Doctor Who – Legend of the Sea Devils (2022 Specials)

“Pirates sea devils in 19th century China”

Yaz continua sem receber as suas “férias na praia”, sobre a qual a Doctor tem falado há tanto tempo… dessa vez, quando a Doctor, Yaz e o nosso queridíssimo Dan saem da TARDIS, eles descobrem que não estão exatamente onde gostariam de estar, ou onde planejaram que aterrissariam – e não seria a primeira vez que isso acontece… se a Doctor não está buscando uma aventura, as aventuras e os problemas simplesmente “a encontram”, e é assim quando eles acabam em 1807, na China, e descobrem que terão que lidar com demônios marinhos. “Legend of the Sea Devils”, exibido no domingo de Páscoa, é mais um dos especiais de 2022 que encerram a jornada de Jodie Whittaker como a 13ª Doctor – mas não é exatamente o que algumas pessoas estavam esperando. É um episódio sem grandes ambições, mas trazendo o espírito de “Doctor Who”, um quê de despedida e vilões clássicos.

Os demônios marinhos (“sea devils”) fizeram algumas aparições durante a história de “Doctor Who”, a primeira delas lá na nona temporada de Classic Who, com o Terceiro Doctor, interpretado por Jon Pertwee, e é bacana tê-los novamente na série – embora, é claro, eles não figurem entre os vilões mais icônicos de “Doctor Who”, cargo que fica, talvez, para os Daleks e para os Cybermen, nem entre os meus vilões favoritos na série, que eu teria que dizer que são os Weeping Angels… os Demônios Marinhos, diferente de alguns vilões de “Doctor Who”, são criaturas que vieram da própria Terra e que, na verdade, estavam no planeta antes dos humanos – por isso, eles sentem que a Terra é sua… e querem reconquistá-la. Para isso, o plano da vez é causar um verdadeiro caos que derreteria as calotas polares e cobriria toda a Terra de água.

O episódio é aventuresco e típico de “Doctor Who”, com o grupo da TARDIS, agora reduzido desde as recentes despedidas que antecederam “Flux”, se dividindo em dois grupos. De um lado, temos a Doctor e Yaz viajando no tempo em busca de um tesouro que pode lhes dar alguma vantagem em busca dos Demônios Marinhos, e elas acabam descobrindo, por exemplo, Ji-Hun, um capitão chinês do Século XVI que desapareceu misteriosamente… Dan, por sua vez, acaba se tornando a tripulação de um navio quase vazio. A história deve ter agradado demais àqueles que são apaixonados por narrativas de piratas, e traz bons personagens secundários, como Zheng Yi São, enquanto a Doctor e seus companions conseguem salvar a Terra de uma inundação, graças, também, ao sacrifício que Ji-Hun faz por todos.

Visualmente, é um episódio interessante, especialmente por explorar algo que não é normalmente explorado em “Doctor Who”. A série traz bastante tempos diferentes, outros planetas, mas o fundo do oceano no nosso próprio planeta é algo imenso e misterioso, e gostei de ver a Doctor e a Yaz mergulharem com a TARDIS – além de descobrirmos que a TARDIS também pode criar uma bolha de oxigênio e algum tipo de escudo que impede que elas sejam esmagadas por toda a pressão do fundo do mar… é impossível assistir a esse tipo de história e não pensar um pouco em “Vinte Mil Léguas Submarinas” (adorei explorar um pouco desses cenários e possibilidades) e em “Moby Dick” (afinal de contas, eles também precisam lidar, além dos Demônios Marinhos, com um monstro gigante que, a princípio, era apenas uma lenda).

Ainda que “Legend of the Sea Devils” dê a impressão de que é um episódio “independente”, o fato de estarmos nos episódios finais da 13ª Doctor torna tudo melancólico – o tom de despedida que sempre antecede uma regeneração… o episódio traz bastante interação da Doctor com Yaz, dando continuidade à história que foi oficializada recentemente, quando o crush que Yaz tem pela Doctor foi mencionado em tela… foi emocionante ver a Doctor falar em voz alta sobre os sentimentos de Yaz, falar sobre um “encontro” e mencionar, casualmente, que tem uma esposa, mas não passaremos disso, porque a Doctor sabe que não pode se fixar em alguém, porque eventualmente ela vaia acabar se machucando… afinal de contas, nenhuma regeneração é para sempre. Gostei do episódio? Não tanto. E sinto que a prévia do próximo foi melhor que esse episódio inteiro para mim…

MAL POSSO ESPERAR PELO PRÓXIMO! ELE PROMETE.

 

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.

 

Comentários