300 Capítulos de CARINHA DE ANJO!


“Essa bruxa pode até ter dinheiro, mas não tem coração”
A novela “Carinha de Anjo” completou, no último dia 12, a marca de 300 CAPÍTULOS. E, por enquanto, nem sinal de seu término, especialmente com o tanto de coisa que ainda está para acontecer na suposta “reta final”. Fico feliz de ver, no entanto, que “Carinha de Anjo” ameaça encontrar novamente o seu caminho, como comentei em minha última postagem, quando a inocência e diversão da infância foram resgatadas em toda aquela história que envolveu o “churrasco” da Mimosa e a máscara rejuvenescedora de presente para a Madre Superiora. Em meio a uma onda de plots mal escritos e personagens mal aproveitados e/ou forçados, a novela precisava de algo assim para dar-lhe um gás… agora, a novela volta a entrar em uma fase mais triste, com a proposta de venda da fazenda onde funciona o Colégio Doce Horizonte.
Não que alguém queira permitir que isso aconteça.
Há muita dor envolvida nessa possível despedida. A sra. Antonieta, dona dos terrenos da escola, decide vender a fazenda porque recebeu uma proposta gorda, e a escola não tem condições de arcar com isso. É TUDO TÃO TRISTE. Porque uma das minhas personagens favoritas é e sempre será a Madre Superiora, e eu não gosto de vê-la sofrer. Sua vida foi dedicada àquele lugar. Por isso, vê-la sofrer me faz sofrer também… e ela liga pedindo ajuda do Gustavo, e assim a história já começa a se espalhar… afinal de contas, quando o Gustavo aparece na escola para falar com a Madre, a Irmã Fabiana e a Dulce Maria, naturalmente, escutam atrás da porta. E então, temos cenas lindas em que Dulce se voluntaria para ajudar, dizendo coisas como “Se quiserem vender as joias que a mamãe me deixou, eu assino qualquer papel”, o que é absolutamente fofo.
Com toda a EMOÇÃO que o momento exige, eu gosto de como a Madre está no limite, mas ainda pode ser carinhosa, ao agradecer a Dulce por suas atitudes: “Dulce, muito obrigada por ser solidária, viu? Você tem um coração de ouro. Se todas as crianças fossem como você, esse mundo seria um lugar melhor”. E a própria Dulce também está SOFRENDO muito com essa história toda – e a Madre, não basta todas as suas preocupações, ainda tem que lidar com as FOFOCAS dentro da escola. Afinal de contas, as bruxinhas espalharam que o Gustavo veio conversar com ela para reclamar sobre a Lulu, o que gerou uma verdadeira aula sobre fofoca, que atormentou a Frida em sonhos e, inclusive, nos presenteou, ainda que temporariamente, com uma nova super-heroína. Ou duas. A Capitã Frida, em quem ninguém coloca fé, e a Lulu Flash.
Bem “The Flash” mesmo.
A velha que quer vender a fazenda, a tal da Antonieta, é AMARGURADA, NOJENTA, DESPREZÍVEL e eu sinto que poderia seguir durante um parágrafo inteiro com adjetivos péssimos que a descrevessem, mas eu preciso dizer esse: MAL-EDUCADA. Ela não é apenas amargurada ou ranzinza, como a Helena de “Chiquititas”, por exemplo. Ah, não, ela é muito pior que isso, e não tem o MÍNIMO de educação… é realmente repugnante assistir às suas cenas. Vide aquela “conversa” dela com Gustavo e Cristóvão, em que ela foi extremamente grosseira, e o Padre Gabriel sofreu muito com isso… só aguentou aquilo tudo porque é um padre, e olha lá! As meninas se unem para fazer algo (“Prometo que juro guardar segredo. Em nome da nossa amizade e da salvação do Colégio”), mas é difícil saber se elas serão capazes de dobrar esse monstro.
Ou essa “bruxa”, como elas dizem.
Ela é DESPREZÍVEL e mostra isso em mais de uma ocasião. Quando a Irmã Fabiana a leva para conhecer a escola, por exemplo, e eles acabam na casa da Diana, e, educadamente, seu advogado comenta que a casa é adorável, e ela responde: “Acha mesmo, Rafael? Afinal, quem foi que te perguntou?” Foi completamente DESNECESSÁRIO, o tipo de coisa que não se diz, por pior que você seja… porque é uma questão de educação. Ela entrou na casa de Diana, se achou no direito de falar mal da casa e da quantidade de filhos, e quando a Diana protestou, com toda a razão, a velha teve a audácia de dizer que “tinha o direito de dizer o que bem lhe entendia porque as terras eram suas”. As terras, talvez, mas isso não a torna proprietária de mais NADA além das terras, e ela não tem o direito de falar assim com NINGUÉM. Eu senti uma raiva TÃO GRANDE daquela mulher!
Então as coisas ameaçam mudar… Dulce está conversando com o Pascoalzinho quando a vê, e comenta que “Só uma pessoa muito malvada pode querer acabar com um colégio tão lindo”, enquanto Pascoal comenta que só um milagre pode fazê-la mudar de ideia. Achei que o milagre seria DULCE MARIA (com seu jeitinho meio “Pollyanna” de ser, especialmente na versão original), mas acho que não será isso… afinal de contas, depois de outros comentários terríveis e mal-educados como “Não me interessa nem as tuas flores nem a tua opinião”, a tal da Antonieta vê o Pascoal, e é UM CHOQUE TREMENDO. Para os dois. Ela até chega a desmaiar, enquanto o Pascoal comenta: “Meu Deus do céu… é a Antonieta!” Bem, certamente esses dois têm história, e isso deve interferir na venda/não-venda da fazenda… estou curioso para ver o que é!

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários

  1. Pra mim, Carinha de Anjo não está em sua melhor fase... pra mim a melhor mesmo foi quando Vitor e Estefânia se casaram. Enfim, não estou vendo mas voltarei a ver quando a Cassandra chegar. No fim de abril Poliana tá chegando. Fim de março tem as chamadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não, o casamento de Vitor e Estefânia, para mim, foi uma IMENSA decepção, mas não gosto do Vitor e, para mim, embora a boa atuação de Priscila Sol, sua "Tia Perucas" deixa a desejar em questão de carisma... mas realmente a novela passou por fases terríveis depois disso, e por muito tempo, com exceção da semana retrasada, com o suposto "churrasco da Mimosa" e a "máscara rejuvenescedora da Madre". Carinha de Anjo em seu melhor, senti falta de capítulos como aqueles! :P

      Excluir
  2. Realmente, a chegada da Lulu mudou bastante a novela. Agora poderia me responder: a Madre já está equivalendo a Reverenda lá? Ah, espero que o "arco" da Cassandra não nos decepcione. À espera de novos posts sobre Chiquititas. Queria saber sua opinião sobre as regravações da segunda fase (Mexe Lá, Mexe Já, Bruxas Feias, Te Encontrei, Por Que Deus?, Me Dá Um CH, 24 Horas, Adolescente e Dança Assim). Poderia separar um post sobre isso?

    ResponderExcluir
  3. Jefferson, posso te explicar o seu problema com os capítulos longos? O problema não é vc, mas o SBT. Creio que ele desenvolveu uma "síndrome de Chiquititas" na qual Íris Abravanel e os co-autores precisam escrever capítulos longos, fazer com que as novelas durem dois ou três anos para que o público se mantenha fiel e continue comprando os produtos derivados até a trama acabar. O problema é que desde a época de Chiquititas Brasil (1997-2001), as crianças já estavam se cansando da trama, procurando outras(novelas da Globo ás 19 horas e tramas mexicanas infantis como o Diário de Daniela); sem contar que a magia se perdia aos poucos, personagens como Tati, Samuca, Maria, Yago, Gigio, Bento, Ciça e Nadia iam embora da trama (Praticamente um exodo de crianças carismáticas e a separação do casal Fran e Samuca) e a maioria reclama até hj da fase do celeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário