Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A chegada do Máscara Verde

O jornalista e o super-herói.

Eu estava ansioso por esse momento! César Britto/Máscara Verde é um personagem muito bacana que passa a integrar a temporada 2005 do “Sítio do Picapau Amarelo” – o César era um dos meus personagens favoritos na época em que assisti à temporada na adolescência, e eu adoro a maneira como o personagem foi construído para ser uma referência aos super-heróis dos quadrinhos… César Britto é claramente uma referência ao Superman, porque, em sua vida normal, ele é um jornalista todo arrumadinho e de óculos, exatamente como o Clark Kent. Eu adoro as sequências em que o Máscara Verde aparece para enfrentar bruxas e salvar pessoas, mas eu também adoro as cenas de César Britto, e foi uma delícia vê-lo chegar no Arraial dos Tucanos, todo destrambelhado, trombando em Cecéu, derrubando óculos… e fico feliz por Cecéu ganhar um par romântico real.

Curioso para ver o desenvolvimento do romance de Cecéu e César.

Preciso dizer que eu acho o César Britto um fofo – sim, ele é extremamente estabanado a ponto de ser exagerado, e está o tempo todo derrubando coisas e pedindo desculpas, mas eu meio que tinha um crush nele na minha adolescência. A sua introdução é ótima e vem em uma conversa com Cecéu, na qual ele explica que está ali porque é estagiário de jornalista e vai fazer uma matéria sobre os seres do folclore brasileiro, e eu acho fofo e triste como a Cecéu fica imediatamente encantada por ele porque, segundo ela, ele “diz umas coisas bonitas”. Ele não disse nada romântico ou particularmente bonito, na verdade, mas a admiração vem do fato de ele usar “palavras difíceis” que Cecéu não conhece, e isso reforça aquela característica da personagem que sonha em voltar a estudar, mas que não pode se matricular na escola porque a madrinha não deixa.

Quando a Dona Joaninha lhe diz que o Capoeirão dos Tucanos é o melhor lugar para estudar sobre o folclore brasileiro, César parte para o Sítio do Picapau Amarelo, para conversar com Dona Benta e pedir autorização para explorar os arredores… é claro que ele acaba chegando no Sítio de noite e causa uma confusão quando é capturado pelo Quindim e pelo Conselheiro, que acreditam que ele está tentando invadir o Sítio… César se explica quando o Zé Carijó, o Tio Barnabé e a Cléo chegam, e Cléo diz que conhece esse jornal no qual ele diz trabalhar, então ele é recebido na cozinha de Tia Nastácia com alguns bolinhos e uns pedidos de desculpas envergonhados de Dona Benta, e é uma sequência muito legal – o César parece se enturmar depressa e funciona muito bem no meio dessa galeria de personagens que já conhecemos… mas ele vai gerar ciúmes.

Isso porque César conhece a Cléo da rádio, já que o programa dela era famoso na cidade, e o João fica todo enciumado enquanto vê os olhares de Cléo e do novo visitante do Sítio – embora não tenha nada demais nos olhares e seja muito mais coisa da cabeça dele. “Ah, Cléo! Toda entusiasmada com o jornalista!” As crianças acolhem César Britto muito bem. Elas o levam para conhecer o laboratório do Visconde, a Tambelina… “Sabugo inteligente, fada, bruxa… tenho certeza que minha matéria vai ficar ótima!” Em uma das melhores cenas dessa chegada de César Britto ao Sítio, o vemos sentado no quarto das crianças, com elas ao seu redor, contando uma série de histórias que já viveram no Sítio do Picapau Amarelo, como as visitas ao Reino das Águas Claras, o casamento de Emília com o Marquês de Rabicó ou quando a Patty Pop ficou presa em uma teia de aranha pela Dona Carochinha no País das Fábulas.

Enquanto isso, as bruxas se reúnem para planejar um ataque ao Sítio de Dona Benta, para capturar o João da Luz e a Tambelina. A Dona Carochinha prende o Visconde em seu laboratório, e quando as crianças escutam os gritos, elas correm para ajudar, mas César Britto resolve ficar para trás – ele é chamado de “covardão” pela Emília, mas é claro que ele só ficou para trás para poder surgir como Máscara Verde se precisar… as crianças e as bonecas enfrentam a Dona Carochinha e a Dona Joaninha para salvar o Visconde e proteger a Tambelina, enquanto a Cléo ajuda o João contra a Cuca no celeiro. No fim, César coloca sua roupa de Máscara Verde para fazer a sua parte e ajudar a todos, e eu adoro vê-lo enfrentando as três bruxas. Depois, as crianças voltam felizes para o quarto, contando tudo ao Cesar e falando sobre como é uma pena que ele não tenha visto o Máscara Verde em ação.

Emília está uma chata implicando com o César Britto, preciso dizer – mas isso é porque eu gosto muito do César, então vou defendê-lo. Mas ela até dá apelido a ele e implicado, e eu mal posso esperar para vê-la descobrir que ele e o Máscara Verde são a mesma pessoa… porque ela está encantada pelo Máscara Verde. Huh. Justo a bonequinha que sempre vê tudo e que se gaba de perceber as coisas antes de todo mundo… parece que dessa vez ela se enganou! Narizinho, por sua vez, está encantada por César Britto, e aquilo é tão natural – é a representação clássica de um amor platônico. Ela está toda boba, pede para a Patty Pop arrumar o seu cabelo antes do café-da-manhã para impressioná-lo, e quando recebe um elogio dele, então… ela até o convida para ir com ela à festa da Miss Sardine, e diz que ele poderá entrevistar seres como a Iara e o Saci por lá.

Então ele topa ir, e eu me diverti com o César entrevistando na festa!

Outra pessoa que está encantada pelo Máscara Verde é o Zé Carijó – afinal de contas, ele foi salvo por ele, e se o Máscara Verde é alguém que “os salva das assombrações”, é claro que o Zé vai gostar dele. O que não esperávamos era que o Zé pegasse do varal todas as roupas verdes que encontrasse pela frente para se tornar ele mesmo um cosplay DIVERTIDÍSSIMO de Máscara Verde… alguém que ele chama de “Máscara Verde, o Bactéria”. Eu gosto muito do Zé Carijó e sempre me divirto com ele, e é um máximo vê-lo tão feliz com isso tudo! Ele até se dispõe a enfrentar a Cuca para tentar proteger o João quando ela invade o Sítio novamente! Felizmente, o verdadeiro Máscara Verde aparece para salvar o João e enfrentar a jacaroa mais uma vez, e o João fica agradecido e decide que precisa falar com esse herói… afinal de contas, ele já o salvou três vezes.

O “Sítio do Picapau Amarelo” traz vários momentos divertidíssimos e leves no meio de todo o drama e sofrimento da trama principal. Vemos, por exemplo, a Emília inspirada pela história de “Romeu e Julieta” decidindo fingir que a Tambelina morreu para livrá-la da Carochinha, e os diálogos são sensacionais… tem a Emília de guarda-chuva dentro de casa, dizendo que “sempre tem gente de guarda-chuva em funerais”, tem a Tia Nastácia chorando desesperada com a “morte” de Tambelina e dizendo para ela, ao vê-la voar: “Ocê morreu!”, ou a Tambelina com alergia da vela que o Visconde acende perto dela, e a Emília comentando: “Onde já se viu morto espirrando?” Por enquanto, a Tambelina está segura com todo esse plano… no Arraial, Cecéu e Teteia descobrem que Dona Joaninha virou uma bruxa; Cecéu vai achar consolo nos braços de César; Teteia, por sua vez, vai ver se a madrinha não sabe fazer um feitiço “prum menino gostar dela”.

Amando toda essa nova fase da temporada!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários