Riverdale 2x12 – Chapter Twenty-Five: The Wicked and the Divine


“Elizabeth, did you lock the front door?”
Já é quase consenso que “Riverdale” ficou bem chatinha na sua segunda temporada, e culpamos o número excessivo de episódios por isso. De todo modo, esse episódio foi interessante, mais do que os últimos, e trouxe uma proposta de reviravolta em seus segundos finais que me intrigou. Com um pequeno crossover com “Bates Motel”, aquela cena da Alice secando o sangue do chão foi INCRÍVEL, e ela compensou mais do que todo o restante. O episódio traz o momento da crisma (tardia) de Veronica Lodge, e é a oportunidade que Archie tem para investigar Hiram, tanto para ele quanto para o suposto Agente do FBI, e tudo fica muito mais fácil quando ele convidado para a pretensa “noite de pôquer” do Lodge. Também temos mais problemas para as Serpentes do Sul, provenientes da decapitação da estátua do General Pickens!
Archie Andrews, basicamente, se tornou um secretário de Hiram Lodge, o que chega a ser vergonhoso, mas a proximidade o faz descobrir algumas coisas, eventualmente. Afinal de contas, e nós nunca sabemos o quanto é real e o quanto é encenação, Hiram Lodge está “admirado” com algumas características de Archie, como a sua capacidade de ir a extremos para defender Veronica, como o seu ataque a Nick St. Clair prova. É assim que ele acaba no jogo de pôquer, onde descobre que o Pop’s foi comprado pelos Lodge, e que alguns parceiros de seu “sogro” acham que ele está se tornando “descuidado” e, por isso, precisa ser “eliminado”. Irônico como agora cabe a Archie Andrews salvar a vida de Hiram Lodge, não? E, na verdade, eu não sei se ele fez certo em ir contar a Hiram, porque era totalmente indecifrável a sua expressão quando o garoto lhe conta da ameaça.
De todo modo, ele fez o que achava que era o certo. Assim como Veronica, de certo modo. Há toda uma tensão em volta da Crisma. Primeiro, em relação a quem cantará (ela ou Josie), e também um conflito interno que se evidencia na confissão da garota, quando se sente culpada por estar mentindo para alguém que ama. É por isso que, durante a festa da Crisma, depois de ter se acalmado ao ver o rosto de Archie na multidão da igreja, ou tê-lo levado para conhecer sua “abuelita” (ai a cena das bochechas!), Veronica decide “contar toda a verdade” para Archie a respeito de sua família, a respeito de seu pai ser um “mafioso” e tudo o mais, e Archie diz que já sabe de tudo isso… no entanto, ele também acrescenta que não se importa, que a ama, e que independente do que aconteça, ele está nisso com ela… foi um momento bonito!
Outra trama do episódio é a cabeça da estátua do General Pickens, desaparecida desde o episódio passado. O xerife parece bastante inclinado em acreditar que Jughead é o culpado da decapitação, e percebemos que há muito mais envolvido nessa ação. O episódio, inicialmente, nos dá a entender que foi o próprio Hiram quem pediu a decapitação, para que pudesse usar isso como desculpa para expulsar as Serpentes do Parque de Trailers, e então Jughead e Betty empreendem uma busca pela cabeça do General Pickens, para provar sua inocência e resolver o problema. E no meio de toda essa confusão, Penny retorna, mostrando a todos o seu braço “mutilado” para arrancar a sua tatuagem das Serpentes, e FP Jones não poderia estar mais decepcionado com o filho. Agora, ela exige que o mesmo seja feito com Jughead, e ela mesma o fará.
Enquanto uma votação acontece entre as Serpentes para decidir se Jughead vai ser expulso ou não, e eu percebo que não estou mais me importando o suficiente com o Jug, que se tornou um mala, A CABEÇA REAPARECE. Ela é entregue a Jughead e Betty depois que eles espalham cartazes por toda a cidade, encontrada no ferro-velho. E quem a cortou foi mesmo uma Serpente, o Tall Boy. Então tudo se revoluciona. A votação que decide o futuro de Jughead é suspensa, Tall Boy é pego e enfrentado, e todos descobrem que há o dedo de Hiram Lodge (logicamente) nisso tudo, e Tall Boy aproveitou a oportunidade para tentar se livrar tanto de Jughead como de FP Jones, numa espécie de motim para assumir a liderança ou algo assim. Agora, portanto, ele é exilado por traição. Jughead fica com as Serpentes, e ainda reconquista Betty.
Por ora.
Até porque Betty está em uma fase confusa e repleta de possibilidades. Dark Betty está ressurgindo, como pudemos ver em uma breve cena em que ela estava trabalhando como Chic, e devo dizer que estou gostando do movimento que Chic trouxe para a série, como quando ele sai de sua “entrevista de emprego” com o cara indo embora da casa e ele descendo de roupão para tomar leite e tudo o mais… foi meio sexy. Mas o mais interessante foi ver aquele homem ameaçador aparecer na casa dos Cooper atrás de Chic, e Alice é quem atende a porta. Sinceramente, eu não sabia o que esperar disso, por isso foi um TREMENDO CHOQUE quando Betty chega em casa e encontra aquela cena: o homem morto, Alice limpando todo o sangue do chão, com uma naturalidade como se fizesse isso o tempo todo. Eu acho que, finalmente, pode vir história boa da segunda temporada de “Riverdale”.
Assim espero.
Minha dúvida é: quem matou o cara?

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários