Malhação 2008 – Começa o sofrimento de Angelina

“Ah não. A coisinha tá minha sala!”

Angelina vai passar por momentos bem difíceis estudando no Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro, a começar por aquela humilhação que foi a Beatrice a acusando de ladra (!) por causa dos brincos que desapareceram, e isso foi apenas o começo… se ao menos ela tivesse alguma coisa, ou alguém, que fizesse isso tudo valer a pena. Desde que se conheceram nas férias, Guga e Angelina não conseguem deixar de pensar um no outro, de sonhar um com o outro, no melhor estilo “Grease”, mas sem a performance de “Summer Nights” (infelizmente). Mas agora Angelina vai ter que aturar humilhações constantes de pessoas como a Débora, que se sentem superiores a ela só porque têm dinheiro, o que, na minha cabeça, não faz o menor sentido – qual é o mérito da Débora? Ter um pai rico? Angelina é inteligente, gentil, extremamente inteligente… muito mais que a Débora!

Mas quando Angelina está limpando o refeitório depois daquela bagunça da guerra de comida do primeiro dia de aula (!), Débora a encontra e, claro, não vai deixá-la em paz: “Ah, não. É você mesmo. A coisinha do hotel” “A nojentinha do hotel”. Típico de pessoas como a Débora, ela joga um pouco de suco no chão que Angelina está limpando, e isso me dá tanta raiva… as humilhações são infinitas, do suco jogado, da maneira como ela a chama de “coisinha”, ou como diz que ela não precisa se levantar, “seu lugar é no chão mesmo”, mas Angelina não vai aguentar todos os desaforos não, e ela responde: “Limpa você. Eu não sou empregada da escola, não”. As duas discutem, e o momento em que Domingas e Felipa aparecem, dizendo que “isso dá matéria”, mostra o quanto Débora é mesmo um ser humano podre, desprezível… não é apenas contra Angelina que ela invoca.

É contra todos!

“O que dá matéria é seu excesso de peso, sua gorda!”

Mas Domingas não se abala, pelo menos não em frente às câmeras, e diz que não vai deixar a matéria de lado só porque, como Felipa faz questão de lembrar, “a Débora é filha do dono da escola”. A briga continua, Débora diz a Angelina que “ela vai sumir daquela escola muito em breve, porque não vai ficar estudando na mesma escola que ela”, e o pessoal começa a se juntar ao redor, gritando “briga”, o clima esquenta, e a Débora se sente dona da razão: “Essa empregadinha aí tá achando que é aluna do colégio”, ela diz, quando a Montanhas (justamente a Montanhas!) aparece, e eu ADORO que a Montanhas, muito convicta, responde à riquinha irritante: “Mas ela é! Angelina conseguiu uma bolsa de estudos e a mãe dela trabalha no refeitório, e ela, como uma boa filha, estava ajudando. E mesmo que ela não fosse aluno do colégio, ela merecia ser respeitada, como todo mundo”.

O TAPA NA CARA.

Débora sai bufando, e ameaçando: “Eu também quero deixar uma coisa bem clara: eu vou fazer da sua vida aqui um inferno, tá, coleguinha?” No fim, isso tudo ao menos faz com que Angelina consiga suas duas primeiras amigas: Domingas e Felipa. Afinal de contas, elas a defenderam, e isso é importantíssimo. Já tem muita coisa ruim a esperando nessa escola, ela vai precisar de pessoas como a Domingas… ou o Guga. Mas a escola não é só coisa ruim, e temos aquela cena hilária da Beatrice obrigando os alunos a cantarem o hino da escola, e é um verdadeiro DESASTRE, embora ela ache que “tenha sido maravilhoso”. Orfeu, então, o novo professor de música, faz um novo arranjo, anima a turma, e consegue que o hino saia de uma forma muito boa, no melhor estilo “What Time Is It?”, mas a Beatrice acha um horror e uma falta de respeito.

Eu já estou me irritando com a Beatrice.

Na verdade, desde aquela acusação injusta…

Mais tarde, Débora descobre que a Angelina está na sua turma, e é mais uma sessão de humilhação e, dessa vez, Angelina ganha o apoio do Pedro e do Professor Thiago. Débora e Yasmin provocam a Angelina, falam da sua roupa (perguntando se foi feita com pano de chão), e riem escandalosamente da marmita que ela traz para o intervalo, enquanto Angelina pede que ela a devolva: “É óbvio que eu vou devolver, você acha que eu vou fazer o quê? Roubar a sua marmita?” Eu sei que devemos detestar a Débora, mas ela passa de uns limites escrotos, como quando diz que “podia levar aquela marmita para casa para dar para o seu cachorro”. CARA, AQUILO É COMIDA, E CERTAMENTE ESTAVA UMA DELÍCIA! Quando o professor chega na sala e ouve Débora chamando Angelina e Pedro de “pobrinhos”, ele responde: “É melhor ser pobre de dinheiro do que de espírito, senhorita Débora”.

Amei.

Ela ainda fica brava com o comentário do professor, e diz que “devia reclamar com o diretor sobre aquela marmita na sala”, enquanto planeja uma humilhação maior que tudo na festa de ano novo da escola. Outra professora que se mostra uma aliada é a Prof. Eneida, a sonhadora professora de teatro que quer montar um musical no fim do ano letivo (a Sra. Darbus!), e que começa a falar sobre isso para a turma… Débora, sempre provocando, sugere que “eles montem Os Miseráveis, por causa das ‘pessoas estranhas’ na sala”. Mas Pedro e Angelina nem lhe dão atenção, e eu amei vê-los interessados e curiosos, porque eles nem mesmo sabem o que é um musical… então, Eneida diz que vai levá-los ao teatro para assistirem um antes de montarem o seu, e a Angelina adora a ideia… afinal de contas, ela nunca esteve em um teatro antes.

É tão lindo!

Como como sofrimento pouco é bobagem para protagonista de “Malhação”, Angelina não tem que aturar apenas a Débora e a Yasmin. Ela também tem que aturar os assédios e perseguições do Andreas, e isso é bem pior! “Não pode ser. É a menina do hotel! Esse mundo é muito pequeno mesmo”. Andreas a encontra no intervalo, comendo sua marmita sozinha, e a provoca: “E aí, sereia? Feliz em me ver?” Sim, porque já não estava suportável o suficiente essa nova experiência da Angelina… brava, Angelina volta para o refeitório (“Quem ele pensa que é? Ai que droga, eu odeio tudo aqui, não é possível!”), enquanto Andreas diz a Guga que “está interessado em uma garota do 2º Ano”, e diz que “o nome dela é Angelina”, e também aproveita para “aconselhar” o Guga a “esquecer aquela menina das férias”. Um grandessíssimo filho da p*ta.

Esperamos, agora, o reencontro de Angelina e Guga.

Alguma coisa boa precisa acontecer para ela!

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários