A Mulher Rei (The Woman King, 2022)

Agojie.

SERÁ QUE TEMOS AQUI O VENCEDOR DO OSCAR 2023? Fascinante e intenso, “A Mulher Rei” está preparado para arrebatar prêmios no mundo do cinema – atualmente com 94% de aprovação da crítica especializada e 99% de aprovação do público no Rotten Tomatoes, o filme é possivelmente o filme mais bem avaliado e mais bem comentado do ano, deslumbrando audiências. Ambientado na África Ocidental do Século XIX (mais especificamente 1823), o filme é um drama histórico perfeito, contando a história das Agojie, um grupo de guerreiras do Reino de Daomé, a “arma secreta” daquele povo, peça importantíssima na batalha contra o Império de Oyó e contra o regime escravista alimentado por eles… com visual e atuações impecáveis, sequências de ação de tirar o fôlego e uma trilha sonora incrível, “A Mulher Rei” é mesmo um marco!

Também vale ressaltar a participação feminina na parte criativa e de produção – o filme é dirigido por Gina Prince-Bythewood, e o roteiro é escrito por ela e Dana Stevens; Viola Davis é o primeiro nome que aparece entre os produtores, além de, é claro, ela dar vida brilhantemente à Nanisca, a intensa protagonista de “A Mulher Rei”, aquela mulher forte, determinada e dura, com uma história difícil, e a sua atuação desempenha um papel importantíssimo no estrondoso sucesso do filme, porque ela transmite muita verdade em cada cena, e faz com que gostemos de sua personagem, que não é caracteristicamente carismática. O que Nanisca faz conosco é gerar, com maestria, admiração, algo que nasce no prólogo do filme, quando vemos as Agojie em ação pela primeira vez (e é uma sequência de nos deixar vidrados!), mas que se intensifica a cada cena.

O roteiro é muito bem conduzido… temos a iminente guerra entre o Reino de Daomé e o Império de Oyó bem apresentada na narração inicial e na primeira cena, que mostra prisioneiras dos Oyó sendo libertadas pelas Agojie, mas o filme consegue se tornar mais didático, sem perder seu fôlego ou sua força, quando chegamos ao Palácio e conhecemos o Rei Ghezo de Daomé e o lugar onde as Guerreiras Agojie vivem e treinam… é através de Nawi, uma jovem de 19 anos que é “doada” pelo pai ao rei, porque ela não quer se casar com homens violentos que bateriam nela, que adentramos com mais calma na história, habilidades e propósitos das Agojie, e eu acho toda a trama que se desenvolve a partir dali incrível… entendemos de onde vêm as Agojie, como as garotas se juntam às guerreiras e acompanhamos o intenso treinamento que lentamente as transforma.

Nawi é uma personagem interessante – e um contraponto interessante à disciplina das Agojie representada por Nanisca. Jovem e rebelde, Nawi quer ser a melhor guerreira das Agojie, o que pode diferenciá-la das demais de uma maneira positiva ou não… ela tem ideias bacanas que podem ser aproveitadas, como a pólvora usada para causar explosões, mas ela também desobedece a ordens diretas e foge dos planos, e as Agojie são guerreiras praticamente invencíveis que trabalham juntas há anos e que funcionam por um motivo… o seu desrespeito às regras, no entanto, pode ocasionalmente apresentar características muito importantes para uma guerreira, como quando ela retorna para ajudar uma amiga durante o teste final para se tornarem guerreiras, ou quando ela fica para trás para ajudar Nanisca e apenas graças a isso Nanisca se salva.

Quando traficantes de escravos europeus chegam à África Ocidental porque eles têm um acordo com Oba Ade, eles estão prestes a descobrir que as coisas estão finalmente mudando… o Rei Ghezo e as Agojie não acham que eles devem continuar vendendo seu próprio povo. Interessante toda a abordagem do filme do sistema escravista, do ponto de vista dos africanos, porque entendemos como a briga entre diferentes tribos favorecia o abuso europeu. Nawi, novamente desrespeitando regras das Agojie (dessa vez em relação a não flertar com nenhum homem), acaba se aproximando de Malik, um europeu que é filho de um homem branco e de uma mulher do Reino de Daomé, e que a alerta sobre como o Império de Oyó está planejando um ataque a Daomé em breve… então, Nawi participa de sua primeira missão oficialmente como uma Agojie…

Embora inspirado por fatos reais, “A Mulher Rei” naturalmente toma liberdades criativas que intensificam a dramaticidade da trama – como quando Nanisca descobre que Nawi é sua filha. Há muitos anos, Nanisca foi feita prisioneira, foi abusada inúmeras vezes, e, quando finalmente conseguiu escapar, estava grávida e deu a filha assim que ela nasceu… quando Nawi completa o seu treinamento para se tornar uma Agojie, orgulhosa e com suas primeiras cicatrizes de guerreira, Nanisca a parabeniza por ter sido a grande vencedora, e acredita reconhecer uma marca que ela tem nas costas como a marca que fizera na sua própria filha e onde escondera um dente de tubarão, para “marcá-la” ou algo assim. A sequência na qual Nanisca fala sobre isso e corta a marca de Nawi, revelando o dente ainda escondido lá dentro é uma das mais impactantes do filme.

Todo o filme é eletrizante, e temos sequências angustiantes no clímax do filme, quando os Oyó são atacados, as Agojie lutam bravamente e Nawi, Izogie e outras são capturadas… Izogie teme que elas precisem fazer aquilo que Nanisca lhes ensinou e morrer, ao invés de serem aprisionadas ou vendidas, mas Nawi está determinada a escapar, e eu fiquei profundamente mexido pela conclusão dessa empreitada, que eu jurei que daria certo – mas não dá. Três Agojie tentam escapar enquanto estão sendo vendidas como escravas para os europeus, e por mais que elas sejam guerreiras treinadas e praticamente invencíveis no combate corpo-a-corpo, não há muito que elas possam fazer contra as armas de fogo dos europeus, e a morte de Izogie me pegou totalmente de surpresa e eu chorei com Nawi… o grito repleto de dor de Nawi é de arrepiar.

Depois da morte de Izogie, Nawi está mais determinada a escapar do que nunca, e ela poderá contar com a ajuda de Nanisca e outras Agojie – mesmo que Nanisca esteja prestes a ser coroada Mulher Rei ao lado do Rei Ghezo, ela desobedece a uma ordem dele para fazer aquilo que acredita ser necessário e resgatar as prisioneiras… dentre elas, sua filha. Sendo um belo paralelo com a cena inicial do filme, temos aqui a batalha mais intensa e sangrenta das Agojie, que derrotam o Império de Oyó e retornam para casa sujas e ensanguentadas, mas de cabeça erguida com a vitória: chega de vender seu próprio povo aos europeus. Tudo aquilo é tão grandioso, tão inspirador, tão épico que nós assistimos de peito estufado e orgulhoso, e é prazeroso ouvir a satisfação do Rei Ghezo enquanto reconhece a força e a liderança de Nanisca, a tornando Mulher Rei do Reino de Daomé.

“A Mulher Rei” é forte e marcante. A trama é conduzida, principalmente, pela história de Nawi e Nanisca como guerreiras Agojie e mãe e filha, e na guerra dos Daomé contra os Oyó, por acreditarem na possibilidade de uma mudança, mas consegue abordar diferentes temas de maneira consciente… adoro o fato de ser protagonizado por mulheres negras, que representam essas guerreiras históricas, e como isso é um pedaço de história que poucas pessoas conhecem: “A Mulher Rei” vai ser responsável por levar essa história para além da África Ocidental do Século XIX ou de estudiosos contemporâneos da história africana, atingindo o grande público em cheio. O filme também brinca magistralmente com diferentes gêneros, como a ação, o drama, a ficção histórica, construindo um épico digno de todas suas críticas positivas. Certamente, um dos melhores filmes do ano!

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários