narizinho machucou muito meu coração de macela. E é por isso que eu tô indo embora. Para sempre”. No meio do caminho, no entanto, Emília acaba caindo do cavalo e perde uma das pernas, que fica presa. Sozinha na mata e assustada, Emília acaba sendo capturada pelo Pesadelo, que a leva diretamente para a caverna da Cuca. Enquanto isso, Narizinho e Patty procuram por ela em casa e percebem que ela não está lá.

“Eu acho que ela foi embora… eu briguei com ela…”

Narizinho se sente culpada depois do desaparecimento de Emília, e ela fica ainda mais desesperada quando o Pangaré retorna sozinho ao Sítio, com uma das pernas de Emília pendurada: alguma coisa aconteceu com a Emília! Narizinho chega a passar mal e ter febre, enquanto fica dizendo que ama muito a Emília e que não devia ter brigado com ela por causa de um vestido, e Patty Pop, que se sente culpada também por ter deixado a Emília levar a culpa por algo que ela fez, resolve ir sozinha atrás da Emília – mas acaba sendo acompanhada pela Tambelina. Quando a Cuca e o Pesadelo estão prestes A COLOCAR FOGO NA EMÍLIA (!), Patty Pop corajosamente entra na caverna para salvar a amiga, e eu amei ver a bonequinha enfrentando a Cuca, salvando a Emília e as duas bonecas voltando para o Sítio… mesmo que sem um pouco do cabelo.

Narizinho fica feliz e abraça a Emília, que a perdoa ao perceber que ela sentiu sua falta e até ficou doente por isso, e a cena é muito fofinha. Enquanto a Tia Nastácia pode consertar o cabelo de Emília, no entanto, Patty Pop precisa ser mandada para um “hospital de bonecas”, e, enquanto vai embora, ela pergunta à Narizinho se ela ainda vai querê-la quando ela voltar, se a perdoa por não ter dito a verdade, mas Narizinho a perdoou. Depois, Patty Pop pergunta também à Emília se ela a perdoou, e Emília sorri com sinceridade e a agradece, dizendo que ela salvou a sua vida a tirando da caverna da jacaroa. Emília se despede dizendo que “vai ficar torcendo para ela voltar logo”. Felizmente, temos a oportunidade de ver a Patty Pop retornando, e é uma cena deliciosa de se assistir, porque ela volta a mesma patricinha que aprendemos a amar de sempre.

Enquanto isso, no Arraial dos Tucanos, algumas histórias começam a ser concluídas… César e Cecéu estão namorando, felizes, pensando em noivado e tudo, mas eles enfrentam um problema no relacionamento deles quando César recebe uma proposta de emprego para ser repórter na cidade… a vida de Cecéu é ali no Arraial, e ela está só começando a aprender, que foi o que ela sempre quis, e Antonica lhe ofereceu a posição de sua ajudante no próximo ano letivo, e ela não quer perder essa oportunidade… no fim, então, César vai embora, mas Cecéu diz que não vai com ele, porque sempre sonhou em ler e escrever e agora não pode desperdiçar a oportunidade de Antonica. Cecéu chora, mas César diz que já esperava por essa decisão, e garante que está feliz por ela e que sente muito orgulho dela. Os dois se despedem em uma cena linda, emocionante e triste…

Doeu ver a Cecéu chorando daquele jeito.

Acredito eu que ainda era muito incerto os rumos que o “Sítio do Picapau Amarelo” tomaria no ano seguinte, e talvez eles quisessem garantir que poderiam contar com a Cecéu se eles fossem continuar essa história, como em “Malhação”. Falando em “Malhação”, temos algumas sequências bem ao estilo de “Malhação” mesmo, como quanto Zequinha compõe uma música para a Teteia e ela fica toda boba e sorridente ao ouvi-la e, no fim, o beija… mais tarde, quando Teteia e Zequinha, já namorando, encontram João e Cléo, temos um diálogo digno de fim de temporada de “Malhação”, em que os personagens que estão deixando o programa fala sobre “onde estarão no ano seguinte” para justificar sua saída: Zequinha diz que ele recebeu uma proposta para gravar um CD, por exemplo, e Teteia conta que também está se mudando para a cidade porque a mãe agora está morando lá…

No Sítio, Tambelina recebe uma cartinha do Pequeno Polegar e retorna ao País das Fábulas…

Assim como o primeiro capítulo da temporada contou com uma festa no Arraial dos Tucanos, na época para a inauguração da escola, o último capítulo também conta com uma festa envolvendo a escola, que é reaberta com um novo nome: “Monteiro Lobato”. Durante a festa, Dona Joaninha está decidida a usar o perfume da Dona Carochinha para “conquistar” o Coronel Teodorico e eu FIQUEI TÃO FELIZ POR ISSO NÃO TER ACONTECIDO. Com o perfume, Dona Joaninha acaba chamando a atenção de um secretário da educação bonitão, o Romeu (interpretado por Maurício Mattar), que fica totalmente caidinho por ela… ela se dá bem, é claro, e o Coronel Teodorico fica morrendo de ciúmes, o que eu achei incrível – ela não podia terminar com ele depois de tudo o que aquele homem fizera e como a tratara! Achei foi bem-feito para o Teodorico!

Enquanto a festa acontece cheia de alegria e música, Emília vê um carro chegando e sabe quem está lá dentro, então ela o anuncia e chama todo mundo para vir ver O RETORNO DO JOÃO DA LUZ. Dona Benta é a coisa mais fofa do mundo (“João da Luz, você tá aqui? Quer dizer que eu já tenho a sua guarda? Você já é meu neto?”), abraçando o novo neto carinhosamente, e o Pedrinho é um fofo o chamando de “irmãozão”, mas, no fim, o João não vai ficar com a Dona Benta: ele vai voltar a morar com a mãe, que retorna com ele para dar essa notícia. É um pouco utópico, mas, tendo em vista que o João nunca foi legalmente adotado, isso é possível, e Dona Benta fica emocionada de qualquer maneira e, dando um beijinho nele e o abraçando novamente, ela diz que, em seu coração, “ele sempre vai ser seu neto”. AQUILO FOI TÃO EMOCIONANTE.

Com o João e a mãe, uma juíza interpretada pela Cininha de Paula também faz uma aparição, e é uma sequência bem bacana, porque ela dirigira o “Sítio do Picapau Amarelo” de 2002 a 2005, e agora estava deixando o programa, então também era uma despedida para ela, e ela tem várias falas emocionadas com os personagens, e um momento muito importante, lá no Sítio de Dona Benta, quando ela está chamando o pessoal para ir embora e diz, com a voz um pouco embargada: “Eu sei que é difícil a despedida do Sítio do Picapau Amarelo”. Nós nos despedimos dos personagens que estão indo embora: João está indo embora com a mãe, e Cléo e o Dr. Saraiva também estão retornando para a cidade, e a despedida é repleta de lágrimas – um pouco dos personagens, mas uma grande parte também do elenco, que passou muito tempo junto.

A cena final é emocionante e eu chorei junto com os personagens, porque eu AMO ESSA TEMPORADA, e novamente ela deixa saudades – as cenas finais são emotivas, belas e tristes, ao mesmo tempo, mas olho sempre para essa temporada com muito carinho e admiração. No meu coração, agradeço a todos os responsáveis por proporcionar momentos tão felizes e memórias tão lindas, e guardo a temporada com amor dentro de mim. Acho fofo, também, como, no meio de todas as lágrimas, a temporada consegue nos arrancar um sorriso com a Emília e a Patty Pop se provocando, a Emília dizendo que “vai dar o celular novo da Patty para o Rabicó comer”, e então as crianças terminam correndo pelo Sítio, ao som da música-tema do programa, mais ou menos como tudo começou: afinal de contas, a primeira cena é com eles correndo pelo terreno atrás do Rabicó.

Que último capítulo (e temporada, como um todo) bem-concebido. Lindíssimo!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários