The Lord of the Rings: The Rings of Power (Os Anéis de Poder) 1x07 – The Eye

“A new evil is rising”

Como é bom ver as peças se encaixando, ver as Terras do Sul oficialmente se convertendo em Mordor (o nome ainda não é mencionado em diálogos, mas aparece escrito, o que é bastante significativo) ou o Balrog que desempenhará um papel tão importante em Moria durante “A Sociedade do Anel” dar as caras pela primeira vez, por exemplo… “Os Anéis do Poder” continua sendo visualmente impecável (a não ser, quem sabe, nas cenas escuras, que me parecem escuras demais, e eu não consigo enxergar quase nada!), e está construindo aos poucos uma narrativa interessante que preenche lacunas ao explorar a segunda era da Terra-Média… agora, acredito que todos os fãsda série estão esperando pelo mesmo acontecimento: a primeira aparição oficial de Sauron. Afinal de contas, foram teorias a esse respeito que conduziram boa parte das discussões da temporada!

No fim do episódio passado, a erupção de um vulcão causou verdadeira devastação nas Terras do Sul, transformando-as em terras mortas que podem ser habitadas por orcs – que são convertidas, por eles, em lar. Há uma mudança desesperadora na paleta de cores do lugar, uma sensação constante de desilusão e desesperança que acompanha toda a destruição causada, e temos sequências interessantes enquanto numenorianos e Galadriel saem das antigas Terras do Sul, de volta para casa… uma cena impactante é a cena em que eles chegam a uma espécie de enfermaria e reencontram Bronwyn e Arondir, mas, antes disso, temos uma visão de guerra, repleta de dor, sofrimento e perdas… um verdadeiro massacre. Achei fofo ver o Theo abraçando o Arondir (!), e Galadriel tem uma cena bonita e fortíssima com Míriel, que está retornando para Númenor.

Nori e os demais Pés-Peludos, por sua vez, continuam se perguntando a respeito do “Estranho” que caiu do céu, e se Nori fizera certo em ajudá-lo… a jornada desses personagens no episódio passa pelo medo e pela dúvida, mas chega a uma conclusão bem bonita e decisiva, na qual Nori percebe (e, principalmente, os demais também reconhecem) que ela estava certa o tempo todo em ajudar o estranho visitante. As cenas do Estranho são sempre interessantes, e gostei bastante de como ele “conversou” com a árvore e como aquilo lhe trouxe vida mais tarde, mesmo que, em um primeiro momento, um acidente tenha assustado os Pés-Peludos… é linda a maneira como, no dia seguinte, não só a árvore, mas tudo ao seu redor, está cheia de cor e de vida, dando maçãs o suficiente para alimentar a todos e para fazer doces e tudo o que eles quiserem…

Agora, nossa dúvida é principalmente sobre as figuras misteriosas que seguem o Estranho.

A melhor parte de “Os Anéis de Poder”, para mim, segue sendo a amizade de Elrond e Durin IV. Elrond está em Khazad-dûm novamente, para negociar com o Rei Durin III a cedência de mithril para salvar os elfos de Lindon – mas o Rei se recusa a ajudar, dizendo que talvez tenha chegado a hora dos elfos. Durin IV, no entanto, resolve desafiar o pai e ajudar Elrond por conta própria, e os dois compartilham mais uma cena lindíssima (adoro essa amizade!), na qual Durin, temendo morrer, tenta contar a Elrond seu nome “secreto”, aquele que só é conhecido por pessoas próximas, como sua esposa, seus pais, seus irmãos… é TÃO LINDO todo aquele diálogo que eu lamentei muito a cena ser interrompida pelo Rei descobrindo o que ele considera uma traição do filho. Então, depois de descobrirem que há muito mais mithril do que pensaram, Elrond acaba sendo preso.

Enquanto isso, o balrog já espreita nas profundezas de Khazad-dûm.

Espero, agora, uma conclusão épica para a temporada… curioso para saber quais são os planos futuros de “The Lord of the Rings: The Rings of Power”, mas certamente há MUITA COISA a se contar. A produção da segunda temporada já foi iniciada, e o plano original para a série é de cinco temporadas, o que quer dizer que ainda temos muitos eventos interessantes da segunda era da Terra-Média para vermos em desenvolvimento… a queda de Númenor, em algum momento, por exemplo, e o que dá título à série: a forja dos anéis e, eventualmente, do Um Anel. Estou adorando poder retornar à Terra-Média, poder sacar as referências que são feitas à trilogia original de “O Senhor dos Anéis”, e acho que uma conclusão perfeita para “Os Anéis de Poder”, quem sabe lá na quinta temporada, seria mostrar Isildur derrotando Sauron e o Um Anel se perdendo…

Dali em diante, já sabemos como tudo acontece…

 

Para mais postagens de “The Rings of Power”, clique aqui.

Para as reviews de “O Senhor dos Anéis”, clique aqui.

 

Comentários