A Favorita – A morte de Gonzalo

“É… gente velha é um perigo. Morre por qualquer coisinha”

Uma das cenas mais lembradas de “A Favorita”. Quando Gonzalo descobriu toda a verdade sobre os crimes cometidos por Flora, nós sabíamos que ele estava com os dias contados – o pior é que, movido pela gana de fazer alguma coisa, Gonzalo acabou se precipitando e confrontando Flora diretamente antes de poder fazer alguma coisa com o DVD que conseguiu com o Dodi, e então ele coloca tudo a perder. Depois de um jantar tenso em que ele confronta Flora (e ela mantém o seu teatro até o final, dizendo que “mentiram para ele” ou que “ele está tendo alucinações”), a vilã decide que já passou da hora de se livrar dele: e esperar que ele morra por causa dos remédios substituídos por comprimidos de farinha é muito empenho, ela precisa de algo mais imediato. Talvez, como ele já está com o coração fraco pela falta de remédios, um susto baste.

Flora arma tudo para que Gonzalo acredite que Irene e Lara voltaram de Brasília mais cedo. Ele está desesperado, sem saber onde elas estão, quando entra na casa com as luzes apagadas e sem funcionar, sangue espalhado em cima da mesa de vidro… é toda uma armação bizarra e macabra de Flora e Silveirinha, que espalharam sangue de carne por todo lado para convencer Gonzalo de que Flora matou e esquartejou Lara e Irene. Flora aparece para dar o toque final à cena, e Patricia Pillar, como sempre, ARRASA NA ATUAÇÃO – a maneira como ela está assustadora e doentia, minha nossa! No escuro, Flora está usando um vestido branco todo sujo de sangue, e segura um lampião, em uma das imagens que mais ficaram gravadas na memória de todo fã de “A Favorita”. É escrachado, mas porque é para ser: é o retrato de alguém descontrolado…

Alguém que teria matado e esquartejado Lara e Irene.

E, é claro, Flora consegue exatamente o que quer: perturbar o Gonzalo. Feito louca, Flora diz a ele que “Irene e Lara estão lá em cima e prepararam uma surpresa para ele”, e então Gonzalo sobe desesperado… o lugar é uma perfeita cena do crime, com sangue espalhado por todo lado, como se fosse de um filme de terror. Tudo foi arrumado perfeitamente, com sangue na maçaneta, nos lençóis da cama, e Flora dá o toque especial da cena, a vozinha que perturba ainda mais o Gonzalo constantemente: “Tá procurando por elas? Quer saber onde elas estão? Eu escondi”. Quando o Gonzalo começa a passar mal, Flora aproveita para falar sobre os comprimidos de farinha que ele vem tomando: “Entendeu agora por que seu coração tá tão fraquinho? Porque eu troquei seu remédio por farinha”. Debochada, ela o chama de “paizinho” e diz que “vai ser lindo quando ele chegar lá no céu, porque vai estar todo mundo esperando por ele”.

QUE VILÃ ICÔNICA, NÃO DÁ PARA NEGAR.

Gonzalo acaba morrendo com um ataque cardíaco, depois disso tudo… quando Gonzalo cai, quase morto, Flora se aproxima dele para atormentar um pouquinho mais, para que as últimas palavras que Gonzalo escute sejam dela, e quando ele morre, Flora solta um debochado “É… gente velha é um perigo. Morre por qualquer coisinha”, e eu sei que eu não deveria, mas eu não pude evitar: eu ri. Agora, Flora e Silveirinha precisam limpar tudo e colocar Gonzalo de volta na cama, para fazer todo o teatro para Lara e Irene, que retornam no dia seguinte… mestre da dissimulação, Flora abraça as duas, diz que “não sabe como dar essa notícia para elas”, diz que “elas vão ter que ser fortes”, e quando ela conta que Gonzalo teve um ataque cardíaco, Irene pergunta em que hospital Gonzalo está, e ela responde: “Em hospital nenhum. O Gonzalo, ele… faleceu”.

Flora faz toda uma cena sobre como Gonzalo morreu enquanto dormia e, provavelmente, não sentiu dor nenhuma (!), e aqui temos um breve momento bacana de Lara – mas muito breve, porque na verdade sabemos que esses momentos dela são passageiros e nunca duram. Quando Flora se aproxima dela, Lara manda não encostar, e diz que “desde que ela saiu da cadeia, é uma desgraça depois da outra”. É legal ver Lara acusar Flora de “trazer desgraça em tudo em que encosta” e dizer que isso foi culpa dela, mas nós sabemos que, na cena seguinte, Lara estará pedindo desculpas para Flora, arrependida, e é justamente o que acontece: na próxima cena, a vemos abraçada com Flora enquanto Norton conta para Lara e Irene que, no dia anterior, antes de morrer, Gonzalo pediu que ele sacasse 5 milhões de dólares para dar para o Dodi… e elas ficam se perguntando o que isso quer dizer.

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários