Sweeney Todd: O Cruel Barbeiro da Rua Fleet (2022)

“E o nome dele era Sweeney Todd…”

Uma experiência inusitada e extraordinária. “Sweeney Todd” ficou muito conhecido em 2007, quando ganhou uma versão cinematográfica dirigida por Tim Burton e protagonizada por Johnny Depp e Helena Bonham Carter, mas é uma história muito mais antiga que isso, que ganhou sua primeira adaptação musical (com letra e música de Stephen Sondheim e texto de Hugh Wheeler) em 1979, na Broadway – e que chega agora ao Brasil, protagonizado pelos maravilhosos Rodrigo Lombardi e Andrezza Massei, dando vida a Sweeney Todd, o barbeiro cruel que retorna a Londres buscando vingança, e a Sra. Lovett, a dona de uma loja de tortas fracassada, e os dois formam uma dupla no mínimo interessante. “Sweeney Todd” é um conto macabro e, ao mesmo tempo, profundamente humano, intensificado pela forte e marcante identidade musical que Sondheim conferiu à obra.

“Sweeney Todd: O Cruel Barbeiro da Rua Fleet” conta a história de Benjamin Barker, um barbeiro honesto e ingênuo que foi acusado injustamente de um crime e exilado por um juiz mau-caráter que sempre quisera se casar com a sua esposa, e que também acabou com a vida dela, ao abusar dela durante uma festa em sua casa… muitos anos depois, Benjamin Barker retorna a Londres, transformado por tantos anos de exílio, buscando a esposa e a filha – mas descobre que a esposa está morta e que sua filha está sob os “cuidados” do perverso juiz que o acusou… e que agora pretende se casar com ela. Sweeney Todd anseia por vingança e, enquanto espera que os responsáveis por sua ruína apareçam em sua barbearia, ele começa a matar homens que caem através de um alçapão até o subsolo da loja da Sra. Lovett, que transforma os corpos em carne para as suas tortas…

Que se tornam um verdadeiro sucesso.

Acho que o que há de mais fascinante em “Sweeney Todd” é esse ar que me faz pensar muito nos contos de Edgar Allan Poe: é algo ironicamente macabro e sarcasticamente melancólico. A história de Sweeney Todd é uma história de dor e sofrimento, e há certa graça perversa nas ações condenáveis dele e da Sra. Lovett agora. Visualmente, o teatro foi preparado para transmitir essa atmosfera sombria e misteriosa, em uma organização inusitada que propõe a imersão da plateia e sua união à história, através de três palcos principais (um para a loja da Sra. Lovett e a barbearia de Sweeney Todd e um para Johanna, por exemplo), um coreto central e dois “corredores” chamados de Rua Fleet. A plateia é convidada a estar no centro da ação e a se voltar para acompanhar as cenas que acontecem em diferentes lugares… às vezes em mais de um lugar ao mesmo tempo.

A ideia me parece teoricamente fascinante – mas, na prática, um pouco desconfortável. Acredito que a ideia é bacana por dividir a ação em diferentes frentes, mas é muito difícil escolher um lugar na plateia que lhe permita assistir, com perfeição, a qualquer cena… e temo que algumas pessoas possam se distrair mais facilmente do que se sentadas em frente a um palco convencional, sem precisar desviar os olhos da ação à sua frente. De todo modo, eu estava muito animado para essa experiência, porque era a primeira vez que eu assistia a um musical dessa maneira, e muita coisa interessante veio dessa experiência diferente, como a oportunidade de apresentar uma música da Sra. Lovett e do Sweeney Todd, falando sobre o passado, em um palco, enquanto o coreto principal mostrava um flashback, ou ainda músicas e cenas que se sobrepõem.

O elenco brasileiro, como eu comentei no início do texto, está encabeçado por Rodrigo Lombardi e Andrezza Massei. Preciso dizer que saí do teatro ainda mais apaixonado por Rodrigo Lombardi: é um prazer ouvi-lo cantar ao vivo; além disso, ele coloca tanta verdade e intensidade no reencontro de Sweeney Todd com suas antigas navalhas que aquele momento no qual ele estende a mão e diz que “seu braço está finalmente completo outra vez”, eu fiquei todo arrepiado… ali eu aplaudi com gosto o grande ator que Rodrigo Lombardi é! Andrezza Massei, que eu tive o prazer de assistir ao vivo anteriormente em “Chaves”, interpretou uma maravilhosa Sra. Lovett, apaixonada, alucinada e divertida. O elenco ainda conta com Mateus Ribeiro como Tobias Ragg, Guilherme Sant’anna como Juiz Turpin, Dennis Ribeiro como Anthony e Caru Truzzi como Johanna.

Adoro as melodias de “Sweeney Todd”, e como elas ecoam em minha mente mesmo muito tempo depois de assistir ao musical… gosto de musicais que você pode reconhecer com poucas notas, como é o caso de “O Fantasma da Ópera”, e afirmo que “Sweeney Todd” tem uma identidade musical tão impactante e marcante quanto “Phantom”. A condução da história é curiosa e inteligente, porque faz com que nos afeiçoemos a Sweeney e com que entendamos o seu desejo por vingança, em um primeiro ato que é excelente na apresentação dos personagens, das suas motivações e nas relações que se estabelecem entre eles, como o Anthony se apaixonando por Johanna ou a Sra. Lovett trazendo Sweeney Todd para perto de si, já que, ao que tudo indica, era apaixonada por ele desde que ele era apenas Benjamin Barker, o barbeiro ingênuo de outrora.

O segundo ato, por sua vez, é muito mais ágil e eletrizante, em uma sequência desenfreada que nos tira o fôlego, que nos angustia e, de certa maneira irônica e perversa, nos diverte. São reviravoltas interessantes que culminam em um clímax surpreendente, dramático e macabro, que é brilhantemente interpretado por cada um dos atores em cena… é engraçado como o clímax me “surpreendente” e faz o meu coração se acelerar, mesmo já tendo assistido ao filme tantas vezes, porque é um filme de que gosto bastante: mesmo sabendo o que esperar, é um choque e uma surpresa assistir ao desenrolar irônico e às consequências do desejo cego de Sweeney por vingança. “Sweeney Todd: O Cruel Barbeiro da Rua Fleet” é uma experiência e tanto e, quando chega ao fim, queremos levantar e aplaudir em pé à produção lindíssima e de coração aberto que acabamos de assistir.

O “epílogo” cantado por todo o elenco é um toque especial que me arrepia!

 

Para outros textos, clique aqui.

 

Comentários