Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A máquina do Visconde

A memória do “Saraberto”!

O Dr. Saraiva perdeu a memória desde que sofreu aquele acidente caindo de uma janela depois de ser preso por Marcela… desde então, ele fugiu, se juntou a uma caravana de teatro, se tornou “Felisberto”, e acabou capturado novamente pela megera que nem lhe dava de comer – dessa vez, no entanto, a estratégia de Marcela é outra. Ela precisa saber onde o Dr. Saraiva escondeu a joia que é a herança que o pai da Cléo deixara para a filha e, para isso, ela precisa que ele recupere sua memória – e se a médica que está cuidando dele agora diz que estar em um lugar agradável e com pessoas que o amem e que ele também ame vai ajudar, Marcela não tem outra alternativa a não ser levá-lo para o Sítio do Picapau Amarelo, para que ele possa reencontrar Cléo. De fato, Saraiva receberá bastante carinho e amor no Sítio de Dona Benta, mas isso será o suficiente para recuperar sua memória?

Além de Cléo, o Dr. Saraiva está prestes a reencontrar outro rosto familiar: o João da Luz. Afinal de contas, eles se conheceram na época em que Saraiva era “Felisberto”, e criaram um laço muito forte. Agora, enquanto o Dr. Saraiva vaga pelo Sítio, encantado com tudo, João vai conversar com ele, e é muito legal vê-los se reencontrando… na casa do Tio Barnabé, Saraiva conta para João como Marcela diz que ele se chama, e também diz que ele aparentemente tem uma sobrinha, a Cléo, então João entende tudo – “Saraiva? Então você é o Tio Saraiva. O tio da minha namorada!” Como o mundo é pequeno, não? Eles não têm muito tempo para conversar nesse primeiro reencontro, no entanto, porque Marcela está desesperada e não quer perder a “múmia” de vista, então ela aparece na casa do Tio Barnabé; felizmente, o João tem tempo de se esconder.

Marcela não pode saber que ele está ali.

Enquanto Saraiva vai se enturmando com o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo, Cléo retorna do Arraial dos Tucanos depois do protesto comandado pela Dona Benta contra o Coronel Teodorico por causa do escândalo da merenda escolar – primeiro, ela vê Marcela, o que não a deixa nada contente, mas seu rosto se ilumina quando ela vê que o Dr. Saraiva também veio! É um momento emocionante, mas embora o Saraiva seja todo bondoso e querido, ele não se lembra de Cléo, o que a deixa arrasada… de qualquer maneira, Cléo se senta para conversar com o tio, para saber como ele está, para contar algumas coisas sobre quem ele é, e Marcela fica do lado de fora da porta, escutando com atenção esperando que ele diga alguma coisa que a leve até a joia de Cléo, mas a verdade é que o Dr. Saraiva realmente não se lembra de nada. Ela vai ter que esperar.

Incomodada com a falta de memória do Saraiva (ou do “Saraberto”, como ela chama, por ser uma mistura de “Saraiva” com “Felisberto”), Emília coloca o Visconde para trabalhar e o manda inventar uma máquina para fazer o Dr. Saraiva recuperar a memória – e isso só gera uma confusão depois de outra. A máquina não funciona perfeitamente, e, na primeira tentativa, a mente do Dr. Saraiva acaba regredindo à infância, e ele fica uma pestinha! O “Osvaldinho” causa tanta confusão no Sítio quanto o Viscondinho em “A Morte do Visconde”, no “Sítio” de 1978! Osvaldinho inclusive é capturado pela Cuca e deixa a jacaroa louca… e CARECA. Me divirto com o Osvaldinho! Depois, na segunda tentativa, o Dr. Saraiva vira um velho rabugento e chato, bastante grosseiro com todo mundo – e bastante real. Só na terceira tentativa é que ele volta ao normal.

Mas ainda sem memória da joia.

O Dr. Saraiva, como Osvaldinho, acaba indo parar na caverna da Cuca para deixá-la careca, literalmente, em uma confusão que envolve o João da Luz, o Saci e o Máscara Verde… o visual do Máscara Verde nos faz pensar no Lanterna Verde, mas ele é claramente uma paródia do Superman, por causa do seu disfarce como jornalista, por exemplo – o que quer dizer que ele deve ter uma kryptonita. A Cuca sabe de um cogumelo que “afeta super-heróis”, e parece ser o suficiente para derrubar mesmo o Máscara Verde… tanto é que, quando o herói aparece para salvar o João das garras da jacaroa mais uma vez, ele acaba sendo derrubado. Felizmente, o Saci consegue salvar o João enquanto a prima está distraída com o herói mascarado, mas o João não vai conseguir continuar escapando da ira de Cuca por muito tempo – em breve ele terá que enfrentar sua vingança.

Assim que o João está salvo, o Saci avisa o pessoal do Sítio sobre a Cuca ter levado o Máscara Verde, e eles partem para ajudar o mascarado – o Zé Carijó, inclusive, faz questão de se trocar para se tornar o “Máscara Vrede, o Bactéria”… e ele sempre me diverte! O Osvaldinho vai junto com o pessoal do Sítio para salvar o herói, mas acaba andando pela caverna bem na hora de ir embora, então ele é deixado para trás… quando se dão conta de que o Dr. Saraiva ficou na caverna da Cuca, o pessoal do Sítio se desespera para ir atrás dele, mas a verdade é que ele está lidando bem com a jacaroa… uma criança pestinha é difícil até mesmo para alguém como a Cuca! De qualquer maneira, o Saci e o João vão até a caverna da Cuca e salvam o Dr. Saraiva, que chega animado contando tudo o que aconteceu para a Dona Benta que, como sempre, não acredita em nada.

Quero que a Dona Benta acredite! Será que precisaremos de um Pássaro Roca?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários