Lost 3x03 – Further Instructions

Um belo discurso.

QUE EPISÓDIO FOI ESSE?! EU ADOREI! Retornamos para o outro lado da ilha na companhia de John Locke em um episódio completamente diferente dos dois primeiros da temporada, e que levanta algumas questões – especialmente sobre como Desmond sabia sobre o discurso de Locke antes mesmo de ele acontecer. “Further Instructions”, exibido em 18 de outubro de 2006, nos mostra um pouco do que aconteceu depois que o botão não foi apertado na Estação Cisne e que Desmond girou a chave de segurança… aparentemente, tudo está razoavelmente bem, mesmo que a ilha toda tenha tremido, que o céu tenha se iluminado e que a estação que ficava dentro da escotilha tenha implodido, o que quer dizer que os sobreviventes do Oceanic 815 não têm mais um lugar para “brincar de casinha”. E John Locke tem uma missão a cumprir, com a ajuda de Charlie.

Locke aparece sem dizer nada no início do episódio, em uma sequência meio mística que o coloca na “tenda do suor” para que ele tenha uma espécie de visão e possa decidir o seu futuro… é um ritual interessante que o faz ver Boone (ah, que saudades do Boone! Ian Somerhalder era bonito demais para morrer na primeira temporada!), que o leva, em uma cadeira de rodas, por um tour pelo aeroporto, aparentemente no dia da decolagem… embora, é claro, nada daquilo esteja acontecendo de verdade, nem como aconteceu de fato, porque vemos o Desmond vestido como um piloto, por exemplo, e o Hurley trabalhando no check-in. Locke procura por todo lado para entender quem ele precisa ajudar, até que Boone lhe explique que “ele precisa limpar sua própria sujeira antes”, e então John decide que a sua missão é salvar a vida do Sr. Eko.

Assim, Locke e Charlie retornam ao lugar que outrora fora a Estação Cisne em busca do Sr. Eko, e podemos revisitar alguns mistérios interessantes da ilha, como o caso do Urso Polar, embora já tenha ficado razoavelmente definido que os ursos polares são parte dos experimentos que a Iniciativa Dharma conduz na ilha há muitos anos… a busca pelo Sr. Eko leva Locke até uma caverna e um confronto direto com o temido urso polar, e ele consegue recuperá-lo, ainda com vida – é incerto o quanto ele vai sobreviver, porque seu estado é crítico, mas Locke parece convencido de que, se ele e Charlie o levarem de volta ao acampamento, talvez possam de fato salvar a sua vida… em uma conversa com Eko, Locke pede desculpas por ter duvidado dele, porque nada disso teria acontecido se ele tivesse continuado apertando o botão, mas Eko diz que ele ainda pode salvá-los…

Afinal de contas, ele é um caçador.

Nos flashbacks do episódio, temos uma história de John Locke que começa com ele dando carona para um jovem na beira da estrada em um dia de chuva forte: Eddie acaba o acompanhando até uma espécie de colônia natureba, onde ele fica pelas próximas seis semanas, tentando descobrir qual é o segredo guardado na estufa da qual ninguém deixa que ele se aproxime, por exemplo… gostei do flashback de Locke, e é impressionante como parece que qualquer flashback é melhor do que um do Jack, não? Eventualmente, descobrimos que aquele lugar está cultivando drogas, e talvez Locke tenha colocado todo mundo em perigo ao trazer Eddie para lá, porque ele é um policial infiltrado… agora, Locke é obrigado a “lidar com isso”, e atrai Eddie para uma armadilha e aponta uma arma para a sua cabeça – mas, embora se diga um “caçador”, ele não tem coragem de atirar.

Eddie sabia que ele não atiraria… ele é um “fazendeiro”, é um “bom homem”.

Tudo isso tem um pouco a ver com todos os traumas que Locke enfrentou na vida, porque ele já foi enganado pelo pai, que só queria “roubar” o seu rim, e agora ele foi escolhido pelos policiais para que eles se infiltrassem em um negócio de tráfico, porque julgavam que ele seria vulnerável o suficiente para que pudessem enganá-lo… e, bem, ele foi enganado. Gosto muito de como “Lost” compõe os seus flashbacks e de como eles se entrelaçam com a história da ilha, porque podemos ver alguma similaridade na relação de Locke com Eddie, no flashback, com a relação atual de Locke com Charlie, na ilha, enquanto retorna toda a questão de ele ser um “fazendeiro” ou um “caçador”. Talvez ele fosse um fazendeiro antes da queda do avião e tenha se tornado um caçador agora? Ele terá que ser um caçador se ele quiser salvar os amigos dos Outros.

Também vemos o esperado retorno de Desmond, que aparece nu no meio do mato, assim como Henry, de “A Mulher do Viajante do Tempo”, toda vez que ele salta. Adoro como o personagem de Desmond é sempre envolto em mistério. Dessa vez, ele contracena bastante com Hurley, que está retornando para a praia com uma mensagem dos Outros, depois de ter sido capturado, e fala com ele sobre como Locke vai salvar Jack, Sawyer e Kate, porque “ele disse isso no discurso”. O “problema”, é claro, é que Hurley não sabe de que discurso ele está falando, até porque é um discurso que não aconteceu… ainda. O episódio termina com o retorno de Locke à praia, depois de conversar com o Sr. Eko, dizendo que “vai salvar aqueles que foram capturados pelos Outros”, enquanto Charlie comenta que é um belo discurso e Hurley olha intrigado para o Desmond…

Como ele sabia?

ADORO ESSA FASE DE “LOST”.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários