The Magicians 3x04 – Be the Penny


“Why is nobody crying? […] Appreciate me!”
Quem diria que entre os meus episódios favoritos de “The Magicians” figuraria um focado em Penny! Mas eu amei esse episódio. Ele segue a trajetória de Penny depois do final surpreendente do episódio passado, quando o corpo de Penny morre, mas o seu espírito ainda está por aí. Vagando e tentando se comunicar, incapaz de ser visto, ouvido ou tocado, Penny precisa lidar com essa inusitada “morte”. Acontece que, no momento em que o seu corpo morreu, ele estava no Plano Astral, e agora ele está ali, presente enquanto todo mundo fala sobre a sua morte sem a emoção que ele esperava: “Why is nobody crying? I saved your lives so many times. Appreciate me!” O episódio é divertido e, do ponto de vista do Penny, nos permite andar por entre as várias tramas da temporada em busca das SETE CHAVES para restabelecer a magia no mundo.
Um roteiro e tanto!
“I am so screwed”
ADOREI a forma do roteiro, enquanto o Penny tenta presenciar uma emoção diferente em relação à sua morte, e visita pessoas, como o Eliot que chega com a sua família naquele “entre mundos”. Ali, ele tenta avisá-lo de que os caras que estão se dispondo a “ajudá-los” são canibais, sem muito sucesso: “You’re eating a dude!” Sua reação ao ouvir a Alice falar do pai também foi HILÁRIA, porque por um momento ele achou que ela estava falando dele e ficou todo bobo e emocionado… por fim, aquele “coelho mensageiro” que o Quentin manda para Fillory para avisar Margo que ele está morto. A reação da Margo? UMA DAS MELHORES! “I guess I always thought someday we were gonna bang”, ela diz. E ele responde: “Me too, girl. Me too”. MUITO BOM. Por fim, de uma cena divertida como essa, passamos por uma cena dramática da Kady se drogando para tentar lidar com todo esse sofrimento.
E então as coisas mudam… alguém consegue ver Penny. Hyman Cooper, uma introdução bizarra à trama de “The Magicians”, o “fantasma pervertido” de Brakebills. Hyman, quando vivo, foi um estudante de Brakebills nos anos 1920, e era um viajante como o Penny. Então, por causa de suas perversões, como uma forma de “puni-lo”, os seus colegas mudaram o seu corpo de lugar. Sem ter para onde voltar, então, ele se perdeu de seu corpo, que morreu sem seu espírito. Agora, ele está por aí, há quase 100 anos, espionando e “vivendo” a vida dos outros. Julia e Quentin são seus favoritos, aparentemente. É meio desesperadora a ideia de alguém na mesma situação de Penny que esteve assim por quase um século, sem nunca encontrar uma maneira de se comunicar… enquanto isso, Julia e Q descobrem que a Segunda Chave, de Ouro, pode ter sido trazido de Fillory à Terra nos anos 1940.
Presente de Rupert Chatwin a um amigo chamado Lance.
O tempo corre contra Penny, e ele precisa encontrar uma maneira de se comunicar antes que o seu corpo seja entregue aos “Corpse Eaters”, que liberariam o seu espírito para o trabalho na Library Underworld por bilhões de anos. A única forma que quase parece possível de funcionar é o lance do “Be the penny”, ideia de Hyman Cooper, E EU RI TANTO. É a noção de não mover algo, mas ser esse algo, e eu me diverti com aquele “3 horas depois”, e nada. Até que, em uma cena bizarríssima ao estilo “The Magicians”, o Penny se torna a moeda. O próximo passo, então, é tentar controlar algo que possa falar, e se comunicar com os amigos. Ele tenta um coelho, depois tenta a MARGOLEM, e que cena DIVERTIDA. Bizarra e estranha, claro, mas HILÁRIA. Margolem, com o espírito de Penny, anda e fala meio como o monstro de Frankenstein, e o Quentin o ataca brutalmente.
E É TÃO ENGRAÇADO que eu nem sei explicar.
As tramas se conectam lentamente. Penny tenta usar o fantasma de Lance para se comunicar com os amigos, e Julia e Quentin estão atrás dele em busca da Segunda Chave, mas o fantasma está preso em um loop e não pode ajudar ninguém. Revive a cena em que Rupert lhe dá a chave de presente (e eles se beijam, eu adorei!), enquanto Penny tenta fazê-lo dizer seu nome, e então a cena se transforma no momento de sua morte, quando o seu pai o matou estrangulado com as próprias mãos, por puro preconceito. É revoltante. A chave, portanto, está no bolso desse pai, que tenta atacar Julia e Quentin, antes de ser detido por Penny de forma SENSACIONAL. E o homem até diz algumas coisas que poderiam ser úteis, mas ele acaba não dizendo o nome de Penny… tudo isso foi elevando o nível da minha angústia de um modo inominável.
A CHAVE pode ser a resposta de tudo. Além de ser um instrumento importante para trazer a magia de volta ao mundo, a sua descrição fala sobre “revelar coisas, mostrar o que está escondido”, exatamente como Penny está escondido. “I’m a hidden thing!” Mas essa última esperança se mostra improdutiva enquanto Eliot enfrenta a ilusão de seu pai, e Kady se prepara para cremar o seu corpo, depois de seis dias e meio da morte. Alice, por outro lado, tenta convencê-la a entregá-lo para os Bibliotecários, onde ele trabalhará no Underworld por bilhões de anos, e quando Kady finalmente aceita isso, Penny decide que não é isso o que ele quer, e se transforma na vela. Assim, sacrificando o próprio corpo, ele derruba a vela sobre ele e começa a cremação, como a sua escolha. É uma cena muito triste, mas também uma cena que pode ser bem bonita.
Por fim, uma coisa que queríamos MUITO ver: ELIOT ESTÁ DE VOLTA A BRAKEBILLS. Com a esposa e a filha, agora. Foi muito bom vê-lo de volta naquele dormitório, vê-lo contracenar daquele modo com Julia e Quentin, contando a história sobre como a chave “cria ilusões daquilo que você mais teme”, que é o seu pai, no seu caso, e como mandou a ilusão de seu pai para o bando de canibais que os perseguiam. O drama e o suspense enquanto conta a história fez com que a cena ficasse, a cada segundo, MELHOR. Também foi sensacional a finalização abrupta da cena, que nos deixa com vontade de seguir assistindo, de ver o que acontecerá daqui para a frente: Eliot vira para o lado, solta um “Oh, hey Penny!” casual, e o episódio termina de supetão. PODEREMOS TRAZER O PENNY DE VOLTA! Mas Eliot: nós te amamos, cara! Você faz “The Magicians” ser melhor!
Mas eu estou AMANDO a terceira temporada da série…
<3

Para mais postagens de The Magicians, clique aqui.


Comentários