The Good Place 2x11 – Rhonda, Diana, Jake and Trent


Sacrifício ou “tudo parte do plano”?
UM DOS MELHORES EPISÓDIOS DA SÉRIE. Como sempre, “The Good Place” nunca falha em nos surpreender, e o final desse episódio, aberto a interpretações, deixou uma gama de possibilidades para o fechamento da temporada – vale lembrar, também, que a série já foi renovada para uma TERCEIRA TEMPORADA! Dito isso, eu vou dizer: como é bom ver o “Bad Place” finalmente. Bem, ainda não é o lugar onde as pessoas são torturadas nem nada, trata-se do Quartel-General do Bad Place, onde “demônios”, como o Michael, trabalham e, mais do que isso, confraternizam. De todo modo, os quatro humanos fugitivos precisam de disfarces do Bad Place para fazer a travessia até o Portal que, supostamente, os levará até o JUIZ com quem eles podem conversar para avaliar o seu caso. E, bem, devo dizer que eu AMEI os disfarces, eles ficaram lindos.
Todos meio vindos dos anos 1960, por sinal.
Eleanor se torna Diana Tremaine. Tahani se torna Rhonda Mumps que, por sinal, se sai muito bem como uma funcionária do Bad Place, ela até tem ideias (“Ooh, stuffing people sounds fun. Is that like shoving them into the throats of vegans?” “Yes. Throats”)! Jason se torna Jake Jortles, trabalhando no Departamento de Coquetel Molotov… e, como diz Michael, eles não parecem assim tão nervosos com isso tudo e, como Eleanor explica, eles estão há mais de 800 versões mentindo sobre quem são para demônios, então mentir já é quase parte deles. Quer dizer, menos para o Chidi… sinceramente, o Chidi pode ser irritante, não pode? Fala sério, é uma situação PECULIAR, ele não pode estar realmente preocupado a respeito de mentir para um bando de demônios que querem torturá-los, pode? Aliás, é mais ou menos isso que Eleanor lhe diz.
“Plus, I’ve said ‘dumbass’. Oh, cursing! How I missed you”
Me diverti DEMAIS com toda a proposta do BAD PLACE. Primeiro, a Janet tentando ser como uma Bad Janet, e Michael e Tahani ajudando em seu “treinamento”, mas ela não consegue não trazer os copos de água que lhe foram pedidos… e então, sem mais tempo para treinar, ELES CHEGAM. A estação já é hilária. Além de anúncios como “All trains today are delayed by three hours, just like they are every day. All passengers, you all suck, and you're ugly”, nós temos aquela cartaz de propaganda de “Piratas do Caribe 6” (!), dizendo que ele está em exibição em todos os lugares, para sempre. Quer tortura pior? E então, eles só precisam se misturar… “Just act unnatural”, diz o Michael, ao deixá-los no MUSEUM OF HUMAN MISERY, um museu das atrocidades que humanos cometeram na Terra e as torturas que eles receberam por elas… e que museu.
“Jason, this is Hell. Of course there is a gift shop”
Pausa para comentarmos a respeito das EXPOSIÇÕES. Elas trazem plaquinhas explicando o que as pessoas fizeram na Terra, e bonecos que reencenam o ocorrido. Vemos, por exemplo “a primeira pessoa que usou fio-dental no escritório na frente de outras pessoas”, ou “a primeira pessoa que mandou fotos não solicitadas de sua genitália”, “o primeiro garçom a retirar um prato vazio e dizer ‘Ah, você odiou!’”, “o primeiro homem branco a usar dreads”, “o primeiro homem a dizer ‘well, actually…’ para uma mulher”, ou “o primeiro homem a dizer ‘Eu preciso de férias… das minhas férias!’”. Uma infinidade de placas e exposições perfeitamente HILÁRIAS, onde Michael achou que eles estariam seguros… afinal de contas, ninguém nunca vai até ali mesmo. Pelo menos é o que todos acreditam, até que o lugar lote de pessoas que vieram para uma inauguração.
Ouch.
“Son of a bitch! Still happy I can swear now, but everything else about this is bad!”
O plano? Não poderia estar mais longe de ser realizado. Michael vai falar com Shawn, tenta dizer que pretende ir falar com o juiz, levar consigo seus “funcionários de maior confiança”, pedindo broches que permitam a passagem deles pelo Portal, mas Shawn já tomou outras medidas para capturar os humanos. “But then I remembered: I’m a naughty bitch”. E tudo ainda piora quando a Bad Janet é colocada em função walkie-talkie, ouvimos um áudio HILÁRIO de Mindy e Derek (e os sinos) no Medium Place, e todos descobrem que os humanos não estão lá. Michael escapa com alguns casacos e uns broches, todo o Bad Place já sabe que ele é um cúmplice dos humanos, e agora ele precisa ser capturado junto com eles, embora de forma discreta. É claro que nada podia ser tão fácil na travessia pelo Bad Place, ou então não seria o Bad Place.
Os humanos se separam, e é perfeitamente HILÁRIO. Chidi é confundido com um cara chamado “Trent”, por Chet, com quem supostamente trabalhou no Departamento de Decapitação há uns 800 anos. Então, enquanto ele surta porque é colocado para pensar numa tortura perfeita, Tahani, como “Rhonda”, se sai INCRIVELMENTE BEM! Sério, ela tem o dom natural para trabalhar no Bad Place. Ela diz coisas como “Don't get me wrong, I love shoving hot dogs into people, but once you've dogged every hole, you just start to feel like you're repeating yourself” com uma naturalidade assombrosa, e responde a coisas como “I'm gonna go take a dump. You want me to grab you one?” com indiferentes “No, I'm good. Thanks”, enquanto eu, aqui, agradeço que não estava tomando nada enquanto assistia, porque eu teria colocado tudo para for a nesse momento.
WHAT THE FUCK?!
Por incrível que pareça, é a Eleanor quem ajuda Chidi a sair da sua enrascada de “Trent”. Não que seja surpreendente ela ajudá-lo, mas como o faz: ela fala sobre o particularismo moral, algo que eles nunca cobriram em suas aulas de ética, mas que ela leu POR CONTA PRÓPRIA. E é justamente o que ela precisava dizer nesse momento, porque o Chidi precisava SER Trent, e assim ele conseguiu – E FOI UM MÁXIMO! Ele até sugere uma tortura para o cara em questão, conforme lhe foi perguntado, e é colocá-lo para ler, ininterruptamente, uma série de livros de filosofia – devo dizer que é uma tortura e tanto, porque é uma tortura até para mim que amo ler. Anyway, a nova atração do Museu está prestes a ser inaugurada, e é uma “homenagem” ao Fake Good Place desenhado por Michael, o que não pode significar boa coisa, como eles bem sabem.
A exposição, nada mais é que BONECOS DE TAHANI, ELEANOR, JASON E CHIDI! E é hilário! Claro, eu confesso que estava apreensivo e tomado pela tensão, porque em “The Good Place” nós NUNCA sabemos o que vem em seguida, mas eu também me diverti, porque eles realmente se pareciam com suas versões reais. O “That’s remarkable!” da Tahani, a indecisão de Chidi (“What? They kinda nailed it, I’ve heard you say all this stuff”), a verdade sobre Eleanor, ou a ausência de palavras de Jason… BRILHANTE. E então Michael os encontra, bem no momento em que as pessoas estão começando a reconhecê-los nos bonecos, e então já parece tarde demais. Ou seria, se não fosse o Jason (!) salvando todo mundo com o molotov… passado esse momento de surpresa em que Jason é o responsável por salvar a vida de todo mundo, corremos angustiantemente pelo Quartel-General do Bad Place…
É UMA CENA E TANTO!
Exploramos cenários vazios, chegamos ao Portal, e só há TRÊS BROCHES.
Assim, Michael só tem uma coisa a fazer: se sacrificar…

“Hey, guess what? I just solved the trolley problem. Remember? The thought experiment where you're driving the trolley, and you can either plow into a group of people or turn and hit one person? I solved it. See, the trolley problem forces you to choose between two versions of letting other people die. And the actual solution is very simple. Sacrifice yourself. […] You look after the others. They need you. Good-bye, Eleanor”

WOW!
Agora, precisamos falar sobre essa cena. VAMOS TEORIZAR. Ela me deixou confuso, um tanto quanto DIVIDIDO! Minha primeira reação foi de AMOR e EMOÇÃO – o sacrifício do Michael, uma cena tão convincente e tão bonita, e então ele coloca o seu próprio broche em Eleanor e a envia pelo Portal, ficando para trás, assim como Janet. Se foi verdadeiro, foi absolutamente FOFO. Mas foi verdadeiro? Parte de mim sente que o Michael está nos enganando novamente. Quer dizer, há várias possibilidades aqui. Desde o início da cena, antes de qualquer um pular no Portal, eu achei “conveniente demais” essa coisa de “apenas três broches”, e o Michael não estava se importando muito com isso… e, também, nós não sabemos para onde Michael os enviou, NÓS NÃO VIMOS! E se eles foram parar em um lugar horrível, e se tudo ainda for parte do plano de Michael para torturá-los? Quer dizer, ele ficou para trás, no Bad Place, então faz sentido… ele pode estar fingindo esse tempo todo, não seria a primeira vez. E se ele ficou “intencionalmente” ao invés de “como um sacrifício”? Poderia TUDO ser parte de um plano, desde o Museu, supostamente “sempre vazio”, onde convenientemente uma exposição do Fake Good Place ia começar…
Como outra forma de torturá-los. Uhm. Todos podiam estar interpretando.
Eu acho que o episódio deixa abertas ambas as possibilidades.
E ISSO É DEMAIS! \o/

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários