[Season Finale] The End of the F***ing World 1x08


“I think I understand... what people mean to each other”
Há quem esteja sedento por uma segunda temporada de “The End of the F***ing World”, e eu entendo a ansiedade, já que eu também não reclamaria de saber o que mais aconteceu e que tiro foi esse (!) no fim do episódio, depois que tudo já estava escuro. No entanto, talvez tenhamos que nos conformar com o fato de que a história nunca foi pensada para ser totalmente fechadinha nem nada, e o final aberto foi o que os produtores imaginaram, assim como Charles Forsman, o autor de “The End of the Fucking World”, em HQ. O episódio começa intenso, com uma trilha sonora lindíssima, e não chega a durar nem 20 minutos, nos mantendo apreensivos e curiosos do início ao fim, e com um desespero crescente porque a todo momento estamos sentindo que não vai dar tempo de ver tudo o que ainda tem para acontecer. Essa sensação perdurará.
A primeira cena traz James e Alyssa na praia, enterrando a jaqueta de Leslie e compartilhando um momento muito bacana onde James a beija primeiro. É a primeira vez que ele faz isso, e isso significa muito, embora seja um beijo todo desajeitado… eles quase transam, mas não conseguem porque Alyssa acaba pensando no estuprador, e o James é um querido. Eles dormem juntos, apenas, e amanhecem deitados lado a lado, como se tivessem pegado no sono olhando um para o rosto do outro, e ali eles conversam em um momento muito íntimo, em que Alyssa fala de toda a sua frustração em relação ao pai e como o ODEIA, e James se abre a respeito da morte de sua mãe, e como ele a presenciou. Os olhos de Alyssa se enchem de lágrimas quando ele conta, e ela não tem muito o que dizer além de “James… it wasn’t your fault”, e aquilo foi fofo.
Mas as coisas estão escalando depressa. Eunice chega ao trailer, enquanto Alyssa e James, sabendo que não é mais seguro ficar ali, pensam em roubar o barco de Leslie para fugir. No confronto com o pai, Alyssa estava inspirada e fala sobre como às vezes é fácil nos enganarmos e pensarmos que “pessoas são respostas” quando não as vemos há anos, porque, nesse caso, elas não passam de ilusões. Pessoas só são mais perguntas. “Questions like, why are you such a fucking useless dad?” Se Leslie se mostrou um babaca no fim do episódio passado, aqui ele passa de todos os limites, e nos dá NOJO, acima de tudo. Um idiota ridículo que enfrenta e engana a própria filha. Quando ele pergunta “quem eles mataram”, o pensamento em uníssono de James e Alyssa diz: “Fuck”. Há MUITA TENSÃO concentrada em uma só cena, fortíssima.
O plano de Leslie é entregar os dois à polícia e conseguir a recompensa, e ele liga e deixa o celular ligado, enquanto Alyssa conta sobre Clive, mesmo que James lhe advirta para não fazê-lo. Então TUDO ACONTECE. James pega a arma, pega o telefone, confessa o crime, mas diz que Alyssa não tem nada a ver com isso. Alyssa enfia a faca na perna do pai, Eunice entra e James aponta a arma para ela, enquanto a polícia, bastante reforçada, está à caminho. Wow. Achei surpreendente, e bonita, a proposta de Eunice de AJUDAR James e Alyssa, da forma legal – ela diz que se eles se entregarem, eles podem alegar “homicídio culposo”, e tudo pode dar certo, porque eles não podem seguir fugindo para sempre. Ela consegue chegar até os adolescentes quando fala dos pais, especialmente do pai de James, da foto na carteira e sobre como ele não está bravo, está preocupado.
<3
Mas tudo desanda, tudo tem que desandar. “The End of the F***ing World” não é e nunca foi uma série feliz. Leslie intervém, Alyssa o enfrenta de novo, sobre como “ele não pode fazer filhos e os abandonar, porque eles passam a vida inteira pensando que fizeram algo errado”, o que faz com que eu entenda o sentimento de decepção dela muito mais claramente agora, e Leslie responde da forma mais babaca possível. Ao menos, James está ali para defender Alyssa e é muito bonito, e o pensamento da Alyssa me partiu o coração: “I love him so much”. James e Alyssa realmente PRECISAM um do outro, essa é a verdade. Mas agora eles não têm muito tempo, eles precisam decidir o que fazer, e embora a proposta de Eunice seja boa, existe uma inconveniência na qual eles não tinham pensado: James fez 18 anos, Alyssa não… eles não seriam mandados para o mesmo lugar.
E estar juntos é só o que importa.
Por isso, Alyssa ataca Eunice, pega as chaves do barco do pai e os DOIS CORREM, mas não tem água o suficiente para fugir no barco. O cerco se fechou. A polícia entra no trailer, encontra Eunice e Leslie desmaiados, enquanto James tenta convencer Alyssa a dizer que ele a sequestrou, embora ela se recuse… ela pega a mão dele, diz que eles vão juntos, mas ele faz de tudo para protegê-la. Pede desculpas, a ataca e corre sozinho… E ESSE É O FINAL! Para o nosso desespero. É uma cena muito FORTE quando a polícia segura Alyssa, enquanto ela grita o nome de James, que está cada vez mais distante, com os policiais atirando em sua direção… “I just turned 18. And I think I understand... what people mean to each other”, ele pensa, enquanto várias memórias dos dois passam na cabeça de James, mostrando o quanto ele aprendeu e mudou. Alyssa segue gritando, sem som, e ouvimos um último tiro… talvez James tenha morrido.
Não dizem que nossa vida passa como um filme antes da nossa morte?
Triste. Mas bonito e forte. Ousado.

Para mais postagens de The End of the F***ing World, clique aqui.


Comentários

  1. Most TV-Shows with new and interesting storylines are destroyed by bad dialogue and with bad dialogue comes bad acting and with bad acting comes bad TV. > The End of the Fing World This needs to change. TV companies who base their “hit shows” on formulas and “what works” are not what I look for is a show. If you want a show that pushes boundaries and tells a story that focuses on character and not plot, then this is for you. If you want a show that has heart and a romance that is true and natural, then this is for you. If you want a show that doesn’t feel like it has to get from point A to point B in order for point C to happen, then this is for you

    See more:
    > arrival putlockers
    > the revenant putlocker
    > 2k movies

    ResponderExcluir

Postar um comentário