Além da Ilusão – Heloísa vs Matías

A criança que ninguém queria.

É uma grande surpresa? Não é. Mas toda a sequência da “revelação” da paternidade da filha de Heloísa é um primor da teledramaturgia brasileira, com Paloma Duarte e Antonio Calloni ARRASANDO na atuação – como eles fazem em cada capítulo de “Além da Ilusão”, é claro. Quando Matías invade o Concurso Senhoritas Galantes furioso porque ouviu no rádio o locutor dizer que “Violeta era casada com Eugênio”, é Heloísa que acaba o levando para casa, e eu realmente adoro como ela adora provocá-lo, dizendo que, por ela, ele estaria internado, por exemplo, e então Matías diz que “sabe por que ela o odeia tanto”, e então percebemos que “Além da Ilusão” está se preparando para entregar uma cena esperada desde o início da novela, desde as primeiras interações entre os personagens, e eu sorri, porque sabia que seria um espetáculo.

“Mas é claro que sabe, a sua perda de memória é bem seletiva”, Heloísa responde. “Você é um homem atormentado pelo seu passado, não é à toa que você vê fantasmas pela casa”. Em um dos seus raros momentos de lucidez, então, embora esteja transtornado, Matías concorda e diz que Heloísa é um desses fantasmas, e quando ela o chama de “canalha”, ele a chama de “vagabunda”. A cena é tensa e angustiante, com a Heloísa dando um tapa em Matías e levando outro em troca, e quando Matías fala alguma coisa sobre a bebê de Heloísa e ela manda ele não falar sobre ela, “porque não tem direito”, ele responde: “Eu tenho direito, sim! Era minha filha também!” Então, Paloma Duarte nos emociona com a sua atuação pungente enquanto chora e relembra o ano em que aquilo aconteceu – o ano em que ela foi seduzida e enganada pelo marido da irmã.

Heloísa era uma garota de 17 anos, inocente, que Matías cercou, perseguiu e enganou… ele se sente orgulhoso em dizer que “ela gostava dele”, mas a verdade é que Matías a atormentou, a seduziu, fez um monte de promessas nas quais Heloísa acreditou, e das quais se culpa por ter acreditado – quando Matías disse que a amava e que fugiria com ela, por exemplo. Furiosa, Heloísa diz que só tinha 17 anos, 17 anos que passara presa naquela fazenda, sem conhecer nada do mundo, da vida e do amor, e ela nunca falou sobre isso a ninguém, pelo amor que tinha por sua filha e pelo amor que tem pela sua irmã… durante todos esses anos, ela carrega a culpa por sentir que traiu Violeta, e o medo diário de que a irmã descubra o que aconteceu, mas ela também diz que talvez seja hora de Violeta saber a verdade – talvez não a perdoe, mas vai saber o monstro com quem se casou!

Eu gosto muito de como Heloísa externaliza os seus monstros, como o chama de vagabundo, como fala da irmã, e como aproveita para atormentá-lo por causa da morte de Elisa, da qual ela sabe que ele é culpado: ela diz que ele não passa de um pobre coitado, um homem que matou a própria filha por engano e colocou a culpa em outro homem inocente, para se livrar da acusação e da culpa… com isso, Heloísa sabe que tocou em uma ferida, e então Matías entra em uma crise, uma daquelas crises recorrentes que ele tem desde que matara Elisa, na primeira fase da novela, e Heloísa está satisfeita, porque sabe que isso tudo pelo que ele está passando é castigo por tudo o que ele fez – ela ainda diz (e, é sério, a cada nova fala de Heloísa eu a amo mais!) que espera que Elisa, onde quer que ela esteja, nunca o perdoe. Então, ela sai do quarto e o deixa trancado com seus fantasmas.

Heloísa é uma mulher forte e sofrida. Espero que ela ainda possa ser feliz.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários