Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A nova bruxa do Arraial

A sina de Dona Joaninha.

Dona Joaninha não apenas não conseguiu realizar o seu sonho de finalmente desencalhar, como ainda teve o dia do seu casamento arruinado pela Dona Carochinha e foi transformada na MAIS NOVA BRUXA DO ARRAIAL DOS TUCANOS. Dona Joaninha está desde que apareceu tentando se casar com o Coronel Teodorico, e quando ele se candidata a prefeito do Arraial, ela acha que finalmente vai conseguir o que quer: ela o convence de que “o povo quer uma primeira dama”, e como ele está disposto a fazer qualquer coisa para ser eleito, ele aceita a sua ajuda, planejando não se casar com ela no fim das contas. Quando o resultado das eleições vem, no entanto, e Elias tem apenas um voto (foi maldade, ainda mais tendo em vista que ele foi sabotado pelo Teodorico com aquela história do purgante no bolo), ele mesmo se encarrega de pressionar o Coronel para que cumpra suas promessas…

…começando por se casar com a Dona Joaninha.

Teodorico celebra sua vitória injusta, assume o cargo de prefeito, e já começa enrolar, dizendo que vai marcar o casamento daqui uns 15 dias… ou daqui uns meses. Eu adoro como até a Dona Benta dá uma forcinha para a Dona Joaninha aqui, dizendo para o Coronel que se ele deixasse a Joaninha a ver navios, ele ficaria muito desacreditado. Motivado pelo Elias, o povo do Arraial faz uma espécie de protesto na frente da prefeitura, com cartazes e tudo, dizendo que “promessa é dívida” e que “o povo quer um casamento”. Dona Joaninha, sem perguntar ao coronel, então, marca o casamento para aquele fim de semana… e ela não poderia estar mais feliz. Um véu gigantesco, a Narizinho e a Emília chamadas para carregá-lo, e todo o povo do Arraial esperando ela aparecer quando a marcha nupcial começa a tocar – ela está prestes a realizar o seu sonho e se casar.

Mas Teodorico hesita na hora de dizer “sim” e até desmaia antes de conseguir dizer a palavra. Elias se apressa para jogar um pouco de água nele, para que ele cumpra sua promessa, mas nesse tempo a Dona Joaninha vê a baratona voadora entrar pela janela da pensão (ela tem visto a Dona Carochinha entrar e sair voando daquela janela o tempo todo!), e quando ela começa a falar insistentemente sobre isso, Teodorico percebe que essa é a sua “salvação”: ele diz que não pode se casar com a Dona Joaninha porque ela está louca. Dona Joaninha, então, resolve provar que ela estava dizendo a verdade, e vai pessoalmente até a pensão com uma câmera na mão, e enquanto ela tenta tirar uma foto para provar que não está louca, a fadinha Tambelina acaba escapando, o que deixa a Dona Carochinha furiosa – afinal de contas, ela até ali para levar a Tambelina de volta!

Para piorar a situação da Dona Joaninha, ela volta para o casamento com uma foto polaroide que supostamente contém a prova de que estava dizendo a verdade (Dona Carochinha em sua forma de barata), mas não tem nada na foto. Então, o Coronel Teodorico insiste que ela endoidou de vez, e confesso que parte de mim (uma parte pequena, mas ainda assim) ficou com dó da Dona Joaninha gritando desesperada que não era louca. Com o casamento cancelado e com a Dona Carochinha furiosa porque a Tambelina fugiu por causa da Dona Joaninha, ela resolve se vingar da dona da pensão e a transforma em bruxa – depois, lhe dá uma vassoura de presente, para que ela possa cumprir sua sina de percorrer sete lugares diferentes toda noite pedindo por sal… se um dia ela não conseguir cumprir essa sina, ao primeiro raio de sol ela se transformará em uma pata ou ficará nua onde estiver.

Cuca e Dona Carochinha continuam atrás do pessoal do Sítio, seja para recuperar a fadinha ou o livro de feitiços que o Pedrinho e a Emília roubaram da caverna, e que está transformando a Emília em uma verdadeira ditadorazinha – é extremamente perigoso ter um livro tão poderoso nas mãos de uma boneca ambiciosa e caprichosa como a Emília! Eventualmente, depois de Emília atormentar o Sítio inteiro com os feitiços, o Visconde lhe avisa de que “o feitiço pode virar contra o feiticeiro”, e quando a bonequinha de pano tenta fazê-lo desaparecer, quem acaba desaparecendo mesmo é ela, e ela cai diretamente nas garras da Cuca lá na sua caverna… Pedrinho, todo heroico e valente, pega o pangaré para ir resgatar a Emília e, com a ajuda do Visconde e do Saci, ele salva a Emília. Furiosa, Cuca promete vingança… e sequestra o Zé Carijó como seu novo ajudante.

A Dona Joaninha, por sua vez, precisa lidar com sua nova sina – e se ela quiser que a Dona Carochinha a destransforme, a baratona a manda para o Sítio do Picapau Amarelo, para pegar a Tambelina e trazer para ela, dizendo que retirará a maldição se ela o fizer. Assim, Dona Joaninha aparece como bruxa no Sítio durante a noite e como Dona Joaninha mesmo no dia seguinte, em uma “visita social”, algo que ela nunca fez antes. Felizmente, ela acaba levando por engano uma lata que tem o Pesadelo encolhido dentro, e não a Tambelina, e a Tambelina pode avisar aos demais sobre o perigo que corre agora que a Dona Joaninha também está atrás dela… Emília tem certeza, depois disso, de que a Dona Joaninha é a nova bruxa que ela viu rondando o sítio durante a noite anterior, e quer provar isso, fazendo uma armadilha para bruxa. Ela até prende a Dona Joaninha, mas como a Dona Benta manda todo mundo para a cama e ela só pode ir vê-la no dia seguinte, Dona Joaninha já virou uma pata…

“Mas cadê a bruxa? Cadê a bruxa, Visconde?!”

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários