Chiquititas (2014) – A guarda da Dani


“Eu prefiro morar com a Carol”
MOMENTOS DE MUITA EMOÇÃO EM “CHIQUITITAS”. A trama de Dani é uma das mais longas a serem desenvolvidas na novela… ela começou como uma garota chata e, quiçá, mimadinha, que realmente nos irritava. Então a sua mãe morreu. Essa parte da trama já demora muito mais na versão de 2013 da novela do que na primeira versão brasileira, de 1997, em que eu pouco tenho recordações da Dani sem ser com o uniforme do Raio de Luz. Depois da morte da mãe, ela acabou no Orfanato com as outras meninas, enquanto a Carol lutava por sua guarda, como era a vontade de Letícia, mas sendo atrapalhada pelo Doutor José Ricardo, que usou a garota para separar Carol de Júnior, causando toda uma onda de sofrimento na época e tudo o mais… até hoje Dani não o perdoa por ter mentido para ela e quase se casado com a Maria Cecília.
E eu não a julgo por isso.
Mas a história da Dani deu uma virada “inesperada” há algum tempo, com o surgimento estranho de Bruno no Orfanato Raio de Luz. Bruno é o pai de Daniela, e diz que nunca soube da existência da filha, até retornar ao Brasil recentemente. Em um primeiro momento, quase ficamos feliz pela Dani… ela está em um momento difícil, na cadeira de rodas, e talvez fosse bom ter o pai por perto. E, inicialmente, ele parecia uma boa pessoa, até se tornar intenso demais na insistência para conseguir a guarda da menina. Então percebemos que tinha alguma coisa errada. Como já comentado no blog, tivemos uma série de fatores na trama da Dani, como quando ela fugiu de casa de volta para o orfanato e foi ajudada pelas pequenas, quase morrendo quando a casinha na árvore pega fogo… na ocasião, o Miguel (!) salvou ela e a Maria, e foi uma cena e tanto.
Depois disso, ela voltou a morar com o pai. E continuamente o Bruno prometia que seria diferente. E nunca cumpria essa promessa. É muito triste ver o sofrimento de Dani quando ela é tratada de forma tão negligente pelo pai. Mas eu sofri de verdade quando ela tentava falar com a Carol e era proibida, e especialmente naquela cena em que o Bruno chegou em casa bêbado. Foi um dos momentos em que a trama de Dani me fez chorar. Vê-la assustada com o pai descontrolado, vê-la ligando chorando para a Carol, pedindo ajuda… aquilo partiu o meu coração. Mas, daquela vez, o Bruno tinha ido longe demais, e então a Carol e o Júnior conseguiram entrar no prédio, com a polícia, e tirar a Dani da casa de Bruno, mesmo que temporariamente. Nesse período, a Dani voltou para o Orfanato, onde as garotas já sentiam sua falta.
Então, começa uma briga pela guarda da Dani. A Carol está determinada a conseguir essa guarda, se for o que ela quer, e o Bruno está fazendo de tudo para tentar comprá-la, trazendo bonecas e tentando levá-la para passear… e eu confesso que temi o que aconteceria na audiência. Felizmente, DEU TUDO CERTO. O juiz estava por dentro do caso e de tudo o que o Bruno tinha feito, e a Carol se apresentava muito responsável e preocupada com a garota – ele tem toda uma história que lhe dá força para conseguir a guarda da menina. Mesmo assim, eu fiquei totalmente apreensivo quando o juiz chamou a Dani e perguntou “com quem ela queria morar”. Não achei certo ele fazer isso na frente dos dois, mas felizmente Dani fez a escolha certa: disse que preferia morar com a Carol. E, assim, em outro momento emocionante, a Carol conseguiu a guarda da Dani.
Finalmente.
A Letícia deve estar muito feliz.
Agora, de certo modo parece que temos um retrocesso na trama, mas é compreensível. A Dani ainda não perdoou o Júnior, e voltar para a casa em que morava com a mãe é tudo o que ela queria, mas pode ser doloroso. Assim, ela expulsa a Clarita da cama da Letícia, por exemplo, e eu não acho que ela estivesse errada. Ela é brusca e pode soar mal-educada, sim, mas eu entendi a dor de ver alguém “substituindo” a mãe, ainda que não fosse esse o caso. Me doeu muito mais, por exemplo, vê-la sendo a Dani mal-humorada com as meninas do orfanato, aquela mesma que chegou lá depois da morte da Letícia, não querendo que elas fossem visitá-la, e dizendo que a Maria tinha inveja dela porque ela podia estar com a Carol agora… mas eu acho que a Carol vai conseguir colocar um jeito nisso rapidinho. A Dani não é uma má criança, sempre foi uma questão de “saber lidar com ela”.
E eu acho que a Carol consegue.

Para mais postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Eu passei esta fase da novela pensando: a Dani é uma menina que, através do sofrimento, aprendeu a ser humilde com as pessoas (por mais que tenha deixado a desejar quando foi morar com a Carol, mas adorei aquela lição que a Maria deu nela). Pelo menos pra mim a Dani é o personagem mais complexo das 4 novelas até agora. E acho que depois vem a Mili ou a Gabi. Tá sabendo de Carinha na semana que vem? Primeiras citações à Cassandra \o/. Criei um blog novo depois de excluir o antigo: teledramaturgiasbtelevisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dani, vc está certinha prefere mora com a Carol ou com Junio vcs são uma família mais feliz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário