Riverdale 2x13 – Chapter Twenty-Six: The Tell-Tale Heart


“Norman Bates fazia parecer tão fácil!”
Com título de conto de Edgar Allan Poe, temos um episódio de “Riverdale” com verdadeiro potencial nessa segunda temporada. Desde que Chic chegou para movimentar a família Cooper, parece que há possibilidades de uma melhora na história, com um destaque a Betty e Alice, e essas brilhantes cenas que seguiram à morte do traficante que apareceu na casa dos Cooper. Primeiro, mãe e filha limpando todo o sangue do chão e escondendo o corpo enquanto Chic chora, em aparente choque, e as duas, sozinhas, precisam agir “naturalmente” quando Hal aparece… as cenas me fazem pensar, de alguma maneira, em como conhecemos “Riverdale” com a morte e o corpo de Jason Blossom, enquanto Betty e Alice fazem de tudo para se livrar do corpo e limpar as impressões digitais dentro de casa… mas elas não são assim tão eficazes.
De todo modo, isso causou uma grande impressão em Betty. Alice está conseguindo agir como se nada tivesse acontecido, mas Betty está ficando paranoica, podemos ver em uma sequência de cenas, como quando ela esfrega aquelas maçãs incessantemente, com medo de que o cara as tenha tocado, e fica tendo visões do sangue espalhado na sala enquanto prepara o seu cereal para o café-da-manhã, e ela está assustada, vide quando Jughead toca a campainha e ela derruba a tigela no chão, dramaticamente. Quando Kevin chega à escola falando sobre “um corpo encontrado” (era do Imperador Palpatine, não do cara que a Alice e o Chic mataram), Betty volta a surtar, corre ao banheiro para vomitar, e acaba voltando ao lugar onde escondeu o corpo do homem para verificar se fora o dele encontrado. Eu achei meio imprudente da parte dela pegar o celular do cara.
No entanto, com o celular em mãos, Betty consegue descobrir que o cara era um traficante de drogas (não tinha senha não?), e havia várias mensagens de viciados querendo drogas, inclusive de Chic na noite em que o assassinato aconteceu… assim, ele enfrenta o irmão, que mentiu para elas, e é INCRÍVEL ver essa expressão dele, aparentemente aterrorizada, em choque, lágrimas escorrendo, mas tudo uma boa interpretação mesclada a um sorriso macabro quando ele está sozinho. Chic é bem creepy, mas eu estou gostando muito dele… vai entender? E ele parece mais inteligente que Betty, porque ainda não sei qual é o seu plano, mas ele não faz coisas inconsequentes como uma série de ligações do celular do cara morto, o que Betty não devia ter feito… ainda bem que ela tem o Jughead, e mesmo surtando, ele a ajuda a se livrar do carro e do celular.
Chic é EXCELENTE na arte da dissimulação e da manipulação, quase uma Paola Bracho. Quando Hal aparece na casa, surtando e gritando, ele é brilhante se fazendo de assustado, e eu gosto de como ele parece convincente. E eu DETESTO o Hal, tenho nojo dele, então também adorei o momento em que Betty o confronta e o manda parar de surtar e ir embora, ou então vai ligar para a mãe e contar-lhe sobre o seu caso com Penelope Blossom. HA! Foi um golpe tão abrupto e tão bem dado que Hal não teve outra alternativa a não ser calar a boca e sumir da casa, E EU AMEI MUITO AQUILO! Para encerrar a história, por hora, Betty consegue convencer a mãe a pedir a ajuda de quem entende sobre isso: FP Jones. Então, a princípio, eles se livraram do corpo, mas não acho que é algo encerrado ainda. Tampouco sabemos as reais intenções de Chic, não?
Outra história que ganha encerramento nesse episódio (que em termos de números devia ser o último da temporada!) é a de Archie e o “Agente Adams”, que agora ameaça Fred em busca de informações contra Hiram Lodge, que Archie não revela. Pelo contrário, ele vai até Hiram e fala sobre o FBI o investigando, diz que não contou nada, e pede ajuda, porque nesse momento o Agente Adams parece mais perigoso que Hiram. Então, sem muita surpresa, descobrimos que o Agente Adams era um impostor que nunca trabalhou para o FBI, como já sabíamos, mas quem conta isso é a própria Hermione Lodge, dizendo a Archie que “isso tudo foi um teste” e, felizmente, ele passou. Por isso, depois de toda essa angústia e sofrimento, ela só tem uma coisa a dizer a ele: “Welcome to the family, Archie”, e isso parece igualmente desesperador.

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários