Malhação

“Vou te levar, yeah / Te levar daqui”

“Malhação” é um marco da televisão brasileira, e fez parte da vida de várias gerações, que se apaixonaram pelos protagonistas e torceram por eles, passaram raiva com vilanias, aprenderam a respeito de amor e de diferença, e se enxergaram em personagens que conversavam com o seu universo… feita para o público jovem (com objetivos que tinham a ver com descobrir/“formar” novos talentos para novelas futuras e fidelizar uma audiência jovem ao gênero através de histórias que lhes fossem interessantes), “Malhação” estreou na Rede Globo em 1995 – e alcançou um sucesso estrondoso que foi além do que se podia imaginar na época! Aos poucos, o nome “Malhação” passou de um seriado teen possivelmente fechado a um grande universo se expandindo aos poucos e, eventualmente, uma marca que representava esse tipo de produção.

O grande fascínio que “Malhação” gerou no espectador jovem desde o seu lançamento foi, justamente, o fato de o jovem e o adolescente estar no centro da narrativa, e a novela tentar explorar temas que fossem pertinentes a essa fase da vida… e, durante seus 25 anos de história, a novela pôde cada vez mais abordar temas atuais e, eventualmente, levantar bandeiras e discussões pertinentes que tocam em feridas, fazem refletir e abrem espaço para debates. Passamos por muitas histórias de romance e de amizade, mas também tocamos em temas como o bullying, a gravidez na adolescência, as ISTs, o uso de drogas, problemas familiares… e cada temporada buscava dar sua cara à narrativa, explorando temáticas diversas como o surfe, o skate, a tecnologia, o teatro, os sonhos… “Malhação” sempre foi um universo cheio de possibilidades.

A novela passa, a meu ver, por três grandes “fases”. A primeira delas, entre 1995 e 1999 (compreendendo as cinco primeiras temporadas), se passa dentro de uma academia, o que por si só já justificava o título da atração, mas a academia ainda se chamava Malhação. A segunda fase de “Malhação”, entre 1999 e 2010, se passa no Colégio Múltipla Escolha (e variações do nome até essa fase chegar ao fim), que é, talvez, a fase de mais sucesso e mais destaque da novela, já que o cenário ampliava as possibilidades de história, e era muito fácil para o jovem se enxergar naquele lugar. Essa segunda fase conta, ainda, com outros cenários importantes e cheios de memórias, como o Gigabyte e uma república. Por fim, a última fase, entre 2010 e 2020, nas quais as temporadas se tornaram mais “independentes”, cada uma com seu próprio cenário principal.

Apesar de reconhecer toda a importância da primeira fase da novela, na academia, e de personagens como o Mocotó, ou a maturidade de temporadas da última fase, como “Viva a Diferença”, e os temas abordados nelas, minha adolescência (e, consequentemente, a fase da minha vida em que mais assisti “Malhação”) foi durante a fase Múltipla Escolha – e o próprio nome dessa escola traz uma nostalgia tão grande! Dentre as minhas temporadas favoritas, destaco a temporada de 2002, protagonizada por Júlia (Juliana Silveira) e Pedro (Henri Castelli), a icônica temporada de 2004, com a memorável Vagabanda, protagonizada por Letícia (Juliana Didone) e Gustavo (Guilherme Berenguer), e a temporada de 2008, já na reta final do Múltipla Escolha e com mudanças sendo testadas, protagonizada por Angelina (Sophie Charlotte) e Guga (Rafael Almeida).

Mas se estou citando casais como Júlia e Pedro, Letícia e Gustavo, Angelina e Guga, eu também não posso deixar de mencionar algumas vilãs que FIZERAM HISTÓRIA em “Malhação”, e três nomes que considero incríveis me vêm à cabeça nesse momento: Débora, com Nathalia Dill dando um show na pele de uma vilã mimada, cruel e um tanto desequilibrada; Natasha, sendo uma estreia incrível para Marjorie Estiano, que deu vida à vilã que a temporada de 2004 merecia, e ainda pôde mostrar seu talento na música; e Priscila, interpretada por Monique Alfradique, uma vilã patricinha, que andava sempre de rosa e cheia de pompa, mas era perfeitamente carismática, tanto é que o público se divertiu tanto com ela que ela ficou por mais um ano, numa espécie de “alívio cômico”, e sendo, facilmente, a melhor parte da temporada seguinte. Vilãs que amamos acompanhar!

“Malhação” ficou no ar entre 24 de abril de 1995 e, com histórias novas, 03 de abril de 2020, totalizando mais de 6.000 capítulos, quando foi interrompida por causa dos impactos da Covid-19 e substituída por reprises, enquanto projetos futuros da marca foram arquivados até serem oficialmente cancelados em setembro de 2021, encerrando uma era na Rede Globo e deixando muita gente com o coração sentido… depois de 25 anos de história, nós que crescemos com “Malhação” na TV parecíamos acreditar que “Malhação” existiria para sempre… o blog “Hoje é dia de NOVELA”, com quem vou dividir o trabalho de comentar as temporadas, escreveu um texto bem gostoso e nostálgico a respeito da produção e seu cancelamento, que você pode ler através desse link – vale a leitura, hein? Que temporada, personagem, momento marcou você na história de “Malhação”?

 

Mais postagens de “Malhação” EM BREVE!

 

Comentários

  1. Eu tenho um enorme carinho por "Malhação". Infelizmente, ela acabou, mas deixou um legado muito grande para várias gerações. E realmente a Priscila era uma vilã muito carismática. Era meio difícil odiar a personagem kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário