Chiquititas (2014) – Mili cai do cavalo e fica cega!


Dessa vez, Marian passou dos limites. MESMO.
Eu sempre disse que “Chiquititas” não é uma novela leve. Estamos nos divertindo com momentos ternos de Neco e as demais crianças investigando “o fantasma da Sétima Casa”, por exemplo, enquanto o roteiro faz um suspense para nos apresentar Lúcia de fato, mas cenas muito fortes estão indo ao ar, e eu fui surpreendido por um capítulo inteiro que muito me fez chorar. Lembro-me muito bem de quando, na versão original de 1997/1998, a Mili interpretada por Fernanda Souza ficava cega. Agora, chegou o momento da Mili de Giovanna Grigio passar pelo trauma – e era uma trama que eu estava ansioso para acompanhar. E pensar que isso TUDO é culpa da Marian, e o nojo que eu sinto daquela garota já passou de qualquer extremo… não é mais pura maldade, egoísmo ou inveja: agora é falta de caráter. Sua atitude foi CRIMINOSA, e precisava ser descoberta.
Mas ela já tinha pensado em matar a Mili no Rio de Janeiro…
O início da trama está lá na festa de aniversário da Dani. Aquela mesma festa que contou com momentos tão BONITOS de Pata e Duda, depois que a Pata o beijou só para provar para a Marian que estavam namorando, mas os dois ficaram trocando olhares apaixonados durante toda a festa depois, e ambos passaram a noite pensando um no outro, relembrando os seus momentos fofos. Mas a festa não é só alegria. Andreia, aquela insuportável ex-namorada do Júnior que apareceu dizendo que tem um filho dele, foi levada à festa pela Carmem, junto com Diego, aquele menininho insuportável que, felizmente, não é filho do Júnior, embora os resultados falsos de DNA digam que sim. Foi na festa da Dani, para se fazer de “boazinha”, que a Carmem resolveu “dar um presente” para as crianças interessadas: levá-las todas para andar a cavalo.
E a Mili resolveu ir, só para acompanhar a Pata.
Péssima ideia. Porque a Marian está em seu pior momento. Ela está passando de todos os limites, e deixou suas picuinhas e armações irritantes para atos grandiosos perigosos. E agora ela tem o apoio de Carmem, o que só piora as coisas. Em uma conversa, quando as duas começam a se aliar, Marian conta o motivo para detestar tanto a Mili, e, resumidamente, é PURA INVEJA. Ela diz que era “a melhor amiga da Mili”, mas sempre a invejou porque as pessoas pareciam gostar mais dela, e a Tia Sofia, por exemplo, protegia a Mili a qualquer custo… ela devia é estar agradecida por isso, afinal de contas ela só foi adotada porque Sofia não deixou que o casal levasse a Mili. Talvez, involuntariamente, a Marian se sinta duplamente rejeitada. Primeiro pelas pessoas no orfanato, que sempre preferiram a Mili, e depois pelos pais adotivos, que escolheram a Mili antes dela, e depois a abandonaram.
De todo modo, nada justifica.
Porque a Marian PEGA PESADO. Mili está insegura e não quer cavalgar, mas o Mosca está ali com ela, e ela acaba aceitando. A Marian, então, vendo o cavalo que ela escolheu, aproveita para afrouxar a sela do Chocolate, o cavalo que Mili vai usar, E É TERRÍVEL. Enquanto cavalga com o Mosca, Mili acaba indo rápido demais, sofre um acidente, e cai desmaiada no chão. A cena é repleta de angústia, o Mosca está desesperado pedindo para ela acordar, e o nojento sorriso de satisfação de Marian só mostra a sua falta de caráter. Aquela garota é doente. Afinal de contas, DESSA VEZ FOI SÉRIO! Mili foi levada para o hospital em uma ambulância, acompanhada por Mosca e Pata, além dos adultos, e as demais crianças ficaram para trás, preocupadas, lembrando-se de momentos como quando a Tia Sofia foi levada por uma ambulância e nunca mais voltou.
É de partir o coração.
Dois momentos em particular ME EMOCIONARAM DEMAIS. Primeiro foi o Mosca no hospital, chorando com a Carol, sentindo-se culpado: “Fui eu que insisti pra Mili andar a cavalo, se eu não tivesse feito isso nada disso tinha acontecido”. Eu entendo o seu sofrimento, embora ele não tenha culpa de nada, mas vê-lo chorar tão sinceramente também me fez chorar. Foi uma cena triste. E em segundo lugar, a cena de Maria e Laurinha no quarto, quando Maria se ajoelha para pedir ao Papai do Céu que cuide da Mili e a deixe boa logo… a sua conversa com Deus foi tão sincera, tão bonita que eu me emocionei novamente. A inocência e a bondade da criança. Não tem nada mais puro que a oração de uma criança. E, como uma emoção extra, temos a cena de Pata e Mosca no quarto, vendo a Mili, com o Mosca ainda chorando, e a Pata tentando acalmar o irmão.
Várias cenas marcam o momento. Marian é totalmente dissimulada se fazendo de preocupada, enquanto Bia já começa a desconfiar dela, e Thiago pode confirmar que ela realmente estava presente quando Mili decidiu que cavalo usaria. Vestindo a carapuça e fugindo, Marian vai se refugiar na casa com Carmem, agora que “conquistou a sua confiança”. Mas nem todas as cenas são de repulsa, como essa. Temos memórias ternas de Mosca com a Mili, ao som de “Me Passam Coisas”, e aquele momento sincero em que Duda aparece no Orfanato para dar força a Pata, enquanto ela chora de preocupação por causa da amiga. Ele é todo querido com ela, como sempre é, a abraça e a acolhe, tentando protegê-la, e esse é um momento importante para os dois, expressando novamente como o “namoro de mentirinha” não é mais tão de “mentirinha” assim.
Mas o desespero ainda se intensifica quando Mili acorda e o pessoal do orfanato está ali, com ela. Ela pergunta “por que as luzes estão apagadas”, e quando a Carol diz que elas não estão, ela se desespera porque não está enxergando nada. A força da cena e do desespero de Mili é intensificada por momentos como a Bia acusando Marian aos gritos, com lágrimas nos olhos, ou a Tati ligando aflita para o Homem Triste, para conversar e receber o seu apoio. Todo mundo está lamentando, o pessoal ainda não sabe como lidar com essa situação, mas todos estão rezando muito por Mili e dispostos a estar ali para o que ela precisar. Por enquanto, ninguém sabe qual é o caso: não há nada clínico que explique a cegueira da garota. Mas ela está cega, e o momento em que ela tira os tampões, repleta de esperança, e percebe que ainda não consegue enxergar nada…
É mesmo de partir o coração.
Tudo o que ela quer, agora, é voltar para o Orfanato.

Para mais postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Essa história da cegueira da Mili foi uma das melhores da novela inteira. Íris mandou bem quando escreveu essas cenas aí. Essa aliança da Marian e da Carmen COM CERTEZA não trará bons frutos. Agora eu acho que falta pouco pra Gabi ser enganada mais uma vez, com a Marian se passando por filha dela. Me entristece saber que a Gabi nunca está ciente do que é correto.

    P.S.: passa lá no meu blog, tem post sobre Poliana e um de Chiquititas, mas tem spoilers das cenas finais... veja se a minha escrita de comentários de cenas está boa :P

    ResponderExcluir

Postar um comentário