The End of the F***ing World 1x05


“What the fuck am I doing?”
Uma coisa a dizer depois desse episódio: UFA. O quarto episódio de “The End of the F***ing World” me deixou tão mal, que ainda bem que o principal motivo para isso se resolve já no episódio seguinte: é estranho demais ver James e Alyssa separados. Sem contar que, como fica cada vez mais evidente, ambos têm problemas sérios e precisam um do outro. James, há 11 anos, viu a sua mãe se suicidar na sua frente, quando ele queria que ela o levasse para “dar comida para os patos”. Alyssa, como vimos desde o início da série, tem sérios problemas em casa com aquele padrasto babaca e aquela mãe idiota. É exatamente o sentimento que a detetive passa ao olhar para os gêmeos irmãos de Alyssa e dizer que “ela pode ligar para o conselho tutelar”. Aquela é uma casa totalmente terrível para se viver. Por isso, Alyssa precisa de James.
E James já assumiu que precisa de Alyssa.
James vai até a delegacia, depois da ligação do fim do episódio passado, para “denunciar um assassinato” ao Delegado Onslow. Foi de partir o coração quando ele diz “It was my mom. She killed herself”. Não sei se em algum momento ele pensou mesmo em denunciar o assassinato do estuprador, e só não teve coragem, ou se o tempo todo ele estava com isso na cabeça. Acho que a primeira opção. De todo modo, quando ele fala sobre a morte da mãe, há 11 anos, e sobre como ela se suicidou na frente dele, nós percebemos o quanto ele é destruído muito mais do que imaginamos. E é como o pai dele diz: “He’s a weird kid, but he’s not bad”. Alyssa, enquanto isso, pensa que foi certo abandoná-lo, mas não foi certo “deixá-lo com todo o dinheiro”, e por isso ela precisa roubar, especialmente quando ela menstrua e precisa de roupas íntimas novas.
Assim, Alyssa acaba roubando uma loja, e é pega. As cenas são muito boas, embora o que há por baixo seja muito forte. O segurança, ao revistá-la, percebe o machucado em seu pulso, que o estuprador que James matou deixou nela, e fica intrigado. Quando ele pensa em ligar para a polícia, ela se desespera. E escapa quando o segurança precisa atender um pai que perdeu a sua filha pequena… mas, no caminho, ela encontra a menina desaparecida e sabe que só tem uma coisa que pode fazer: levá-la de volta para a loja. Então ela volta, entrega a menina e estende os braços, em rendição. “James would be shitting himself right now. I wonder what he’s doing”. Emil, o segurança, pergunta se o machucado em seu pulso foi feito pelo seu namorado, ela diz que não, e ele acaba deixando que ela vá embora, e ainda lhe dá a bolacha, o que foi bem fofo…
Embora ela roube um sutiã na saída.
Enquanto isso, a polícia segue investigando o assassinato de Clive, e eles estão em busca de James e Alyssa, não porque acreditem que eles são suspeitos nem nada, mas porque eles são testemunhas em potencial. A cena em que as investigadoras estão na casa de Alyssa é REVOLTANTE, porque eu odeio aquele Toni babaca com todas as minhas forças, e tenho nojo da mãe de Alyssa, por ser tão idiota. E elas mesmas percebem como a casa não é convidativa e não podem culpar a adolescente por ter fugido. Afinal de contas, na festa ela só ficou “servindo os convidados”, a família não relatou o seu sumiço, como o pai de James fez com ele, e a mulher nem sabia que a filha tinha um namorado. Em última instância, elas olham ao redor e não veem nenhuma foto de Alyssa na casa… realmente, o que me espanta é que ela tenha demorado tanto para fugir.
Por fim, o episódio reverte o que mais me deixou mal no episódio passado. Alyssa se pergunta: “What the fuck am I doing? […] He saved me and I left him. I’m never gonna see him again, and it’s my fault”. Então, ela resolve ir atrás dele. Ele, por sua vez, está pensando nela o tempo todo, e resolve voltar para a lanchonete. Só por voltar. E ela faz o mesmo! Então, os dois se reencontram na mesma lanchonete em que se separaram, e o sorrisinho tímido, mas completamente feliz, dele é de encher o nosso coração. Eles se sentam lado a lado (“I’m sorry I left you” “I’m sorry I killed him”), e então ela diz que não está ali pelo dinheiro, e promete que nunca mais vai abandoná-lo. AQUILO FOI TÃO BONITO. Então, de uma forma toda estranha que tem tudo a ver com James e Alyssa, eles seguram a mão um do outro, e ficam ali, quietinhos e juntos.
Enquanto a polícia encontra a faca que matou Clive.

Para mais postagens de The End of the F***ing World, clique aqui.


Comentários