Lost 3x01 – A Tale of Two Cities

Os Outros.

TERCEIRA TEMPORADA DE “LOST” – E É HORA DE CONHECER UM POUCO MAIS DOS OUTROS. Ouvimos falar dos “Outros” desde a primeira temporada, mas passamos a conhecê-los um pouco mais na segunda, quando o suposto “Henry Gale” aparece e começamos a nos perguntar sobre os mistérios desses antigos moradores da ilha, e as condições em que eles de fato vivem… afinal de contas, Michael vira apenas um acampamento precário que não era muito promissor, mas Claire fora levada para uma estação avançada cheia de remédios e tecnologia. A terceira temporada de “Lost” vem para trazer alguma luz sobre os Outros, apresentar novos personagens (alguns dos quais se tornarão nossos favoritos), e, é claro, para trazer alguns novos mistérios também enquanto a trama continua a crescer… está chegando a hora de ouvirmos falar sobre o Jacob.

O início do episódio é ELETRIZANTE – em parte porque eu amo a Juliet e ela é, até hoje, uma das minhas personagens favoritas na série! É muito bom ver essa introdução com ela, sem saber exatamente onde ou quando essa história está acontecendo, e então a vemos organizar um Clube de Leitura, ouvimos comentários a respeito de um “Ben” (que até então era conhecido como “Henry” na série), e ouvimos um barulho que leva todo mundo para fora em uma das cenas mais reveladoras e intrigantes da série: estamos em uma espécie de “vilazinha” no meio de uma floresta, e os moradores dessa vila assistem enquanto o Oceanic 815 cai na ilha. Esses são os Outros, esse é o tipo de vida que eles levam, e então Ben, o líder deles, manda os espiões que vão se infiltrar entre os sobreviventes: Ethan com os sobreviventes da parte da frente, e Goodwin com os da cauda.

É MUITO BOM começar a conhecer os Outros, perceber quantos eles são e como eles vivem – e mal podemos esperar para voltar a eles… por enquanto, no entanto, não retornamos para a vilazinha que vemos no início do episódio, apenas para algumas instalações da Dharma onde os experimentos com animais eram realizados, conforme vemos brevemente em um vídeo de Orientação da temporada passada – conhecemos o lugar onde o tubarão era mantido, por exemplo, e a jaula do urso polar. Kate, Sawyer e Jack foram capturados pelos Outros, e eles não têm ideia do que os espera nas próximas duas semanas, mas cada um recebe um tratamento diferente… adoro os mistérios de “Lost”, porque, para mim, é o que mantinha e mantém a série viva: a possibilidade de terminarmos um episódio e ficarmos pensando sobre ele, fazendo teorias…

Kate é a que é melhor tratada, dentro de condições ruins, é claro, ganhando um banho, um vestido novo (embora não tenha nada a ver com ela) e comida, enquanto o Ben manda que ela “aproveite” porque as próximas duas semanas serão complicadas ou qualquer coisa assim… ela não sabe o que ele quer dizer. Sawyer fica preso em uma jaula, tendo que “desvendar” um mecanismo para conseguir comida, e ele até tenta escapar uma vez, com a ajuda de um outro prisioneiro que ainda não sabemos se é dos Outros ou não, mas é capturado novamente… e, por fim, Jack é mantido dentro de um aquário, e ele está cada vez mais descontrolado – os flashbacks do episódio mostram um Jack transtornado e obsessivo depois do seu divórcio, atormentando a ex-mulher e querendo saber quem é o homem com quem ela está saindo agora… é assustador e revoltante.

Uma parte considerável do episódio é dedicada à Juliet, e eu mal posso esperar para ver o desenvolvimento de seu personagem! Se o episódio começa apresentando sua vida “normal” na ilha, durante o episódio a acompanhamos e tentamos entender suas motivações e sua personalidade, que parece marcada por uma voz baixa, suave e manipuladora, ao mesmo tempo em que ela é forte e quase irônica. Juliet interage bastante com Jack durante esse episódio, tentando negociar com ele ou mostrando, no fim, que ela e os Outros sabem tudo a seu respeito (!), e ela tem aquele momento icônico no qual ela dá um soco em Jack depois de ele ter aberto uma escotilha que ela pediu expressamente que ele não abrisse… vale lembrar que Juliet também interage brevemente com Sawyer e é quem o captura para que ele seja colocado de volta na jaula.

Juliet PROMETE. E eu a amo.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários