Além da Ilusão – O jantar com Romana

Ilusionismo ou magia?

Úrsula e Joaquim não se conformam de “ter perdido”: há anos que Joaquim está alimentando um “romance” com Isadora na esperança de se casar com ela e ser dono da tecelagem e das terras do engenho, e agora, com a chegada de “Rafael Antunes”, tudo foi por água abaixo: na verdade, Isadora estava com Joaquim há tanto tempo porque era confortável para ela, em toda essa determinação de não se apaixonar, por acreditar que o amor só trazia sofrimento e tudo o mais… a garota tinha razão de estar traumatizada depois do que tinha acontecido com a irmã há mais ou menos dez anos. Mesmo assim, “Rafael” mexeu muito com os seus sentimentos, e embora ela tenha insistentemente tentado ignorar o que estava sentindo, chegou um momento em que ela não pôde continuar mentindo para si mesma e precisou assumir: ela estava apaixonada.

Agora, Isadora está oficialmente namorando o Rafael, e sente que “nada pode dar errado” – claramente, Isadora nuca assistiu a uma novela na vida. Úrsula, empenhada em arruinar o romance de Isadora com Rafael, fica colocando algumas coisas na cabeça de Isadora, falando sobre como eles não sabem nada sobre o passado de “Rafael Antunes” e tudo o mais, e Isadora realmente aproveita um encontro com Rafael para falar sobre conhecer alguém do seu passado… Violeta não gosta muito disso, porque acha que Isadora e Rafael apenas começaram a namorar, e eles sabem que ele cresceu em um orfanato e talvez não queira mexer nessa história porque pode ser doloroso para ele – Violeta acha que Isadora deveria ter esperado que ele mesmo trouxesse o assunto à tona. De qualquer maneira, depois de um rápido desespero, Davi tem um plano…

E liga para Romana.

Romana é a dona da pensão na qual ele morava no início da novela, aquela que sempre acreditou em sua inocência e que chegou a depor a seu favor no julgamento – uma personagem de quem eu gostava muito na primeira fase e que lamentei não seguir, mas Augusta assumiu o seu lugar ao lado de Davi/Rafael, e Augusta é UMA DAS MELHORES PERSONAGENS DESSA NOVELA! Enquanto esperam Romana vir até Campos dos Goytacazes, Rafael ainda banca o herói novamente resolvendo uma crise na fábrica quando a polícia ameaça fechar a Tecelagem Tropical porque, aparentemente, “Violeta não tem a autorização do marido para trabalhar”. Rafael, então, falsifica um documento com os seus poderes que, infelizmente, estão começando a parecer ridículos… está extremamente CANSATIVO assistir ao Rafael resolver a tudo num passe de mágica.

Supostamente, Davi deveria ser um ilusionista, mas os truques dele há muito tempo (desde sempre, na verdade) não se parecem com ilusionismo, mas sim com magia de verdade. Eu não me surpreenderia se descobríssemos que Davi frequentou uma escola de magia e bruxaria ou algo assim, porque é a única explicação possível para o que estamos vendo. Eu gosto muito de “Além da Ilusão”: adoro os personagens, as atuações, o ritmo da novela… mas quando eu preciso criticar, eu vou criticar, e os truques de Davi/Rafael são convenientes e forçados demais, e isso me desanima um pouco… durante o jantar com Romana, por exemplo, ele vai voltar a fazer coisas que não são possíveis, em sequências que estão se tornando cada vez mais patéticas – por isso tudo, eu estou começando a torcer para que o Joaquim realmente descubra tudo e desmascare o Davi…

Ele precisa se ferrar de algum modo, não dá mais!

Durante o jantar na casa de Violeta e Isadora, Rafael apresenta Romana como a diretora do orfanato no qual ele supostamente cresceu, e cada vez mais parece que Rafael está andando na corda-bamba… eles podem se contradizer, eles podem ser desmascarados, e existe sempre o risco de ser reconhecido pelo Matías, já que ele está em uma fase muito mais lúcida do que antes – ele chega a ver Romana, quando chega na sala para o jantar, e reconhecê-la como “a mulher que depôs a favor do mágico no julgamento pela morte de Elisa”! Depois de anos tendo surtos e falando coisas que parecem não fazer sentido, é claro, pouco se dá atenção ao que Matías está dizendo, mas, dessa vez, ele está realmente lúcido… ele se lembra, inclusive, do nome da mulher, e procura as cópias dos autos do julgamento, para provar que está dizendo a verdade.

Augusta, sempre uma aliada poderosa, é quem ajuda o Rafael, derrubando uma bandeja e machucando o pé, para que ele tenha uma desculpa para sair da sala e não ser visto por Matías, e o aconselhando a fazer com que tudo pareça mais uma maluquice do Matías – assim, quando Augusta tira Violeta do quarto, Davi/Rafael aproveita para atormentá-lo, fazendo com que ele retorne para o seu famoso “Não olhe para mim!”. Mas, de todo modo, Matías consegue encontrar e entregar os papeis do julgamento para Violeta, mandando que ela confira o nome da Romana, e quando Violeta e Isadora dizem que “isso não faz sentido “ e devem “esquecer essa história”, Rafael faz questão de que confiram o nome, e pergunta se Romana está com a sua identidade ali… então, ele coloca o dedo sobre o nome de Romana no documento e simplesmente o muda.

O QUE NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! Ilusionismo é uma coisa, mas o que Rafael/Davi faz é MAGIA DE VERDADE, porque aquele é um documento real que ele simplesmente modifica ao tocar nele, o que não é possível, e isso tudo é cansativo e chato de se assistir – infelizmente, eu estou começando a desenvolver um ranço de Rafael por causa dessa conveniência forçada do roteiro… fico com a impressão de que “Além da Ilusão” não precisa mais de qualquer complicação ou empecilho, porque Rafael pode resolver o que for em um passe mágicas, com um movimento de suas mãos – e, se não puder, vai ser apenas porque o roteiro escolheu assim, porque ele já provou que é capaz. Eu adoro o fantástico nas novelas e não me incomodaria se o Rafael fosse realmente um mago ou algo assim, porque eu teria comprado a ideia: o que me incomoda é que eles queiram que a gente acredite que ele faz tudo o que faz apenas com ilusionismo…

Daí eles já subestimam a inteligência do espectador demais.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários