VIOLETTA – Cantar es lo que soy


Então é FINALMENTE a hora de todas as mentiras chegarem ao fim, mas então o roteiro envereda por um caminho que eu ainda questiono fortemente… talvez assistindo em 2012, sem saber que Pablo Espinosa jamais voltaria a Violetta, eu pudesse ter gostado da trama, mas a verdade é que, agora, eu não a entendo. Torci muito por Violetta e Tomás ao longo da temporada, acho ainda que eles foram escritos para estarem juntos, como o penúltimo capítulo escancara ao recriar a cena final do primeiro capítulo ao som de “Te Creo”, mas a verdade é que, a esse ponto, León já me conquistou, e se Violetta poderá passar NO MÁXIMO UM CAPÍTULO com Tomás… qual é a razão? Como se a Violetta já não fosse suficientemente confusa sem precisar do roteiro fazendo essas últimas interferências estranhas.
Lá onde retomamos no capítulo 76 (comentarei até o 79, para deixar uma postagem exclusiva ao último capítulo da temporada), German estava sendo, não surpreendentemente, super infantil, decidindo se casar com Jade, e se casar agora. É EVIDENTE que Violetta não ia ficar nada feliz com isso, e a verdade é que ela tinha o direito! Vilu estava triste, com raiva e, assim, profundamente provocativa. Insistindo em correr riscos, em cantar, em ouvir música alta, pouco se importando se o pai ia ouvir ou não. Para Violetta, as coisas também não estão simples… achei tristinha aquela cena em que ela canta “Podemos” sozinha, e o León observa com uma carinha triste… quando Violetta pede a Tomás que ele não a procure mais, León escuta, e acha que tudo vai ficar bem… parecemos que estamos 50 capítulos atrás, com os dois à frente dela.
E ela decidindo “não ficar com nenhum”.
Mas convenhamos: VIOLETTA ESTÁ CONFUSA. Eu não queria mais essa insistência com Tomás, mas sim, eles se reaproximaram, de algum modo. Vilu está triste e vulnerável, Tomás está ali, querido como sempre, para dar-lhe forças. Então ela toca o seu rosto de um modo bem romântico, não é estranho que ele se aproxime para beijá-la, ainda que o beijo não ocorra… é com dor que Tomás canta “Entre Tú y Yo” (!), sentindo o seu amor por Violetta, indo até a casa dela atrás dela, justamente num momento em que Francesca está lá… e você sabe que se ela descobrir que ele não foi lá para falar com ela, como Violetta inventou, a confusão é certa! Pelo menos eles encerraram bem a história de Francesca e Tomás, que decidiram que é melhor deixar as coisas como estão, para que os dois não sofram mais, que era o que estava acontecendo.
Ela chega a expressar com palavras a sua dúvida e a sua eterna confusão… ela diz que quando está com Tomás “seu corpo se enche de música”, e sem ele só fica o silêncio, o que foi profundo e poético. Forte. Mas eu também torço por León, com quem ela sente segurança, com quem ela vê um futuro… bem, boa parte da semana também fica em volta dessa história, e os dois até brigam para fazer uma serenata para Violetta, cantando um estranho e nada organizado mash-up na frente de sua sacada, com o Germán expulsando os dois da janela, e depois descendo até o quintal para levá-los embora… porque as coisas na vida romântica da Vilu têm que ser tão complicadas se ela já tem um monte de outras coisas com que se preocupar em casa? De todo modo, as preocupações de casa estavam prestes a se intensificar bastante.
O meu casal do coração, no entanto, é MAXI e NATY! Foi tão triste vê-la sofrer no início da semana porque Maxi tinha “se aproximado dela por causa de uma aposta”. É triste porque eu temi que tudo fosse voltar ao que era antes, com Naty sendo um capacho eterno de Ludmila, mas a personagem já cresceu o suficiente para não ter a história resumida a isso… mesmo assim, a briga com Maxi, porque ela estava sentida, foi muito triste. Mas foi quase bonitinha a maneira como Naty ficou com ciúmes da Valéria, a prima do Broduey… E ELA ATÉ CHOROU! E quando ela e Cami ouviram a prima e os garotos falando sobre “fazer ciúmes”, elas entenderam tudo errado, ficaram revoltadíssimas e foram tirar satisfações… quando descobriram que ela era prima de Broduey e que tinha um namorado, EU RI MUITO. As expressões foram impagáveis.
Especialmente da fofa da Naty! <3
Mas REVELAÇÕES: Germán FINALMENTE descobre tudo. E quer saber? PAREM DE DRAMA! Tinha que ser assim sim, porque se não fosse assim não seria de jeito nenhum. A verdade é que ninguém estava disposto a contar a verdade, não acho que ninguém contaria, e se não fosse por Ludmila, Jade e, agora, o cartaz do show de fim de ano do estúdio, nada teria acontecido. Violetta está no centro de um grande outdoor (no qual a cara de Ludmila está dividida por um erro de impressão hilário!), e Violetta deu showzinho, diz que não queria aquilo ali, e Antonio foi bem sincero: isso não pode durar para sempre, uma hora ela vai ter que enfrentar, e já é hora. Então, como eu sempre digo: se não fosse assim, seria como? Germán chega ao estúdio (porque Jade disse que Angie trabalhava lá) e vê o outdoor… então agora ele sabe.
Caos lançado.
No geral, eu gosto bastante do personagem de Germán, mas ele consegue ser bem exagerado e irritante – e profundamente insensível. Aquele discursinho de que “nunca se sentiu tão decepcionado” e de que “desde a morte de Maria aquele é o dia mais triste de sua vida” foi meio demais. E outra: acho que o que ele fez foi MUITO PIOR, mentindo sobre a família, escondendo Violetta de sua tia e de sua avó… e como Angie ainda diz: ele está sendo injusto, cantar faz Violetta feliz. As brigas com Angie e com Violetta são fortes. Com Angie ele diz que a culpa é dela, que tudo mudou quando ela chegou na casa, e Angie diz que a verdade não é essa, a verdade é que ele mantinha Violetta prisioneira e a impedia de viver e de crescer… um golpe atrás do outro. Com Violetta, ela lhe garante que “ele é tão mentiroso quanto ela”.
E é verdade.
No meio de toda essa confusão, Violetta ainda tem um momento de luz. Parcialmente, ela está conformada em não participar da mostra de fim de ano (?), e León aparece na sua casa para dizer que “Aconteça o que acontecer, sempre estarei te esperando, para cantarmos juntos em sonhos”, o que foi lindo, e então, repleta de memórias dos bons momentos que passou neste ano, Violetta senta-se ao piano para compor o tema final que falta ao espetáculo! A felicidade dela ao compor uma canção é linda. Germán, por sua vez, é grosseiro e estúpido, colocando-a de castigo… mas não interessa, porque a composição chega ao estúdio e é recebida muito bem, porque é uma letra EMOCIONANTE. Adorei a Ludmila elogiando a genialidade dos compositores, sem saber que era uma música de Violetta. Como eu amo essas coisas.
E como todo mundo sabe que é uma lástima e uma injustiça Violetta não estar presente para a mostra de fim de ano, eles começam a pensar em algo que possam fazer para ajudá-la… e, assim, ganhamos, talvez, a MELHOR APRESENTAÇÃO de “Algo Suena en Mi”, com todos os amigos de Violetta indo até a casa dela, cantando muito alto, com instrumentos e tudo, em uma animação contagiante, um protesto lindíssimo. Um protesto e um pedido: eles a querem de volta no estúdio. Germán é irredutível e insensível, e manda que busquem Violetta para que ela possa se despedir, mas Violetta não está no quarto. Bem, com o sumiço de Violetta, Germán acredita que ela esteja no estúdio, e isso arruína o casamento por enquanto, porque ele precisa resolver isso antes que possa se casar com uma mulher que não ama, a Jade.
Germán fez um escândalo vergonhoso no estúdio, um escândalo infantil, medroso e injusto. Ele chegou gritando, exigindo encontrar a sua filha, e Antonio o encontrou antes de todo mundo, e foi uma cena FORTE, um diálogo bem escrito. O impacto de ver Antonio depois de todos esses anos já pesou. Depois ele disse coisas como “Germán, não pode culpar a música pela morte de Maria”, e mais um monte de outras coisas pensadas par que Germán ao menos pensasse, cogitasse algum tipo de sentimento e compreensão… mas ele disse que não queria escutar, e ainda o ameaçou: se ele deixasse que Violetta entrasse no estúdio novamente, ele o derrubaria. Enquanto isso, Violetta tenta convencer Angie a impedir o casamento, e foi bem intenso, também, mas embora eu pensasse que aquele fosse um batalhão de intervenção formado por Ramallo, Olga, Angie e Violetta, ninguém fez nada.
O casamento ia acontecer.
No estúdio, outras coisas aconteciam… Naty, por exemplo, seria uma ESTRELA, substituindo Violetta (onde eu já vi isso antes?), mas Ludmila estava desesperada e morrendo de inveja, querendo o espaço para ela, e foi CRIMINOSO como ela jogou aquele skate para derrubar Naty e “ela ser a única estrela”. Mal podia esperar para vê-la desmascarada. Mas estava vindo… pelo menos o Maxi estava ali com ela o tempo todo, e quando ele a defendeu fortemente contra Ludmila, acusando-a de ser a culpada disso tudo, as coisas melhoraram para o casal… aquela fofíssima cena de quando ela levanta os braços para abraçá-lo e deixa cair as muletas, caindo desajeitadamente em seus braços… que coisa mais LINDA. Ela diz que ninguém nunca a defendeu assim. A proximidade deles, a maneira como se olham, o sorriso apaixonado.
Melhor casal, como eu digo.
O casamento de Germán e Jade? NÃO SAIU! Sim, felizmente, ele não chegou a sair. Quando perguntado se aceitava se casar com Jade, Germán disse que não, que não a amava e, portanto, não podia fazer isso. A felicidade de Olga, a piscadinha de Germán para Violetta e a euforia com que a garota ligou para Angie… para ajudar, o pai/jardineiro/fotógrafo ainda foi preso graças a Ramallo, Jade se afundou ainda mais, sozinha, brigando com Vilu e fazendo Germán descobrir que ela já sabia do estúdio, e por fim ela acabou na rua, com o seu vestidinho de noiva, se balançando quase como em surto, decidindo que Angie ainda pagaria por tudo o que fez… num estilo meio Marimar, sabe? Ela REALMENTE foi até o estúdio, ainda de vestido de noiva, no fim do episódio para atacar Angie, mas a conclusão da cena fica para o último capítulo!
No estúdio… lembram-se de quando Beto DESTRUIU a Ludmila na semana passada, dizendo que ela não tinha talento? Dessa vez, Ludmila foi dar mais showzinho, dizendo que era uma estrela e por isso não podia ficar no coro, então Angie disse que ela podia ir embora, não precisavam dela. APLAUDI MESMO! Mas Ludmila ganha a música de Violetta na mostra, como Naty está machucada. Mas certos de que a Ludmila é culpada, Maxi e Napo tentam desmascará-la, e então se dão conta de que tem uma câmera do lado de fora do estúdio. Bem, se já não bastasse a Naty enfrentando a Ludmila sozinha, que foi lindo e me encheu de orgulho, também temos o vídeo resgatado de como tudo foi deliberado por Ludmila. As expressões de Antonio e Pablo quando lhe mostram o vídeo e a tiram do espetáculo foram SENSACIONAIS!
Sua situação no estúdio também está pendente.
Ufa.
Para piorar tudo e aumentar a tensão, Germán decide levar Violetta embora de Buenos Aires. Diz que enquanto ela não tiver 18 anos, ela vai fazer o que ele mandar, e quando Angie e Angelica aparecem para tentar impedi-lo, ele diz que não aguenta mais as mentiras, estar em Buenos Aires, e que Violetta está “descontrolada”, por isso quer levá-la para longe do lugar que a fez mentir. Violetta está destruída, sofrendo, infeliz, e Germán é um tremendo insensível. Mas eu gosto de como Vilu garante que NÃO VAI DEIXAR DE CANTAR NUNCA! “Cantar es lo que soy”. Tomás aparece na casa dizendo que ele não vai permitir que Germán a leve embora. León aparece logo em seguida, muito mais calmo, para pedir que ele não a leve. É estranho ver León calminho e Tomás descontrolado, mas tudo é justificável, e os dois estavam lindos. Gostei da intensidade de Tomás e da calma fofa do León!
Violetta decide, então, FUGIR. Olga e Ramallo são seus cúmplices, que fingem não ver nada. Mas Germán aparece antes que ela possa sair de casa, e acaba permitindo que ela vá, pelo menos para se despedir dos amigos… então ela vai ao estúdio e aquela cena ME ARREPIOU TODO! León entra cantando “Ser Mejor” e então se juntam a ele os demais, como Tomás, Francesca, Cami, Maxi, e assim por diante. Todos os seus amigos que amam, cantando a emocionante música que ELA compôs para o show final… os olhinhos dela cheios de lágrimas, a maneira como ela pôde cantar junto com eles, como se fosse uma última vez, uma despedida. FOI EMOCIONANTE! Que amizade bonita e quanto amor envolvido! As coisas que ela disse depois… não sei se é a primeira vez em Violetta, mas foi a vez mais marcante: EU FUI ÀS LÁGRIMAS.
Que cena mais linda!
O capítulo acaba com dois momentos. Um deles é Ramallo ousado falando a Germán que Angie foi capaz de perdoar 15 anos de mentira, de falsidade e de ser mantida longe da sobrinha… ele pode perdoar uma mentirinha. E o segundo momento nos levou, novamente, ao fim do primeiro capítulo, e meu coração disparou de emoção, embora eu não ache que seja tempo para isso. Chuva. Violetta e Tomás. FOI UMA CENA LINDA! Ela está saindo do estúdio, para voltar para casa, quando a chuva começa, e então ela se cobre e sai meio correndo, para escorregar novamente, e Tomás está ali, exatamente como estava no primeiro capítulo, para segurá-la, para protegê-la. E ele está absolutamente lindo e encantador. Verdadeiramente apaixonante… se ele não fosse embora. Mas que me arrepiou ouvir “Te Creo” na recriação dessa cena?
COM TODA A CERTEZA!
E eles se beijaram… acho que eles mereciam ao menos um beijo. Um beijo LINDO!

  

Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários