Além da Ilusão – Isadora termina com Joaquim

“Palmas pra mim… o imbecil do ano”

Tudo está dando errado para o Joaquim – e é uma delícia de se assistir. Ele tentou sabotar o Concurso Senhoritas Galantes, mas Rafael encontrou uma solução depressa, e agora Rafael ainda está com a lançadeira que Joaquim espera que Onofre lhe devolva para consertar o tear: até porque a sua viagem súbita ao Rio de Janeiro foi, supostamente, para comprar essa nova peça para o tear, como ele pode voltar sem ela?! É sempre bem gostoso assistir à cara de tacho do Joaquim quando alguma coisa que ele tenta dá errado, e aqui temos mais um momento desses, quando ele diz que “a peça estava em falta no Rio de Janeiro”, e Rafael entrega a lançadeira que foi encontrada na casa do Seu Onofre, dizendo que a encontrou no depósito, “por acaso”, quando foi buscar um ventilador para o seu escritório ou qualquer coisa assim… Rafael é o cúmulo do deboche.

Mas as coisas estão prestes a ficar muito piores para o Joaquim: ao fim da reunião, ele pede para falar com Rafael, pronto para enfrentá-lo por causa de toda a questão da lançadeira, mas Isadora pede que ele vá à sua sala porque “quer falar com ele”, e ela é maravilhosa e direta: devolve a aliança e diz que quer terminar o noivado. Estou prestes a me irritar com o Rafael/Davi e com a maneira como tudo parece dar absurdamente certo para ele, de maneira bem conveniente e irreal, mas, nesse momento, eu curti DEMAIS ver a Isadora terminando com o Joaquim, algo pelo qual esperamos há muito tempo, e que acontece em uma sequência excelente… ele chora, faz cena, fala um monte, e Isadora também acaba chorando, sentindo por ele e pelo seu “sofrimento”, mas ela não o ama, não está apaixonada por ele e é firme em sua decisão.

Acabou.

Então, Joaquim vira um monstro violento – ele quebra coisas no escritório, pergunta para Isadora se ela tem outro, parte para cima dela de maneira agressiva e quase a agride fisicamente, e felizmente Violeta chega antes que algo pior aconteça, e encontra a filha assustada e transtornada… e mais certa do que nunca de que tinha mesmo que terminar esse noivado. Então, Isadora conta à mãe o que aconteceu, e Violeta não pode deixar de ficar feliz com a notícia não apenas de que Isadora terminou com Joaquim, como que também está com Rafael! Atordoada e com medo, Isadora corre para a sala de Rafael para abraçá-lo e se sentir novamente acolhida e protegida, mas eles decidem que vão manter o namoro deles em segredo, pelo menos por enquanto, por causa de Joaquim e por causa do namoro falso de Rafael com Olivia.

E, então, Rafael chega e os encontra ali juntos… embora não veja nada realmente suspeito, é fácil de entender o que está acontecendo! De todo modo, Joaquim está muito perto de ter a confirmação de que Isadora está com Rafael… Olivia, agora cúmplice desse romance secreto, vai à casa de Isadora (adoro vê-las interagindo sem saber que são primas e irmãs) para “convidá-la para ir à sua casa”, apenas para que ela possa se encontrar com Rafael, mas Manuela acaba contando isso para Joaquim e ele vai até lá, vendo pela janela enquanto Rafael e Isadora trocam um beijo apaixonado. O mais inusitado do personagem de Joaquim é que ele não se contenta em perder: ele tem que ir atrás da humilhação. Já é humilhante o suficiente Isadora estar com Rafael e Joaquim ver os dois se beijando através da janela, mas ele vai em busca de mais e faz o quê?

ENTRA NA CASA!

Joaquim entra na casa aplaudindo, fazendo cena: “Palmas pra mim… o imbecil do ano”. Agora, no entanto, Joaquim está mais furioso do que nunca, e ele vai embora determinado a não deixar que eles fiquem juntos… nem que ele tenha que matá-los. Então, Joaquim vai atrás de um matador de aluguel, mas enquanto ele se vangloria, acreditando que Rafael já deve estar morto, o matador não atira em “Rafael Antunes” porque ele o reconhece como Davi Jardim: trata-se de Gaspar, o homem que Davi ajudou a fugir com ele. É irônico como tudo sempre dá errado para Joaquim e, assim, ganhamos mais uma sequência do “Joaquim fazendo cara de tacho”, quando, durante o jantar de aniversário da tecelagem, ele espera alguém aparecer a qualquer momento com a notícia da morte de Rafael, mas, quando a campainha toca, quem entra é o próprio Rafael, com flores para Isadora e um beijo apaixonado.

Mas a ruína de Joaquim não acaba por aí – o que não é, necessariamente, algo bom para Rafael e Isadora, é claro. Enquanto eles estão felizes curtindo um romance novo, com a Isadora toda sonhadora e apaixonada, “apresentando” o Rafael a Heloísa oficialmente como o seu namorado (Heloísa fica muito feliz pela sobrinha e diz que faz muito sentido que ela esteja tão apaixonada, porque Rafael é um rapaz culto, educado e bonito), Joaquim está cada vez mais emputecido e não vai deixar isso barato. Para piorar tudo, Gaspar decide “dar uma lição” em Joaquim e, além de não ter completado o serviço que ele pediu, ainda invade a sua casa, o amarra, leva uma série de coisas e diz a Joaquim que ele não deve fazer nada contra o “Rafael” e que se ele aparecer com um arranhão que seja, Joaquim é um homem morto… bem, isso levanta algumas suspeitas, não?

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários