A Favorita – O casamento de Zé Bob e Donatela

O último plano de Flora.

Depois de muito sufoco e de passar mais da metade da novela foragida, Donatela finalmente pode andar em liberdade pela cidade e viver o seu romance com Zé Bob. As coisas ainda não estão 100% resolvidas, porque Flora está foragida desde que foi desmascarada no teatro (um momento memorável e dramático digno de final de novela, como “A Favorita” exigia), mas, inocentemente, Donatela quer acreditar que Flora está sumida porque “fugiu para longe”. É verdade que Flora confessou seus crimes, se tornando uma foragida da polícia, mas ela não vai para longe – não quando sua vida não faz sentido sem a Donatela. Ela está à espreita, só esperando o momento de aparecer novamente e movimentar a vida de Donatela. E quando Donatela e Zé Bob anunciam uma festança de casamento, ela acha que é a sua oportunidade perfeita.

Como a “perua” que sempre foi e como ela mesma se caracteriza, Donatela quer viver seu dia de princesa, seu conto-de-fadas, e se casar com Zé Bob. Outras pessoas, no entanto, parecem acreditar no retorno de Flora, e se preocupam com isso – o Silveirinha, por exemplo, vai atrás de Diva na cadeia para ver se ela sabe alguma coisa que pode ajudá-lo a encontrar a Flora, e ela acaba falando sobre uma mulher que era amiga de Flora e que pode a estar protegendo, e tudo o que Silveirinha precisa fazer é ir atrás dela em uma cidade próxima… quem diria que, depois de tantas coisas, o Silveirinha ajudaria tanto a Donatela? Ele acaba descobrindo onde Flora estava escondida, e descobre que ela “estava indo para um casamento”, o que quer dizer que ela vai aparecer na festa de Donatela e Zé Bob, e eles precisam ficar atentos para capturá-la quando isso acontecer.

Enquanto se arruma para o casamento, Donatela tem uma cena bem bacana com Lara, e a maneira como mãe e filha se olharam no espelho, emocionadas, no dia do casamento (embora em um contexto completamente diferente) me fez pensar em “Slipping Through my Fingers”, em “Mamma Mia”. Donatela sempre foi exagerada, e a Lara nos irritou bastante durante a novela, sendo bastante injusta e ingrata em várias ocasiões, mas é bom ver que, nessa reta final, está finalmente tudo bem entre elas. E as coisas estão tão bem que parte de Donatela acaba pensando, sim, em Flora, porque ela não pode deixar de pensar que sempre que esteve feliz assim, alguém veio e puxou o seu tapete. E Flora, é claro, está presente em seu casamento, de peruca e óculos, escondida entre as pessoas do buffet, esperando o seu momento para… para quê, afinal?

O casamento de Donatela e Zé Bob acontece com um certo tom de comédia que é bem a cara de Donatela (a sua extravagante cauda acaba se enchendo de formigas ao arrastar pelo chão e ela precisa tirá-la), mas que, infelizmente, não é o tom de “A Favorita”. De qualquer maneira, sem a parte mais elegante do vestido, o casamento segue e Donatela e Zé Bob trocam um beijão apaixonado sob aplausos dos convidados depois de serem anunciados como marido e mulher. Invejosa, Flora assiste a tudo, e é isso o que dá o tom de suspense à cena. Silveirinha é quem descobre a Flora, no fim das contas, mas quando os dois se enfrentam nos “bastidores” do casamento, Flora acaba dando uma facada nele, mas não tem tempo de matá-lo porque ela é chamada para servir no buffet, e ela precisa sair depressa… o que quer dizer que Silveirinha vai viver.

E o próximo passo de Flora é descobrir onde Zé Bob e Donatela vão passar a lua-de-mel. Assim, ela os segue até uma casa no Guarujá e, perturbada, ela está lá quando eles amanhecem para tomar café-da-manhã no dia seguinte – Lara acaba descobrindo que Flora sabia onde seria a lua-de-mel de Zé e Donatela ao conversar com a mulher do buffet que a contratou, e então ela e os demais ficam desesperados, tentando avisar a Donatela de alguma maneira, mas, naturalmente, ela não atende ao telefone. Quando Zé e Donatela saem do banho sentindo um cheirinho de café fresco e de pão torrado, eles vão confusos até a cozinha, com a Donatela certa de que aquilo tudo foi preparado pelo Zé Bob como uma surpresa para ela, mas ele diz que não foi… e é quando Flora surge de trás da bancada da cozinha, com uma arma na mão, falando sobre como o dia “vai ser inesquecível”.

E que venha o último capítulo!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários