A Favorita – Dona Irene e o deboche de Flora

“Não dá pra ter pena de uma criatura tão imbecil”

Posso parecer cruel, mas eu ADOREI VER A IRENE OUVINDO A FLORA FALAR MAL DELA. A insuportável, burra e preconceituosa Dona Irene foi a personagem mais difícil de aturar durante “A Favorita”. Sempre equivocada, sempre patética, ela tem algumas das cenas mais revoltantes de toda a novela, e nem sempre em relação à Flora, hein? Mas principalmente em relação à Flora. Por isso, eu fiquei tenso quando Irene seguiu Lara até a casa do Zé Bob e acabou descobrindo que Donatela estava viva, porque era uma questão de tempo até ela correr para contar para a Flora e para a polícia – afinal de contas, ela nunca gostou da Donatela mesmo. Como era de se esperar, Irene não quer acreditar em nada do que Lara está contando para ela, por mais que tudo faça sentido e as peças se encaixem, e só há uma maneira de Irene acreditar: ouvindo da própria Flora.

Antes que isso aconteça, no entanto, Donatela tem umas verdades para dizer na cara da Dona Irene… E QUE CENA INCRÍVEL. Irene pode até não acreditar em Donatela ainda, mas essas coisas precisavam ser ditas naquele momento, para que ecoassem dentro da cabeça vazia de Irene quando a verdade finalmente viesse à tona. Donatela diz que Irene nunca a suportou porque ela nunca teve vergonha de ser quem é, nunca a bajulou como todo mundo fazia, e Irene sempre foi arrogante demais para perceber que o seu amor por Marcelo e por Lara era sincero. Donatela ainda diz que Irene trouxe Flora de novo para as suas vidas, a colocou sob seu teto, a assassina de seu filho e de seu marido. É claro que Irene diz que isso tudo é “um absurdo”, chama Donatela de foragida, ameaça chamar a polícia, mas, antes disso, ela acaba indo procurar uma pessoa: a Flora.

Irene acaba segurando para lhe dizer a verdade. Antes de contar qualquer coisa, ela a sonda, e é claro que Flora percebe, mas mantém-se firme, não pode deixar sua máscara cair. E depois de um momento de tensão, Irene vai embora. Desconfiada, ela acaba voltando ao apartamento de Flora e subornando o cara da recepção para que a deixe entrar, e então, quando escuta Flora entrando no apartamento com o Silveirinha, Irene se esconde no banheiro e escuta toda a conversa dos dois, que é excessivamente expositiva, mas que é importante naquele momento, e eu estava tão feliz em ver o horror de Dona Irene que eu meio relevei todo o resto. Eles começam falando sobre o Dodi e sobre o DVD, e chegam a comentar que o DVD tem a “filmagem da Flora matando o Dr. Salvattore”, o que não precisaria aparecer em uma conversa normal, mas a melhor parte começa com:

 

“Você não sabe quem esteve aqui hoje. […] Adivinha? A Irene. Mas não dá pra acreditar como essa velha é tapada! Ela me adora!”

 

Isso talvez já até fosse o suficiente, mas Flora tem muito mais a dizer, e eu me diverti o tempo todo, porque a Irene merecia no mínimo algo assim, depois de todas as estupidezes que fez durante a novela inteira. Flora ri, Flora debocha, Flora chama a Irene de “anta histórica”, e diz que matou o filho dessa mulher, sequestrou a neta dela, deu cabo do marido dela, e “ela ainda gosta dela” – “Não dá pra ter pena de uma criatura tão imbecil”. Ah, eu não pude me impedir de RIR. Flora não mentiu, ué. E as expressões e reações de Irene enquanto ouvia a tudo eram HILÁRIAS. Flora não para por nada… é maldosa, chama a Irene de “topeira”, de “múmia”…”Velha patética. Deus me livre ter que ficar aturando aquela múmia”. E ainda debocha da Irene dizendo que não dá uma semana para ela estar com o Copola, e isso tudo graças a ela, “que enviou o marido de Irene pra terra dos pés juntos”.

O diálogo chega até ao dinheiro roubado da empresa recentemente, e Flora diz que não vai abrir mão de ESFREGAR isso na cara de Irene e gargalhar na cara dela… quando Flora e Silveirinha saem e Irene sai logo em seguida, ela está transtornada, e chega horrorizada em casa, contando tudo que ouviu para Lara, e não sei se o roteiro quis que tivéssemos pena de Irene, porque eu não consegui ter. Irene conta à neta que Flora ria dos crimes, das pessoas que matou e, sobretudo, dela, e ela repete parte do que ouviu, até finalmente chegar à conclusão de que cometeu uma injustiça abominável com a Donatela, que foi uma injustiça de uma vida inteira, porque sempre a perseguiu, sempre suspeitou dela, e dá razão àquilo tudo que Donatela lhe disse recentemente, pouco antes de Irene ir atrás de Flora e escutar tudo o que escutou… tudo o que a fez mudar de opinião.

Agora, ela quer falar com Donatela e pedir desculpas.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários