Além da Ilusão – O namoro de Rafael e Olivia: Parte 3

Olivia conta a verdade para Isadora!

O NAMORO DE MENTIRA FAZ COM QUE ISADORA SE APAIXONE AINDA MAIS POR RAFAEL. Estou gostando dos rumos de “Além da Ilusão”, e da agilidade para resolver algumas coisas, porque achei, por exemplo, que esse namoro de mentira de Rafael e Olivia seria uma história que afastaria Rafael e Isadora por muito tempo – mas não parece ser o caso. Quando a mãe de Olivia decide fazer uma feijoada na vila operária para celebrar o namoro da filha com o Dr. Rafael (e para ajudar a calar as pessoas que estão dizendo que “o namoro é falso”), Rafael convida Violeta, que diz que vai levar Isadora… ela só precisa dizer que foi a Mariana, a mãe de Olivia, quem a convidou, e que ela não pode fazer essa desfeita – até porque Violeta está decidida a usar o namoro de mentira para provocar a filha: quanto mais ela os vir juntos, mais ela vai sentir ciúmes e talvez desperte para esse amor.

A festa na vila é um clima delicioso – mesmo quando Isadora chega com aquela cara emburrada e infeliz dela, acompanhada de Violeta e Heloísa. A festa pode azedar, sim, se o Joaquim aparecer por lá, porque Onofre faz questão de escapar da festa e ir ligar para ele, avisando sobre a festa e sobre a Isadora estar lá… para fazer o telefonema, ele entra na casa de Violeta, o que acaba atormentando Matías, que não está tão bem assim ultimamente. Recentemente, Leônidas conseguiu tirá-lo de onde ele tinha sido internado e o trouxe de volta para casa, mas ele parece mais triste e mais distante do que antes e, novamente, eu preciso dizer: a atuação do Antonio Calloni é IMPECÁVEL DEMAIS. Ele consegue dar vida, de maneira convincente e emocionante, a todas as facetas do personagem, e, enquanto assisto “Além da Ilusão”, sempre fico pensando no imenso prazer de assistir uma atuação tão boa.

Ele merecia tanto um prêmio no Melhores do Ano!

Matías tem algumas cenas interessantes recentes, como quando briga com o joelho e diz que é por causa dele que o mágico disse que ele vai para o inferno, algo que o Leônidas ainda não consegue entender e, para distraí-lo, ele resolve levá-lo para o carrossel que acabou de chegar na cidade, e a maneira como os olhos do Matías brilham olhando para aquele carrossel! Matías surpreende quando Heloísa, desesperada, dá pela falta de Clarinha na festa e, atordoado, ele escuta os gritos de Heloísa e é ele quem encontra e salva a Clarinha, mandando desligarem o carrossel e tudo – é uma cena surpreendente emocionante e, mais uma vez, que prazer assistir ao Antonio Calloni atuando. A dupla Antonio Calloni e Paloma Duarte ainda entregará as melhores cenas dessa novela. E chorei com o Matías perguntando para o padre se, agora que ele salvou “a menina que ninguém queria”, ele pode ter um lugar no céu.

Que cena, que atuação!

De volta à feijoada na vila operária… Isadora está se sentindo tão mal que ela não consegue comer e se isola de todos, sentando-se sozinha no balanço para chorar, então Olivia vem falar com ela e, para a nossa surpresa, conta que o seu namoro com Rafael é de mentira. Então, ela explica que está apaixonada pelo padre, o que é um amor impossível, e quando Onofre fez tudo o que fez, ela pediu a ajuda de Rafael, porque ele é um grande amigo – ela também diz que Rafael a ama de verdade, e está sofrendo muito com a maneira como ela o tem tratado, e isso faz com que Isadora passe a admirá-lo ainda mais, porque ele não é cínico e falso, como ela pensou, e ainda teve uma atitude nobre ao ajudar a Olivia naquela confusão toda. Podemos ver o alívio e a alegria tomando conta de Isadora, e seu humor até muda depois disso, o apetite volta…

Ainda na festa, Isadora procura Rafael para falar com ele, em uma cena romântica e bonita, cheia de olhares apaixonados, e Rafael respira aliviado. É claro que o Joaquim aparece justamente na hora em que os dois estão conversando, faz um escândalo, mas Isadora é firme com ele e, com dedo apontado e tudo, o manda ir embora, dizendo que vai falar com ele outro dia sobre mais esse papelão que ele a fez passar. Isadora está cansada. A coroação de tudo isso é aquela reunião na tecelagem buscando ideias para aumentar as vendas, quando Rafael sugere um desfile de moda, Isadora se anima e Violeta os coloca para trabalhar juntos encabeçando o projeto, dando motivo para mais um surto de Joaquim, mas Isadora não está nem aí para nada que ele disser: ela e Rafael vão trabalhar juntos, sim, e Joaquim que lide com isso. Não é ele quem decide.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários