Stranger Things 2x08 – Chapter Eight: The Mind Flayer


Tudo se intensifica. Em todos os sentidos!
Um episódio perfeito antes do grande Season Finale. “The Mind Flayer” tem todo um tom emotivo e tenso, e acaba com o que queríamos ver mais ou menos desde o início da temporada: Eleven se juntando ao grupo. Já começamos intensamente, com o laboratório sob ataque, e vários Demogorgons saindo da passagem para o Upside Down, matando loucamente – eu não consegui sentir pena por aqueles cientistas, na verdade. Mas as cenas são fortes, e as crianças arrasam na entrega a seus personagens, como quando Mike diz que eles precisam “colocar Will para dormir”, porque ele é um espião, enquanto o garoto grita desesperadamente, e Joyce concorda ao perguntar-lhe quem ela é e vê-lo hesitar. Com Will apagado, um problema é resolvido, mas outro muito maior os prende dentro dos laboratórios: a falta de energia. Me senti meio como no primeiro “Resident Evil”.
Presos num lugar repleto de monstros que podem te matar.
Enquanto do lado de fora grupos se reúnem (Steve, Dustin, Lucas, Max, Jonathan e Nancy), do lado de dentro Bob é o único que pode religar a energia: “Remember, Bob Newby, superhero”. E que sequência DESESPERADORA. Todo corajoso e fofo, envolvido em algo grande demais, Bob consegue religar a energia, consegue abrir portas, o portão, consegue despistar um Demogorgon com água, e fica silenciosamente preso dentro de um armário, em um suspense crescente. Tudo o que eu queria era que ele se salvasse… então aquela vassoura cai, e você percebe que já é tarde demais. A pior crueldade do roteiro foi aquela centelha de esperança por um ou dois segundos, quando ele chega do outro lado, sorri para Joyce, mas então ele é atacado. E QUE CENA CRUEL. Os demais conseguem escapar, enquanto vemos o seu corpo ser devorado por Demogorgons.
A morte mais triste em “Stranger Things”.
Gosto muito de como a série trabalha na construção de respostas a partir da perspectiva das crianças – é assim que ganhamos alegorias interessantes, conforme eles conseguem entender o que está acontecendo através de Dungeons & Dragons. Temos reações hilárias, como a de Hopper e de Nancy, mas a verdade é que eles sabem o que estão dizendo, e é o melhor que eles têm. Tudo está conectado em uma única mente, um superorganismo: Will, os túneis, os cipós, o Monstro das Sombras. E o Devorador de Mentes é quem controla tudo, o que eles precisam fazer é derrotá-lo, e talvez eles consigam vencer enfim. Como derrotá-lo, no entanto, é outro problema ainda sem solução (um exército de mortos-vivos?), e um muito maior ainda me angustia: como eles vão conseguir fazer isso sem ferir Will Byers? Com a sua própria ajuda, talvez.
Wow.
Em uma construção belíssima pré-clímax, vemos o plano se desenrolar. Eles precisam da ajuda de Will, mas também precisam garantir que ele não vai conseguir espionar para o Devorador de Mentes – por isso ele está amarrado, com uma luz forte no rosto, e a maneira como ele grita “WHY AM I TIED UP?”, alto e repetidamente, me fez pensar que ele estava possuído… “Stranger Things” realmente começa a pesar a mão e deixar tudo mais macabro, e a série ganha um tom dark a mais assim. Tudo o que eu estava pensando era, novamente, no caso de Phineas Gage, e como os amigos o chamavam, depois do acidente, de “no longer Gage”. Porque cada vez mais parecia que aquele menino sentado ali, gritando daquela maneira, não era o Will. E isso era de partir o coração. Mas para saber se ele está ali ou não, temos a cena mais emotiva do episódio…
Joyce fala com Will sobre o seu aniversário, a caixa de giz de cera, o desenho da nave que a deixou tão orgulhosa. Jonathan fala sobre o dia em que o pai foi embora e eles construíram o Castelo Byers juntos. Mike fala sobre o dia em que se conheceram, e ele quis ser seu amigo. Tudo tão forte e tão EMOTIVO. Joyce implora por um sinal, diz que o ama, e Will quase chora, mas passa depressa, e tudo o que ele diz é “Let me go”. Com a boca. Com as mãos, ele bate na cadeira: CÓDIGO MORSE. Tudo o que ele diz é “Here”, mas é o suficiente. Will ainda está ali. A sequência seguinte foi BRILHANTE, ao som de “Should I stay or should I go now?”, do Jonathan, com cada um revivendo histórias e momentos especiais com Will, enquanto ele passava um sinal que dizia: CLOSE GATE. E parecia funcionar, até que o telefone tocasse, Will soubesse onde eles estão, e consequentemente o Devorador de Mentes…
Tarde demais, os Demogorgons estão vindo, e todos estão esperando por eles.
Mas o primeiro Demogorgon não chega sozinho, e chega morto…
…ELEVEN TAMBÉM ESTÁ DE VOLTA! \o/
O sorrisinho do Mike… que coisa fofa! <3


Para mais postagens de Stranger Things, clique aqui.


Comentários