Turma da Mônica Jovem (1ª Fase, Edição Nº 20) – Um Dia de Agito!


“Como é bom ir ao cinema…”
Uma edição em uma única parte, e mais convencional. Lembro-me que, no início da Turma da Mônica Jovem, estávamos ansiosos por ver mais “histórias do cotidiano”, e foi assim que nasceu a Edição #5, por exemplo, mas, atualmente, confesso que anseio por mais coisas como “Quatro Dimensões Mágicas” e o sempre ótimo “Monstros do ID”. A revista, em sua 2º Fase, vem excessivamente focada em “histórias do cotidiano”, e eu quero aventura, quero história serializada – embora pareça que a Panini andou dizendo que “história em partes vende menos” e as cancelaram. Bem, vender sempre é mais importante do que “qualidade do produto”. Enfim. “Um Dia de Agito” é uma história bacana da 1º Fase da Turma da Mônica Jovem, uma das melhores “histórias do cotidiano” na revista… tem tudo a ver com esse mundo jovem!
Ah, e tem muitas referências…
O que me faz lembrar: TONI. Bem, nem todo mundo gosta do Toni, mas eu o amo. Tá, talvez um pouquinho porque ele é um gato, mas não é só isso, juro. Ele apareceu em “O Príncipe Perfeito”, todo bonito e sedutor, revelando-se um vilão, mas é bom vê-lo novamente. Aqui, ele “persegue” a Mônica, que constantemente lhe “manda pastar” pelo Cebola, mas temos uma sequência ÓTIMA entre o Cebola e o Toni no “Sebo do Sidão”, enquanto o Cebola tenta vender sua cópia do “Relógiomen, de 1986, do Alan Muro”, e o Toni aparece com a sua cópia, que está autografada pelo Alan Muro. Com toda essa rivalidade, o Sidão resolve com uma competição ótima. E a quantidade de referências ali são ÓTIMAS! Tem a “Saudação venusiana do Expok”, o “400” e “This is Atenaaas!”, o “Luki… eu sou seu pai! Episódio 5, aos 109 minutos” e “Eu vejo pessoas mortas, de segunda a sexta”, do “Sétimo Sentido”.
O Toni é um NERD! <3 E eu gosto disso.
Nessa edição, e não é a primeira vez que temos esse tipo de história, os jovens estão tentando conseguir dinheiro. Afinal, eles são amigos e adoram sair juntos. Embora eu ache meio forçado esse negócio de “vender suas coisas” (eu não faria isso!), e a gente possa se divertir muito sem gastar nada. Se juntando para ver um filme em casa e coisas assim… de todo modo, o Cebola está lavando o carro do pai novamente, a Maria está tentando “emprestar” dinheiro do seu cofrinho para o irmão, com juros altíssimos, e as meninas estão responsáveis por passear com cachorros e cuidar de gatos. É UM CAOS, mas para eles tudo vale a pena. Eles têm uma meta. Mônica quer assistir a “Lusco-Fúsculo”, e se o Cebola não conseguir, “ela bate nele”.
Em referências, a edição ABUNDA. Pôsteres no quarto da Mônica nos mostra os “Brothers Brothers” e a “Mandonna”, por exemplo, além da revista “Carrapicho”, e, numa conversa entre o Cascão e o Cebola, o “Capitão Sul-América”, os “Vigilantes”, “Tauó”, “Supelmolcego”, “The Fléchi”, o “Hulqui”, “Kikonita”, e no fim o Cebola vence a competição, mas eu achei questionável. Ele respondeu bem a UMA pergunta, mas o Toni arrasou nas outras… enfim, há favoritismo entre os roteiristas e eles queriam dar dinheiro ao Cebola para que ele pudesse sair com os amigos. De todo modo, foi uma competição e tanto! Além da deliciosa quebra da quarta parede que eu AMO. A Magali pergunta algo que todo mundo quer saber, desde que o Cascão começou a tomar banho: “Me responde uma pergunta que não quer calar… por que essa sujeirinha não sai?”, e ele responde: “Hê! Hê! Marca registrada. É um lance contratual”.
Mas falando em “quebra da quarta parede”, veja esse diálogo do Cebola e do Cascão:

“Não enche! Eu gosto dela! Só isso!”
“Gosta? Vocês vão casar um dia, isso sim!”
“P-pala, Cascão!”
“Esqueceu? Então, olha aqui… Mônica 30 Anos! Quadrinhos na Página 233!”
“Se liga, cabeção! Isto aqui é um quadrinho!”
“É? E isto aqui é o que, mermão?”
“Mangá é difelente. Caham! Universos diferentes”

O plano do Toni, bastante presente nessa edição, é ligar na “Cinemarcos” e comprar todos os ingressos restantes para “Lusco-Fúsculo”. Ah, sim, isso é uma paródia de “Crepúsculo”, e tem a saga completa: “Lusco-Fúsculo”, “Lua Velha”, “Evento Astronômico”, “Manhãzinha” e até “Lua do Meio-Dia”! Quando o Cebola e o Cascão não conseguem os ingressos, mesmo depois de todo o sufoco para conseguir o dinheiro, ele fica desesperado. Compra ingressos para “Ursinho Bilu, uma aventura muito louca, em 3D”, e o Toni, todo sedutor e convencido, convida as garotas para assistirem “Lusco-Fúsculo” com ele, e o Cebola se sente todo derrotado… é difícil reler a Turma da Mônica Jovem AGORA, quando já não gosto mais do casal Mônica e Cebola, porque coisas que foram ótimas na época, não parecem tão ótimas agora. É esse o discurso:

“Toni… deixa eu te explicar uma coisa. Não é o filme que importa! No fundo, no fundo, é só um pretexto gostoso para reunir a turma e ter um dia só nosso… como nos velhos tempos. Por isso, hoje não tem namorada nem namorado! Só nós quatro. Nós chamamos de A NOITE DA TURMA CLÁSSICA!”

Mas é uma ideia boa. E FOFA.
Porque, no fim, o que importa é a AMIZADE. O Toni estava errado, naturalmente, mas ele é um bom personagem e eu sempre gosto de revê-lo. E ele não se saiu assim tão mal, acabou no cinema com Denise e Carmem, assistindo ao Ursinho Bilu. Ah, sim, porque ele foi um fofo, no fim das contas. Ele DEU OS SEUS INGRESSOS para “Lúsco-Fúsculo” para a Mônica e os amigos, e isso quer dizer alguma coisa. Quer dizer, principalmente, que o Toni não é uma pessoa assim tão mau quanto eles o julgam! Ah, sobre a Carmem e a Denise oferecidas para o “Deus Grego” cheio de músculos que é o Toni, eu RI MUITO com o “Rã na Montanha”, mas confesso que ESSA referência eu demorei um pouquinho para entender… mas quando entendi, risadas na certa. Eu AMO essas brincadeiras da revista!
Agora tem uma coisa no fim da revista que foi MINHA PAIXÃO. Não, não estou dizendo do clima todo do Cebola e da Mônica dentro da sala de cinema, nem aquela coisa de mãos dadas e tudo o mais… não, eu gostei daquela cena que são as sombras dos quatro, jovens, contra a tela de cinema, e o Cebola e o Cascão olham um pro outro e cantam: “Como é bom vir ao cinema, ver um filme legal…” COMO EU GRITEI! Sou nostálgico e sou apaixonado por “Cinegibi”. Assisti TANTO a isso na época do lançamento, que a musiquinha COMPLETA nunca saiu da minha cabeça, e eu AMO. É uma edição muito boa, bonita e com todo o tema da amizade muito bem trabalhado, para mostrar como é bom estar com os amigos e tudo o mais. A turminha clássica.


“Como é bom ir ao cinema, ver um filme legal… comer pipoca, virar mocinho no espaço sideral. Cinema é diversão garantida, no cinema a gente sente emoções. De alegria, de tristeza ou de medo, vá com a família, com a turminha ou em par!”


Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários