MacGyver 2x13 – CO2 Sensor + Tree Branch


“Don't tell me, let me guess. You started the robot apocalypse”
Eu tenho uma pergunta importante depois desse episódio: Ashley Tisdale vai retornar para “MacGyver” em episódios futuros? Mais um episódio EXCELENTE da série que nos conquista um pouquinho mais a cada semana… gosto dos personagens, gosto das histórias que contam, e gosto de como sempre temos uma introdução divertidinha que jamais veremos na íntegra. Dessa vez, Mac, Riley e Jack estão negociando com um macaco que segura um explosivo, e o Mac precisa abrir mão de seu canivete de ANOS (presente de seu avô) para salvar a vida de todo mundo… e o Jack está presente para repreendê-lo e fazer comentários como “You probably just started Planet of the Apes, man!” Passada essa introdução, a história se divide em duas frentes. De um lado, Jack Dalton retorna para uma reunião de sua high school, enquanto a Phoenix Foundation participa de uma competição.
Trata-se do KORMAN CHALLENGE, e é uma disputa entre as organizações do governo, repleta de competitividade. A Matty está uma GRAÇA, por exemplo, dizendo coisas como “If your robot doesn’t win, you’re all fired. Best of luck”. E é ali, no Korman Challenge, que conhecemos Allie Winthrop (“Good to see you again, MacGyver. Came by to wish you luck”), uma mulher que trabalha para a CIA e é, basicamente, a encarnação da competitividade. Mac e ela até já tiveram um caso no passado (“So, when did you two hook up?”), mas é uma história tristinha de sofrimento para o Mac… ele gostava dela de verdade, e ela, aparentemente, só queria dar uma olhada em seus projetos. “I guess for some people, winning is the only thing that matters”. Mas as coisas saem de controle feio quando BRUNO, o carro de guerra/resgate da CIA, se volta contra eles.
Enquanto isso, Jack Dalton retorna à escola para reencontrar James LeRoy, o seu nêmesis do tempo de escola – aquele que era sua competição e que sempre ganhou tudo. Como a presidência, o “melhor cabelo” e a coroa de Homecoming King. Ele guarda ressentimentos até hoje. “Son of a bitch! He’s aging better than George Clooney”. Mas não vou negar, o “Jimmy” é bem um MALA mesmo. Se acha um máximo, adora cantar vantagem e é meio insuportável… mas é um momento catártico para Jack, porque James confessa que trapaceou para ser o Homecoming King, e eu achei que, naquele momento, talvez o Jack fosse socá-lo… talvez eu socasse. Mas não. Ele percebeu que isso foi importante para o futuro de sua vida, e sorriu ao perceber que a inveja que sentia de James era recíproca, e que James sempre achou que Jack era amado por todos.
BRUNO é um perigo ambulante. Sem piloto e hackeado remotamente, ele ataca os demais competidores e foge… e Allie Winthrop não tem mais nenhum controle sobre ele. É interessante que, por isso, Mac e a Phoenix Foundation acabam se juntando a ela para resolver essa crise. E vamos combinar? É SEMPRE ÓTIMO VER O MAC TRABALHANDO! Tendo ideias geniais, construindo coisas com que tem ao seu alcance, como dentro de um carro enquanto Allie dirige e eles buscam BRUNO. Sério, como não se apaixonar por ele? Mac consegue construir, com sensores de CO2 e um galho de árvore (o título do episódio), um “farejador” para BRUNO, e funciona… funciona a tempo de eles descobrirem que ele não está indo “para casa”, mas sim para Washington DC, onde planeja explodir o Pentágono ou qualquer coisa parecida. Wow.
Não vou mentir. Soou um pouquinho forçado essa história da Allie aparecer do nada e ser apaixonada pelo Mac, assim como ele também pode ser por ela (?), mas eu gosto tanto da Ashley Tisdale que estou aceitando… ela pede desculpas para Mac quando tem a oportunidade (“I wasn’t lying when I said I liked you. Because I did. I still do”), e os dois trabalham juntos. Até que tudo desande novamente e, numa confusão, Allie acabe presa DENTRO do BRUNO que, quando volta a funcionar, tenta matar Mac esmagado entre ele e a van… agora, não basta eles terem que impedir uma máquina da morte de destruir o Pentágono, quando Allie está lá dentro, mas também precisam fazer isso em menos de 20 minutos, porque há ordens de explodir o carro, e Mac não quer permitir que uma amiga morra. Como as coisas se intensificam de uma hora para a outra!
Jack Dalton, trazido também ao caso, consegue localizar o hacker, o próprio Martin Korman, fundador do desafio, que quer provar um ponto – e embora ele seja extremista e violento na execução de seu plano, ele não está de todo errado. As melhores cenas do episódio estão quando Mac tem menos de 9 minutos para chegar até o BRUNO e entregar um pen-drive para Allie, que pode desligá-lo finalmente… e as cenas são eletrizantes. Ele em cima do carro em movimento, a entrega do pen-drive com a ajuda de seu cinto e de seu celular, e então ELES CONSEGUEM. E MacGyver e Allie até compartilham um momento fofo em que ela lista tudo o que ele fez por ela e pergunta por que ele faria isso. Eu acho que ela volta. Por fim, o FIM MAIS FOFO, que quase me fez chorar… a Phoenix Foundation coroa Jack HOMECOMING KING, e é tão lindo e sensível.
Amei.

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários